Common-Rail origem?

citação:Originalmente colocada por Braz

citação:Originalmente colocada por C3_soul

citação:Originalmente colocada por Braz

Pois já tens a prova em cima! [}:)]

[:p][:p][:p][:p][:p][:p][:p]

Tu tambem não és nada tendencioso!![:p][:p][:p][:p]

Foste logo prá wikipédia italiana [}:)]
Que eu saiba, aquilo é espanhol, não é italiano...[:p]

Pronto, acabaste por me dar razão. A resposta já tinha sido dada. [:p]

Epá tens razão[8][8]

Li aquilo na diagonal e pareceu me italiano[8)][8)]

Olha eu continuo na minha e tambem concordo com o dio;)

citação:Originalmente colocada por ARDav

Uma pergunta inocente: mas que raio interessa quem inventou, desenvolveu ou o catano o common-rail?

alguém vai sair daqui mais contente ou vitorioso?

tecnologia "pública", ao serviço de todos nós, agradecemos à bosch, fiat, honda e vamos todos contentes beber umas loiras! ok?

EDIT: e uns caracóis! [:I]
Loiras OK! Se bem que uma Ruiva tb marcha... mas agora caracóis??? ARGGG... :D

cumps,
[dio]

Uma pergunta inocente: mas que raio interessa quem inventou, desenvolveu ou o catano o common-rail?

tecnologia "pública", ao serviço de todos nós, agradecemos à bosch, fiat, honda e vamos todos contentes beber umas loiras! ok?

Não, porque se foi a Fiat que inventou vamos ter que passar todos a bajula-la e a todo o Grupo Fiat como sendo o criador de todo o mundo automovel moderno. Ao 7º dia descansou por isso temos obrigação de a adorar todos os domingos e sacrificar uma cabra (pode ser daquelas que se encontram à beira da estrada) para nos perdoar dos pecados! É o caminho dos justos. [}:)]

Foi a denso a 1ª a usar nos pesados, a Fiat a usar nos ligeiros e em grande produção. Quanto a invenções, duvido que a Denso tenha inventado o sistema common rail a 100%, de certeza que já havia essa ideia, eles apenas a aperfeiçoaram para a meterem num motor de camião. Nem a própria Denso se assume inventora do common rail.

Será assim tão complicado?

EDIT: e uns caracóis! [:I]

Se quiseres ir á portugália da almirante reis e trabalho lá ao pé e smp podes pagar uma ou 2[:p][:p]

citação:Originalmente colocada por foo

Não, porque se foi a Fiat que inventou vamos ter que passar todos a bajula-la e a todo o Grupo Fiat como sendo o criador de todo o mundo automovel moderno. Ao 7º dia descansou por isso temos obrigação de a adorar todos os domingos e sacrificar uma cabra (pode ser daquelas que se encontram à beira da estrada) para nos perdoar dos pecados! É o caminho dos justos. [}:)]

não precisas de bajular! precisas apenas de agradecer, como podes agradecer a mercedes por umas coisas, à citroen por outras coisas, à volvo por outras, etc

uma coisa na linha daquele tópico das inovações do século XX

não precisas de bajular! precisas apenas de agradecer, como podes agradecer a mercedes por umas coisas, à citroen por outras coisas, à volvo por outras, etc

uma coisa na linha daquele tópico das inovações do século XX

E agradeço, a todas as marcas, mesmo as que não inventaram nada e mesmo às que só montam motores num chassis e pouco mais. Se não houvesse tanta concorrência tambem não havia tanta inovação. Agora neste forum há tanta gente obcecada com pormenores da "sua" marca que sempre que se entra num topico destes tem que ser
532.gif
.
Já estou mesmo a ver daqui a uns dias os comentários tipo "O que? O fiat 1.2multijet não é melhor que um BMW 120d? Claro que é, foi a Fiat que inventou o common-rail e a BMW como as outras roubaram/plagiaram a tecnologia porque não sabem/não podem/não conseguem fazer nada." etc e tal.

E agradeço, a todas as marcas, mesmo as que não inventaram nada e mesmo às que só montam motores num chassis e pouco mais. Se não houvesse tanta concorrência tambem não havia tanta inovação. Agora neste forum há tanta gente obcecada com pormenores da "sua" marca que sempre que se entra num topico destes tem que ser
532.gif
.
Já estou mesmo a ver daqui a uns dias os comentários tipo "O que? O fiat 1.2multijet não é melhor que um BMW 120d? Claro que é, foi a Fiat que inventou o common-rail e a BMW como as outras roubaram/plagiaram a tecnologia porque não sabem/não podem/não conseguem fazer nada." etc e tal.
Eu acho que é mais ao contrário... mas ok... [8)]
Acho que é tanta gente obcecada por a "sua" marca nao ter inventando o Common-Rail... ou outra coisa de real importancia! ;)

cumps,
[dio]

who gives a shit

(tradução altavista para cumprir regras do forum) quem dá um m****?

o que interessa é os motores existirem
já agora, quem é que inventou a roda?

Capelo:

"Up till now, it is still a mystery as to who invented the wheel and when the wheel was invented. According to archaeologists, it was probably invented in around 8,000 B.C. in Asia. The oldest wheel known however, was discovered in Mesopotamia and probably dates back to 3,500 B.C."

citação:Originalmente colocada por C3_soul

A Fiat foi a primeira marca a comercializar um automóvel com esta tecnologia. Estreou-se em 1997 no Alfa Romeo 156.

Em 1997 já era o MultiJet, antes disso desenvolveram o UniJet e em 1986 o id (ijection direct ?) no Fiat Croma TDid.

