Combustíveis "premium" compensam?

Também já me vieram com a conversa que só se notava ao fim de uns tantos depósitos. Usava o diesel especial da BP. Testei durante meia dúzia de depósitos e não notei absolutamente nada (à excepção de notar a carteira ligeiramente mais vazia) e voltei ao normal!

E fiquei sempre na dúvida quanto à possível incompatibilidade de algum aditivo com algum componente do carro; é que já passei por uma terrível experiência em que a gasolina 98 da Galp me estourava com as bombas de gasolina!

Há uns 2 anos a AutoFoco publicou um teste às gasolinas e que me lembre, só tinha efeito num A3 1.6 (motor já muito antigo) e Saab 9-3 2.0 Turbo (devido ao turbo e ao sistema de incremento de eficiência APC ??? da Saab).
O resto, foram €€€€ pelo tubo de escape.

Vejam antes o que diz o manual do carro.

No meu caso diz lá: USAR Gasolina 98 para obter os consumos e a potência nominal.
Diz também que se pode usar a Gasolina 95 mas que não se vão obter os consumos e a potência nominal.
...depois existem também considerações de longo prazo e para motores do género do meu, essas considerações devem ser levadas em conta.

Nos diesel (de injecção directa), a principal diferença prende-se com o cheiro, com o trabalhar a frio e com a propriedades de limpeza dos injectores...agora para quem fica com o carro 50.000/100.000/150.000 pode ser que nunca venha a notar grande coisa se pelo menos usar sempre combustíveis de qualidade.

A primeira vez que fiz um teste deste tipo foi entre a gasolina 95 do intermarché e a gasolina Shell de 100 octanas. Resultado: absolutamente nenhuma diferença.

Agora, de vez em quando experimento combustível premium e faço testes, e nunca consegui ver diferenças, nem no desempenho nem no consumo.

Vejam antes o que diz o manual do carro.

Pode ser das marcas que tenho tido, mas todas elas referem apenas o I.O. mínimo sem referir perdas ou ganhos por andar com mais octanas.

Penso que só as motorizações mais puxadas é que se fazem notar (como é o caso do teu e ainda mais do s2000, que nem pode trabalhar com 95 excepto em emergência).

A única diferença que notei (no meu Rover 414Si) foi quando, distraidamente, meti gasolina 95 em vez da habitual 98, que é a indicada pela marca. Notei bem a perda de performance e só alguns quilómetros depois é que me apercebi da gasolina que tinha metido...

Sigam as recomendações do fabricante [;)]

Por uma ou outra vez, usei as gasolinas "premium".

Talvez por sugestão...deu-me ideia que o carro estava mais "vitaminado"... mas nada de especial, não passei a ter um F1!!
Em termos de consumos, diferença? ZERO! Francamente...se fiz mais alguns kms, nem deu para reparar na diferença!

Por isso...não acho que valha a pena gastar mais $

Se tiveres um carro preparado para andar com 95, usa a mais barata possível, tipo marca Jumbo como eu. Se tens um Ferrari, um Porsche, etc usa uma BP 98.

Já li em vários fóruns que os aditivos que se juntam à gasolina não têm nenhuma capacidade calorifica logo só lá estão para limpar o motor, etc, agora não esperes que com mais detergente, etc na gasolina obtenhas uma melhor média.

Muito provavelmente o preço dos aditivos usados é inferior ao preço da gasolina e eles cobram-nos mais por ela!

Eu acho que é uma forma de nos sacarem mais algum!

Eu já experimentei vários tipos de gasóleo e não noto diferença nenhuma. Meto gasóleo do intermarché e depois de 125.000kms com esse gasóleo, só posso dizer que estou satisfeito. Bons consumos, bom rendimento do carro, sem problemas..

No carro do meu pai que é a gasolina não noto diferença entre a gasolina 95 e a 98, parece-me igual tanto em termos de consumo como de rendimento.

serei unico a notar diferencas no bp ultimate po gasoleo normal??

sinto o carro mais "leve"..o acelerador responde melhor...aguenta melhor baixa rotacao...faço mais 70 km pela mesma quantidade em gasoleo normal...

serei unico a notar diferencas no bp ultimate po gasoleo normal??

sinto o carro mais "leve"..o acelerador responde melhor...aguenta melhor baixa rotacao...faço mais 70 km pela mesma quantidade em gasoleo normal...

Em certos casos pode-se explicar isso com as coisas que se fumam, bebidas alcoolicas que se ingerem, medicação..etc.

em alguns casos pode haver intervenção divina.

sobram alguns casos que podem, de facto, justificar-se com as maravilhas dos gasóleos premium.

( Não levar a mal, são 6h:30 da manhã) Peace and love[:D]

A minha melhor média em 200 kms foi de 4,7 lts com combustível premium do Continente[:D] . Normalmente uso o gasóleo da Repsol porque tenho desconto, em média faço os mesmos kms, já experimentei o diesel 10+ e não notei diferença nenhuma. Sempre que posso é gasóleo premium do mais barato[:p] .

No Avensis do meu pai, costumo pôr gasóleo premium. Em termos de consumos, não noto nada de especial. Em termos de motor, noto uma diferençazita nas rotações mais altas (em torno das 3000~4000rpm). Mas acredito que os aditivos que eles põem ajudem a manter o motor mais limpo. [kiss]

Já no meu Yaris, costumo usar SC95 da normal e ponho um aditivo que vendem na Toyota, que custa cerca de 11 ou 12€ e dura 15.000km. Não noto diferença no andamento ou consumos, é mais para ajudar a limpar o motor. [;)]

Voltar
Superior