Clio 1.9D - 1998

Para tirar o tubo inferior vais-te ver tramado [:D]

Depende do sistema, mas a purga do meu era no tubo superior do radiador, uma pequena rosca..

Bom dia,

Então o conselho é trocar o líquido o mais rapidamente possível. O problema é que o meu mecânico habitual está de férias durante este mês todo, e queria trocá-lo o quanto antes.

Problema 1: Sou leigo na matéria, portanto não sei onde estão os tubos e roscas [:D]
Problema 2: Se ao meter o líquido o sistema ficar com ar, como o purgo?
Problema 3: Como sei se a troca ficou efetivamente bem feita?

Desculpem lá a nabice, mas antes perguntar e tentar fazer bem do que depois ter uma despesa enorme porque a junta queimou (como vocês sabem destes carros) porque levou um escaldão, etc.

Obrigado mais uma vez. [;)]

Não me leves a mal mas se nunca o fizeste... não faças sozinho. Ou dás a alguém a fazer ou, no mínimo, faz com alguém que já o tenha feito.

Mais vale andar um mês assim do que ficar a coisa mal feita...

Ou então vais a um Roady, Midas, Norauto e pedes para trocar o fluido. Tens é de escolher tu o que vais lá meter.

Esse motor não é assim tão propenso a queimar juntas como dizes. Há por aí muitos mitos urbanos e há por aí muitos motores que queimam mais facilmente que esse... [;)]

Esse motor já vem de alguns anos e foram sendo revistos e aperfeiçoados. Conheci um de 97 que se fartou de rodar sem grande estima. Eu tenho um 1.9D num ClioII com mais de 400 mil... chatices zero. Provavelmente os primeiros deram alguns problemas e o pessoal no que toca a motores gosta muito de generalizar.

Boa tarde,

Vocsa, muito obrigado pela resposta.

É mesmo isso... Por ouvir/ler muita coisa fico com algum "medo" do motor, mas sei de onde veio este carro e sei que sempre foi bem tratado. Tem um trabalhar, para mim, muito bom, certinho sem falhas, pega sempre bem à primeira (exceto quando está mais frio, devem ser as velas (?)). Também conheço Clios destes com bastantes quilómetros, mas lá está... De ler o pessoal a generalizar fica-se com um pouco de receio.

Vou esperar ou decidir então mudar em alguma oficina dessas, mas comigo a presenciar.

Obrigado pelo conselho e pelo "testemunho" também. [;)]

Abraço.

Eu só sei que há anos trabalhei com uma kangoo D55 ( tenho 97% de certeza que é o mesmo motor que o teu clio ) pegava sempre de estalo , haja frio ou calor nunca vi carro mais fiável , era de manha ate a noite sempre a andar , era distribuidor em caramulo , viseu, leiria , retorno lisboa , tudo pela nacional no para arranca , nunca deu problemas , não consumia pinga de oleo nem agua , no entanto o dono era certinho cada 10 000 kms, oleo 10 W40 e filtro novo , liquido refrigerante.
Grande maquina, no entanto não andava nada , e se apertava nele viasse logo a temperatura subir , embora a ventoinha disparava sempre aos 90º, não gosto de estragar, ia sempre devagar 89 -90 e as vezes 100 , aquilo para não esmifrar era o que andava , tambem pela nacional 1 e ic2 , não era preciso muito mais.

Eu só sei que há anos trabalhei com uma kangoo D55 ( tenho 97% de certeza que é o mesmo motor que o teu clio ) pegava sempre de estalo , haja frio ou calor nunca vi carro mais fiável , era de manha ate a noite sempre a andar , era distribuidor em caramulo , viseu, leiria , retorno lisboa , tudo pela nacional no para arranca , nunca deu problemas , não consumia pinga de oleo nem agua , no entanto o dono era certinho cada 10 000 kms, oleo 10 W40 e filtro novo , liquido refrigerante.
Grande maquina, no entanto não andava nada , e se apertava nele viasse logo a temperatura subir , embora a ventoinha disparava sempre aos 90º, não gosto de estragar, ia sempre devagar 89 -90 e as vezes 100 , aquilo para não esmifrar era o que andava , tambem pela nacional 1 e ic2 , não era preciso muito mais.