"the Fiat Group set an important new record in the field of diesel engines, made possible by the huge amount of expertise accumulated since 1986, when the Croma TDI was launched, the world's first direct injection diesel-engined car."
(...)
"One problem remained: the excessive noise made by the engine at low speeds and in 'speed transients'. This is where the history of the Unijet starts, or rather the search for a more evolved direct injection system, which could drastically reduce the problem of noisy combustion. After a few years, this research produced the Unijet"
(...)
"Pre-industrialisation of the Unijet, the system developed by Magneti Marelli, Centro Ricerche Fiat and Elasis on the basis of the Common Rail principle, began three years later, in 1990. This stage was concluded in 1994, when Fiat Auto decided to choose a partner with great experience in the field of injection systems for diesel engines. The project was therefore sold to Robert Bosch for the final part of the work, i.e. completion of the development process and industrialisation."

... e só então, depois disto, aparece o MultiJet no Alfa Romeo 156:

"In October 1997, eleven years after the Croma TDI, another record-setting car went on the market: the Alfa 156 JTD equipped with a revolutionary turbodiesel engine that gave hitherto unimaginable results. The cars equipped with this engine were incredibly quiet, with a sparkling response on a par with that of a petrol engine and performance levels that were 12% higher than those of a similar pre-combustion engine, as well as 15% lower consumption."

"Now it is the turn of the second generation of JTD engines, the Multijet multivalve units"

Miguel, agora tens de fazer um estudo genealogico para saber quem é o descendente mais proximo desses inventores da roda, para saber a que marca de carros atribuir o feito... :D

emarques: Acho que ha ai uma confusão.

O Unijet e MultiJet são common-rail.
O Croma TDI foi o 1º automovel a ter injecção directa electronia do mercado mas não era common-rail!!

O Unijet = JTD que saiu em 1997 com o 156
O Multijet = JTDm que saiu depois em varios modelos.

cumps,
[dio]

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

Miguel, agora tens de fazer um estudo genealogico para saber quem é o descendente mais proximo desses inventores da roda, para saber a que marca de carros atribuir o feito... :D

Peraí... Acho que o âmbito da WikiPedia, esse compêndio do saber, não chega a tempos tão arcaicos... [}:)]

citação:Originalmente colocada por dio

emarques: Acho que ha ai uma confusão.

O Unijet e MultiJet são common-rail.
O Croma TDI foi o 1º automovel a ter injecção directa electronia do mercado mas não era common-rail!!

O Unijet = JTD que saiu em 1997 com o 156
O Multijet = JTDm que saiu depois em varios modelos.

cumps,
[dio]

Certo, tens razão.
Mas, já agora, o common-rail não é uma injecção directa a alta pressão?

citação:Originalmente colocada por emarques

Certo, tens razão.
Mas, já agora, o common-rail não é uma injecção directa a alta pressão?
[8)]
Ora bem... que é injecção directa é verdade, de alta pressão tb... mas não querendo dizer nenhuma asneira, acho apenas que é um bocadito mais que isso ;)

cumps,
[dio]

Bom, vamos lá esclarecer umas coisas, que este assunto tem dado margem para se dizerem muitas asneiras.

Mas antes, deixem-me contar-vos uma história:
Em 1922 um inglês de seu nome Edwin Belin, professor na Sorbonne-Paris, homem que já detinha a patente pela invenção de um mecanismo para transmitir fotografias por cabos e via rádio, demonstrou perante os seus colegas um aparelho de varrimento de imagem em movimento, naquilo que pode ser considerado como o precursor da televisão moderna. Mas, ou porque não teve rasgo suficiente para se aperceber que aquilo podia ser um sucesso, ou simplesmente porque foi burro e não registou a patente, acabou por ver, anos mais tarde, 2 indivíduos, a desenvolverem exactamente aquilo que ele tinha idealizado, construindo verdadeiros aparelhos, e a ficarem com os créditos da invenção. Os seus nomes, Vladimir Zworykin e Philo Farnsworth.
Agora pergunta-se: Quem foi o verdadeiro inventor? E quem foi o verdadeiro génio? O que idealizou mas que deixou o trabalho a meio? Ou os que, pegando numa ideia vaga, lhe deram verdadeiro significado e concretização?
Na minha opinião, acho que foram os 3, cada um à sua maneira... mas o que é certo é que, oficialmente, Edwin Belin não tem nenhuma patente de televisão em seu nome e não ganhou um tostão com o assunto!

Mas voltando à vaca fria:

Em 1992, a Nippondenso CO., sediada em Osaka – Japão, registou uma patente designada “Common rail fuel injection for an engine”. Designou como inventor o engenheiro-chefe da equipa de desenvolvimento Toshimi Natsumura.
Infelizmente, os sistemas common rail da Nippondenso provaram ser pouco eficientes. A ideia parecia boa mas a concretização deixava muito a desejar, com numerosos problemas por resolver, a ponto do próprio Natsumura se ter convencido que a tecnologia não teria grande futuro.

Em 1996, a Fiat Richerche, divisão de I&D do Grupo Fiat, liderada pelos eng. Riccardo Buratti e Sílvio Canale, registou aquilo a que chamou “COMMON-RAIL FUEL INJECTION METHOD FOR DIESEL ENGINES”. Trata-se desta feita de um sistema de common-rail verdadeiramente funcional, apoiado por um sistema de injecção electrónica eficaz (um dos maior problemas do sistema da Nippondenso), suficientemente normalizado para poder ser produzido em série, com custos aceitáveis.
A Fiat viria mais tarde a licenciar a tecnologia à Bosch porque chegou à conclusão que não tinha capacidade produtiva para responder à imensa procura.

Estes são os factos. O resto são histórias da carochinha.

Voltar
Superior