Combustíveis "premium" compensam?

Boas!

Eu tenho uma Skoda Octavia 2.0TDi vRS 170Cv. Adquirí o carro há 1 mês e depois de ler este fórum e mais algumas coisas decidí usar GForce diesel (para aproveitar uns descontos do hipermercado) sobretudo numa perspectiva de "poupar" alguns componentes do veículo.

No entanto fui alertado recentemente que estes combustíveis não eram muito favoráveis para os motores do grupo VAG (VW; Skoda; Audi; Seat).Presumivelmente algo relacionado com a maior viscosidade destes combustíveis.

Sendo completamente leigo nesta matéria pedia a vossa ajuda e opinião!:confused:

Obrigado!

Já um mecânico da bmw disse o mesmo em relação aos motores diesel bmw.

Eu guio-me pelo manual do carro, e lá diz para não meter aditivos...

Boas!

Eu tenho uma Skoda Octavia 2.0TDi vRS 170Cv. Adquirí o carro há 1 mês e depois de ler este fórum e mais algumas coisas decidí usar GForce diesel (para aproveitar uns descontos do hipermercado) sobretudo numa perspectiva de "poupar" alguns componentes do veículo.

No entanto fui alertado recentemente que estes combustíveis não eram muito favoráveis para os motores do grupo VAG (VW; Skoda; Audi; Seat).Presumivelmente algo relacionado com a maior viscosidade destes combustíveis.

Sendo completamente leigo nesta matéria pedia a vossa ajuda e opinião!:confused:

Obrigado!

1º: Estes combustíveis? Quais?
2º: Foste avisado por quem?
3º: É só na VW Audi Seat e Skoda, ou também nas outras marcas que usam os mesmo motores? LOL

C@ga nisso e põe ao peito...o maior inimigo dos motores ainda é o condutor!!!

Última edição:
Obrigado

Obrigado

Boas

Agradeço a todos a ajuda...ainda que não tenha ficado particularmente esclarecido. Penso que nesta área lida-se de facto com muita experiência empírica, conjecturas, força de marketing e muitos poucos factos...daí a dificuldade em obter respostas conclusivas.

Para já vou continuar a usar o GForce Diesel.

Cumprimentos.

Boa Tarde.

Tenho algumas perguntas.

1 - Em motores Common Rail sente-se mais a diferença de não-premium para premium, e em PD's (Injector-Bomba) ??

2 - Será que compensa só por fazer menos fumo, barulho a frio e/ou ao relenti ??

3 - Em qualquer tipo de motores turbo-diesel é aconselhado pelo menos de vez em quando para limpar os injectores certo?

Para finalizar isso de fazer mais km pode ser testado com o mesmo carro a fazer sempre AE's sem trânsito com CC com diesel-premium e com depois com diesel normal da mesma marca e já agora com diesel de marca-branca.

Sempre com o mesmo peso a bordo, condições atmosféricas e de trânsito, pressão de pneus, mesmo trajecto e CC a 120km/h por exemplo..

Se alguém se desse a este trabalho podia ser possível saber se faz mais 40,50 ou 60km. Ou então é igual.. Claro que o ideal seria fazer isso em vários carros e motores diferentes para se averiguar a veracidade dessa suposta poupança.

E a nível de fiabilidade até já li algures por aqui que alguns mecânicos agradeçem estes novos gasóleos premium mais viscosos, não sei bem é porquê, mas eles diziem que fazem dar problemas :confused: ..

Eu sei que só estou a falar de gasóleo pois já se percebeu que as gasolinas é mais fácil de entender, pois certos motores são feitos para trabalhar com SC95 e outros com SC98. Os de 95 com 98 é igual mas fica mais caro, e os 98 com 95 fazem piores consumos e o motor esforça-se mais e não se poupa nada..