É exatamente esta a ideia que tenho do meu carro, fiável. Conta com 255000kms, penso fazer muitos mais. A cada 10000kms também troco óleo, está quase por acaso. Aproveito nessa muda para trocar também o líquido. Óleo não consome nada também, nesse aspeto está impecável, fumo 0. Quanto ao andamento, ando a 120kms/h sem stress, mas talvez por ser um carro mais leve do que a Kangoo [:p] (sempre sem "esticar" por ele, se o quiser estimar claro).

De resto estou muito contente com o carro.

Última edição:
Esse motor já vem de alguns anos e foram sendo revistos e aperfeiçoados. Conheci um de 97 que se fartou de rodar sem grande estima. Eu tenho um 1.9D num ClioII com mais de 400 mil... chatices zero. Provavelmente os primeiros deram alguns problemas e o pessoal no que toca a motores gosta muito de generalizar.

Concordo!
O "meu" é desses primeiros e o sistema é mais sensível.
Antes de vir cá para casa queimou a junta da cabeça... No entanto, foi muito bem reparado, veio para cá com 232k km e até agora (322k) levou o quadrante do R19 para se ter melhor atenção à temperatura, levou umas boas puxadelas nas minhas mãos e nunca passou da temperatura normal de funcionamento fora do normal.

É exatamente esta a ideia que tenho do meu carro, fiável. Conta com 255000kms, penso fazer muitos mais. A cada 10000kms também troco óleo, está quase por acaso. Aproveito nessa muda para trocar também o líquido. Óleo não consome nada também, nesse aspeto está impecável, fumo 0. Quanto ao andamento, ando a 120kms/h sem stress, mas talvez por ser um carro mais leve do que a Kangoo [:p] (sempre sem "esticar" por ele, se o quiser estimar claro).

De resto estou muito contente com o carro.

Isso ainda tá na rodagem [:D]
Tá cá um em casa com 322k km.
Teve um grande problema no motor, trocou as velas aos 270k.
E outro gravíssimo foi ter gasto as escovas do alternador.
[:)]

Só precisas de andar mais atento é ao sistema de refrigeração (líquido de refrigeração sempre 50%, é caro mas ao menos não estraga nada), de resto é só gasóleo para dentro.
Ah, e no reservatório dos "mija mija" mete água destilada ou líquidos próprios sem álcool! (agua del cano entope as tubagens, principalmente as do vidro traseiro; e líquidos à base de álcool "secam" as tubagens que mais tarde acabam por apodrecer e ceder).
Se algum dia vires o bejum do carter com um pingo de óleo, vê se a fuga não é do respiro do motor [;)] (se for, é desmontar o respiro, aplicar um oring na tubagem de metal onde encaixa o respiro e aplicar silicone de alta temperatura à volta do respiro depois de o montar).

O cá de casa foi meu (ainda lhe chamo "o meu Clio" [:cool:]), agora tenho um Megane Coupé, e sou-te sincero... Por muito bem que o Coupé ande, confortável que seja... Sinto muitas saudades do Clio...

Última edição:
Bom, depois de quase um ano desaparecido (peço desculpa), volto ao fórum dizer os meus "grandes problemas"! lol

O problema da fumarada branca ao pegar, e ao tremer um pouco, eram realmente as velas. Comecei por trocar uma, mas acabei por trocá-las todas pois passado um mês voltou a ficar igual. Trocadas as 4, está impecável!

Quanto ao líquido de refrigeração, bateram-me no carro há uns mesitos, teve que levar radiador... Aproveitei e pedi para me limparem todo o circuito do líquido de refrigeração! Vai para quase um ano e está verdinho ainda, e no nível "Max"! Impecável!

Por falarem em escovas do alternador, o meu levou um há um mês! Comecei por sentir que as escovas do limpa-vidros trabalhavam mais devagar que o normal mas não liguei muito pois o carro pegava sempre à primeira (o motor roda duas vezes, se tanto) mas durante 3 dias verifiquei que as luzes do quadrante ficavam mais fracas e no 4º dia já o rádio desligava se travasse pois acendiam os stops! [:)] Bom, até que deixou de ter força para rodar o motor de arranque. Ah, e a luz da bateria só acendeu mesmo no fim! Lá foi ao mecânico, foi o alternador, mas segundo o meu mecânico já estava num estado muito mau mesmo, teve que levar um reconstruído.

