Combustíveis "premium" compensam?

Na questão da qualidade do armazenamento podes ter razão, há casos conhecidos (já houve notícias sobre isso) de má qualidade de armazenamento e infiltrações de água nos depósitos que degradam o combustível, mas nada tem a ver com o combustível em si, com ser premium ou marca branca, tem a ver com a construção, eventualmente com a antiguidade, etc... uma coisa é certa, num posto com maus depósitos o premium tb é mau... não há depósitos premium :)

Prefiro 1 milhão de vezes abastecer combustível de marca branca num posto novo do que abastecer o melhor combustível do mundo num posto com os depósitos cheios de ferrugem.

Pessoal acima de tudo cuidado com certas bombas em que metem menos gasolina do que realmente estão a pagar... Em vez dos tipicos 6 litros, metem 5...

Já conversei com um mêcanico que me disse que no caso da gasolina, 95 ou 98 é totalmente igual, não há diferenças.

No diesel é que há diferenças e têm no entanto haver com a lavagem dos depositos que podem não ser bem feitas e misturarem demasiada água e depois notar-se nos motores falhas... julgo que foi assim que me falou

No meu Fiat Uno, gasolina 95 ou 98, não sinto diferença nenhuma.

Os meus bebem o que lhes der. Algumas pessoas tratam melhor os carros que os filhos. Ás tantas abastecem com combustível premium e compram Ice Tea de marca branca para os filhos. Enfim, mas isso é outra conversa.

Sabiam que as marcas testam os seus motores para levar combustível pior do que aquele que efectivamente levam?

Por exemplo a Porsche testa os seus carros na Suécia, Canadá, Vale da Morte (EUA) e China sabem para quê?

Óbvio que em parte é para testar as capacidades térmicas e de refrigeração do motor, mas por outro lado procuram testar o motor com uso de diversas qualidades de combustível.

Posto isso, deixem-se de tangas, é tudo a mesma coisa.

Eu até coloco premium com frequência e bebo e, dou de beber aos meus filhos, sumos do pingo doce. Isso quer dizer que trato melhor o meu carro que os meus filhos? Desculpa, mas nem sei o que te diga.

E no final fiquei baralhado. Dizes que testam o motor com as diversas qualidades de combustivel e depois é tudo a mesma coisa? Claro que os motores têm que ser testados de todas as formas possiveis, incluindo combustiveis. Mas isto, é muito diferente de dizer que os combustiveis são iguais.

Última edição:
Pessoal acima de tudo cuidado com certas bombas em que metem menos gasolina do que realmente estão a pagar... Em vez dos tipicos 6 litros, metem 5...

Já conversei com um mêcanico que me disse que no caso da gasolina, 95 ou 98 é totalmente igual, não há diferenças.

No diesel é que há diferenças e têm no entanto haver com a lavagem dos depositos que podem não ser bem feitas e misturarem demasiada água e depois notar-se nos motores falhas... julgo que foi assim que me falou

No meu Fiat Uno, gasolina 95 ou 98, não sinto diferença nenhuma.

As bombas são calibradas e testadas com regularidade. Se isso acontece, é só uma questão de tempo até se descobrir.

Nunca tinha ouvido dizer que a diferença entre os gasóleos se devia à lavagem dos depósitos, acho que não deve ter sido isso que te disse. Mas sim, qualquer coisa, com a manutenção dos mesmos.

Até acredito que não sintas diferenças, porque, a haver (digo isto porque depende do motor), são minimas, e depende do "avaliador". Para que fique de nota, nunca experimentei gasolina 98, por isso não tenho opinião formada.

Disseram em tempos que a gasolina 95 nao tem as 95 octanas mas sim menos .

Dai eu desconfiar destas gasolinas ...

PAra mim neste momento a que rende mais é a gasolina 98 !

Ora vejamos , meto 10 euros de 98 octanas o que por sua vez leva menos litros que a 95 , mas faço os mesmos kms ! Já para nao falar na suavidade do motor , mais energetico , menos carregamento no pedal = mais economia .

Sem duvida alguma que para mim 98 octanas é melhor .

Fiz outrora um teste todo apontado ao kilometro num fiesta de 94 1.1i e o resultado foi :

10 € sem chumbo 95 = 110 kms
10€ sem chumbo 98 = 135 kms

[kiss]

Eu até coloco premium com frequência e bebo e, dou de beber aos meus filhos, sumos do pingo doce. Isso quer dizer que trato melhor o meu carro que os meus filhos? Desculpa, mas nem sei o que te diga.

E no final fiquei baralhado. Dizes que testam o motor com as diversas qualidades de combustivel e depois é tudo a mesma coisa? Claro que os motores têm que ser testados de todas as formas possiveis, incluindo combustiveis. Mas isto, é muito diferente de dizer que os combustiveis são iguais.

Então abasteces com combustível premium e bebes ice tea de marca branca?

Não achas que estás a abdicar do teu "bem estar", abdicando de uma bebida melhor e mais saborosa em prol de uma máquina?

Quanto ao combustível, o que quero dizer é que os motores são testados para aguentarem combustíveis mais fracos do que possas imaginar, daí que meter-lhe um de marca branca (cumpridor dos parâmetros da União Europeia, que por sinal são dos mais exigentes do mundo) já é mais que suficiente para assegurar o seu bom funcionamento.

Abastecer com premium para quê? Sinceramente ainda não percebi isso.

Oh vais dizer que os sumos pd são iguais a todos os outros?

Não achas que estás a abdicar do teu "bem estar", abdicando de uma bebida melhor e mais saborosa em prol de uma máquina?