No gasóleo também temos octanas ?? Desculpem a ignorância.

ja agora junto-me ao interminavel rol de pedidos de ajuda com respeito a esta questao dos combustiveis.
comprei o novo ibiza 1.9Tdi e a primeira semana passou com o deposito cheio de ESSO gasoleo normal deu para perto de 700km (650km para ser mais exacto) esta semana que começou abasteci com a AGIP gasoleo10 (?!?) e para a proxima vou para a normal tambem AGIP e vou postar aki os km e medias para ajudar a desmitificar qual e realmente sera o mais acertado.
levarei tambem em conta as dicas k ja li sobre os mecanicos da seat, vw e bmw, mas 1 deposito nao vai fazer a diferença.
lembro-me e tenho muita pena é sim que a SHELL tenha saido de Portugal, ela sim impulsionadora dos combustiveis "aditivados" e que todas as outras lhe seguiram o exemplo.
lembram-se do Shell V-Power?
esse sim era digno do nome!
irei dando noticias
cumprimentos

hoje ao chegar ao carro tive uma boa noticia.....
.
.
.
.
.
.
autonomia de 750km, tendo mantido o mesmo tipo de conduçao, com consumos entre os 5lt e 5,5lt.
agora sera por qual das razoes?
o facto de gasoleo 10 ou o facto de ontem mal ter pegado no carro?

Nem de propósito, no sábado fui atestar o meu Jazz e notei que a diferença entre a gasolina 95 e a 98 era apenas de 2 centimos.
Achei que valia a pena colocar a 98 e assim fiz.

O que notei até hoje (+/- 200 kms) é que o carro está mais potente mas também aumentou 1L à média que costumava fazer....

Abrç

lucky quanto a gasolina 95 e 98 ja é de esperar por tais situaçoes, aumento de potencia e consumo. ja nas gasolinas premium elas sao mais indicadas para carros de alta cilindrada e de alta performance.
pela mesma ordem de ideias penso que se pode aplicar esta situaçao aos diesel premium pois cada vez mais aparecem motores diesel de maior cilindrada e de elevada performance.
julgo que este seja o verdadeiro sentido e justificaçao para utilizaçao de combustiveis aditivados/premium ou normais.

quanto ha minha experiencia devo informar que apos 1 semana e por informaçao do CB ainda tenho autonomia para mais 300kms, com o gasoleo 10 da AGIP. o k com o normal da esso foi mesmo ha conta, de 2f a 2f de reserva a reserva.

Os combustiveis premium compensam e de que maneira,as gasolineiras que o digam.O meu carro gastava mais e andava o mesmo,dasse[:D] [:D] [:D]

Diesel G-force

Diesel G-force

Viva!
Há cerca de duas semanas a minha mãe adquiriu uma Mercedes C 220CDI nova, no dia em que nos deram a chave, lá o puto vendedor contratado pela Mercedes começou a dar um e outro conselho e tal...

No meio das bácoras que dali saiam o gajo disse que neste carro deveríamos só abastecer com Diesel G-Force ou equivalente BP/etc, pois "faz mais quilómetros", "é mais saudável para este motor em especial", etc...

O que é que vocês acham disto? Quem o anda a abastecer (não sou eu) só o abastece com G-Force, são mais 0.07€ por litro, não é grande chatice, mas valerá mesmo a pena? Ou será apenas marketing?

Desculpem parecer chato.

Mas onde estão os tais estudo científicos independentes?

É que, em ralação aos gasóleos já li que os "premium" é que são bons ou que o da Repsol é que é (ainda que haja quem diga que não), mas o da BP é que é cinco estrelas, já para não falar no GALP que põe o da CEPSA a um canto embora outro só ponha deste e o ache muito superior aos demais... que se precorrem mais quilómetros por depósito, outros ainda defendem que ponham do mais barato que é tudo igual, etc., etc.

O que ainda ninguém se lembrou de "postar" foi um desses estudos a que me refiro.

Pessoalmente nunca li nenhum mas já ouvi dizer que os poucos que existem são... inconclusivos!

Quid Juris?

Os combustíveis podem vir todos de Sines (ou Matosinhos, já agora), mas não têm todos as mesmas especificações de refinação, mesmo entre a Galp e a BP e a Repsol, etc... Por isso pode haver diferenças, mas tb não devem ser significativas.

Quanto aos consumos, só usei diesel premium uma vez e não fiquei freguês, muito menos agora com a alta de preços. O que posso dizer é que meti muitos anos em hipermercados e o meu carro sempre fez a mesma média (que variava obviamente com as condições de condução, mas não com o combustível) e nunca teve uma reparação de motor que pudesse daí derivar. Agora recentemente por motivos que não têm a ver com a qualidade do combustível (apenas o faço porque me é mais barato) comecei a meter Galp e não vejo diferença nenhuma...