Isto tudo para dizer que estou muito contente com o bolinhas, lol! É manutenção a tempo, gasóleo, e siga...

Tenho agora o tal problema dos casquilhos das virgulas que tenho que verificar, apesar de não ter levado anotação na inspecção, há 15 dias...

Obrigado e desculpem lá o tempo todo que estive ausente...

Bom, depois de quase um ano desaparecido (peço desculpa), volto ao fórum dizer os meus "grandes problemas"! lol

O problema da fumarada branca ao pegar, e ao tremer um pouco, eram realmente as velas. Comecei por trocar uma, mas acabei por trocá-las todas pois passado um mês voltou a ficar igual. Trocadas as 4, está impecável!

Quanto ao líquido de refrigeração, bateram-me no carro há uns mesitos, teve que levar radiador... Aproveitei e pedi para me limparem todo o circuito do líquido de refrigeração! Vai para quase um ano e está verdinho ainda, e no nível "Max"! Impecável!

Por falarem em escovas do alternador, o meu levou um há um mês! Comecei por sentir que as escovas do limpa-vidros trabalhavam mais devagar que o normal mas não liguei muito pois o carro pegava sempre à primeira (o motor roda duas vezes, se tanto) mas durante 3 dias verifiquei que as luzes do quadrante ficavam mais fracas e no 4º dia já o rádio desligava se travasse pois acendiam os stops! [:)] Bom, até que deixou de ter força para rodar o motor de arranque. Ah, e a luz da bateria só acendeu mesmo no fim! Lá foi ao mecânico, foi o alternador, mas segundo o meu mecânico já estava num estado muito mau mesmo, teve que levar um reconstruído.

Isto tudo para dizer que estou muito contente com o bolinhas, lol! É manutenção a tempo, gasóleo, e siga...

Tenho agora o tal problema dos casquilhos das virgulas que tenho que verificar, apesar de não ter levado anotação na inspecção, há 15 dias...

Obrigado e desculpem lá o tempo todo que estive ausente...

Toma conta dele que ele não te vai deixar ficar mal [;)]

Falando nisso, dos casquilhos, tenho o do lado esquerdo com a borracha a querer rasgar.
Já vou tratar disso não tarda muito tempo, vai ficar em 60€ os dois casquilhos da Febi-Bilstein.

Óleo do motor tem que se mudar quando se atinge determinada quantidade de kms ou tempo (meses).

Há quem se esqueça de o mudar.

Como falas q já fizeste 25k kms, a muda pode ter ficado esquecida e então aproveitei para lembrar.

Ele referiu acima que faz a manutenção atempadamente [;)]

Bom dia,

Sim como disse anteriormente, de 10k em 10k kms faço a muda do óleo. [;)]
Normalmente dura-me 1 ano, faço 10k kms em média por ano. O mês de Agosto para mim é fatal... Seguro, inspecção, manutenção, IUC... Ao menos fica tudo despachado num mês! [:D]

Bela máquina, tive um igual e foi dos motores mais resistentes que já tive.

Escusado será dizer que o motor levava muita porrada. [:D] Em 250 mil km deu-me um problema grave que foi a direção assistida que precisou de um motor (é elétrica).

Começou a pegar mal em frio, tinha as 4 velas queimadas. Levou novas e pegava de estalo. Bom carrinho, muito inseguro em chuva, fazia muitas brincadeiras com ele. [:cool:]

Bom carrinho, muito inseguro em chuva, fazia muitas brincadeiras com ele. [:cool:]

Isto! É mesmo, de motor, impecável... E não lhe dou muita porrada, anda muito bem estimadinho! Tenho que ver se ponho aqui umas fotos. [:p] Quanto à segurança é preciso ter alguma atenção senão quando deres por ti estás virado 180º [:)]

Mas é grande máquina sim. Este conta com 267k kms.

Voltar
Superior