Quanto ao combustível, o que quero dizer é que os motores são testados para aguentarem combustíveis mais fracos do que possas imaginar, daí que meter-lhe um de marca branca (cumpridor dos parâmetros da União Europeia, que por sinal são dos mais exigentes do mundo) já é mais que suficiente para assegurar o seu bom funcionamento.

As marcas brancas cá normalmente são feitas onde as de renome são, ou seja apenas muda o rótulo e embalagem, ex dos iogurtes, bebidas, chocolates é praticamente tudo igual, menos a imagem, assim esses ice tea, sendo mais baratos e ligados a alguma grande superficie são exactamente iguais aos originais, apesar de haver muita gente dizer que não, vá-se lá saber porquê, devem tambem querer ter status no que cagam..... cagam prémium

ps: refiro-me a todas as marcas brancas criadas pelas grandes superficies, tipo Modelo, Continente, SONAE, jumbo, etc...
É como ir a frança, ou outros países e existem dezenas de colas de marcas que cá não existem, a coca -cola dá-lhes uma concessão para poderem vender o seu produto sob o nome de outra marca.
Existem pequenas empresas que fabricam esse tipo de colas, comprando directamente á coca cola o produto terminado, ficando apenas a diferenciação na embalagem e rotulagem completamente diferentes e sem alusão á coca cola.

Última edição:

Off topic: todas as bebidas açucaradas (de todas as marcas) são lixo, são porcaria que damos aos nossos filhos.

Há aqui certas comparações (e que acontece sempre), que acabam por não ser justas.

Se querem comparar os combustíveis de marca branca vs os de marca, há que o fazer mas relativamente aos combustiveis normais das marcas e não relativamente aos BP ULTIMATE, GALP GFORCE e afins...

É o que acontece com o teste já colocado do Fifth Gear.

Isto porque no caso, comparam o combustível normal dos hipers vs o BP e Shell "premium".

Já colocado:

- http://forum.autohoje.com/forum-ger...s-informacoes-duvidas-548.html#post1066128806

- http://forum.autohoje.com/boxes/80214-topico-da-qualidade-dos-combustiveis-5.html#Scene_1

Já agora, aqui fica também o teste realizado pela Fifth Gear ao diesel de supermercado vs o BP e SHELL "premium".

De realçar então, que em ambos os testes (gasolina e diesel), foi comparado o combustivel de supermercado (dito normal) com os combustíveis de marca mas aditivados (ditos premium).

Não foi feito uma comparação entre o normal supermercado/marca branca com os normais das marcas. [;)]

Já colocado:

- http://forum.autohoje.com/forum-ger...s-informacoes-duvidas-548.html#post1066128806

- http://forum.autohoje.com/boxes/80214-topico-da-qualidade-dos-combustiveis-5.html#Scene_1

1ª Pergunta: Abasteço com premium porque me explicaram (não foi no café da esquina) que fazendo-o, posso estar a diminuir a probabilidade de problemas futuros. Experimentei e notei algumas diferenças (já falámos há dias sobre isto), pelo que nesta fase depois de andar 1 ano só com premium, faço 1 mês de premium e 1 mês do "normal". Tudo Repsol. Já também o tinha dito, que com os descontos que consigo obter na Repsol, o gasóleo "normal" fica ao mesmo preço dos low-cost. Acreditando que algumas gasolineiras low-cost até possam ter o mesmo gasóleo que os de marca normal, eu não sei quais são, logo não vou arriscar, ainda para mais quando o preço me fica igual. Mais transparente que isto, não consigo ser.

2ª Pergunta: Não, não acho. Não bebo bebida de marca branca, para ter dinheiro para colocar gasóleo premium mês sim, mês não. Além de não haver qualquer tipo de relação entre as 2 coisas (nem sei como achas que pode haver) não vejo grande poupança nisso, se queres que te diga (curiosamente cá em casa a bebida mais usada é água da torneira, mas isso também não interessa nada). Se uso os sumos do Pingo Doce ou Continente, ou afins é simplesmente porque ninguém me explicou que são maus para a saúde. Ou melhor, mais maus que os outros de marca. E isso do sabor, vai dos gostos de cada um. Não vou beber um sumo, por mais barato que seja (até podia ser dado) se não gostasse do sabor.

O resto, acho que já respondi. E concordo contigo quando dizes que os combustiveis de marca branca são suficientes. Mas posso querer melhor, é só isso.

O teste que acaba por comparar os combustíveis normais, que sejam de marca branca ou não, o que o que já foi colocado e que esté em francês. Sendo que no mesmo, os parâmetros mais relevantes e que não analisados, são (pela ordem que lá está):

- Índice de Cetano

- Poder de lubrificação

- Aditivos antioxidantes

- Espuma, volume e tempo leva a desaparecer.

Já colocado:

- Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

- Tópico da Qualidade dos Combustíveis

Última edição:
Oh vais dizer que os sumos pd são iguais a todos os outros?

Não sei se são iguais (não faço a minima ideia), mas gosto deles e se são mais baratos, porque não comprá-los. Mas, o que querias demonstrar com isto?

Se alguém me demonstrar que os sumos de marca branca, ou qualquer outra marca de sumos, é prejudicial, é óbvio que os deixo de consumir.

Mas como já por aqui referido, os combustíveis usados na Europa, tem de cumprir requisitos mínimos que são impostos.

Como tal, os combustíveis normais, quer sejam de hipermercado ou petrolíferas, respondem aos mínimos exigidos.

Bem pior e também já indicado, será abastecer em estações que possam ter tanques mais antigos e sujeitos a infiltrações.

Voltar
Superior