Cumps

hoje ao chegar ao carro tive uma boa noticia.....
.
.
.
.
.
.
autonomia de 750km, tendo mantido o mesmo tipo de conduçao, com consumos entre os 5lt e 5,5lt.
agora sera por qual das razoes?
o facto de gasoleo 10 ou o facto de ontem mal ter pegado no carro?

Aqui fica a minha experiência.

1º CONDIÇÕES DE CONDUÇÃO
AC On sempre, Control Cruise o mais possivel, nem que sejam 500m e velocidade regulada para 120-140 na AE, 80-100 na Estrada

2º MEIO DE TRANSPORTE
Mégane Break 1.5 dCi 100CV

3º RESULTADOS
Combustiveis High Performance (BP Ultimate Diesel): 5,7 L/100
Combustiveis Normais........................................: 6,1 L/100
Combustiveis Low Cost (Hipers)...........................: 6,4 L/100

Estes são os resultados das minhas experiências.
Não questiono outros resultados, até porque decerto iram diferir em função das condições de condução.

ja fiz um teste..

BP ultimate faço 14 litros aos 100km e por vezes puxo pelo carro..

outras (galp etc etc) nao consigo baixar dos 18 litros nem a passo de caracol

mas só no meu nissan sinto esta tremenda diferença nos outros é praticamente igual mas tb favoravel para a BP

Desculpem parecer chato.

Mas onde estão os tais estudo científicos independentes?

É que, em ralação aos gasóleos já li que os "premium" é que são bons ou que o da Repsol é que é (ainda que haja quem diga que não), mas o da BP é que é cinco estrelas, já para não falar no GALP que põe o da CEPSA a um canto embora outro só ponha deste e o ache muito superior aos demais... que se precorrem mais quilómetros por depósito, outros ainda defendem que ponham do mais barato que é tudo igual, etc., etc.

O que ainda ninguém se lembrou de "postar" foi um desses estudos a que me refiro.

Pessoalmente nunca li nenhum mas já ouvi dizer que os poucos que existem são... inconclusivos!

Quid Juris?
se os que leste foram inconclusivos, escolheste um dos muitos comparativos manhosos que por ai andam.

o teste do 5th gear (ta ai o link algures no post), apesar de não ser mt cientifico, demonstra de forma simples aquilo que qualquer estudo decente tem comprovado.

ou seja, nalguns veiculos resulta, noutros nao! da mesma forma que no teu Golf resulta mas no do teu vizinho (exactamente igual) não resulta, porque ele conduz de forma diferente de ti.

quem é curioso, tem mais é que exprimentar e tirar as suas proprias conclusões. só essas serão validas para o seu carro e para a sua condução.
nos casos que conheço bastante bem, em 3 deles os combustiveis "premium" teem resultados positivos (num deles a diferença no andamento é abismal!) e nos outros 3 não houve beneficios nenhuns.
a unica coisa que foi comum a todos os diesel foi a redução no fumo, mesmo naqueles em que não houve mais resultados.

ainda está para chegar o dia em que vejo alguem a atingir os X km extra que as gasolineiras anunciam! se bem que eles não são burros, está lá sempre escrito "ATÉ X km extra"....e como não podem anunciar coisas falsas, ha-de mesmo haver um carro algures que, nas condições testadas, vai fazer mais X kms que o mesmo carro com gasolina normal.
o "comum mortal" nunca ha-de lá chegar, até porque é praticamente impossivel fazer o mesmo percurso em condições exactamente iguais com 2 depositos diferentes.

Combustivel Premium compensa

Combustivel Premium compensa

Será que 3€ a mais por depósito compensa a curto,(consumos) médio e longo prazo (durabilidade do motor)?

Varia muito.

E com tal, não há nada como experimentar. [;)]

Mas geralmente os resultados melhoram com a antiguidade do motor, devido às capacidades detergentes e solventes dos aditivos dos combustíveis premium.

Havia aí um tópico com as contas feitas... num depósito (já não me lembro bem), bastava fazer 50kms para começar a compensar... aliás acho que nem era tanto.

Voltar
Superior