Clio 1.9D - 1998

jpccaldas

New member
Bom dia,

Gostaria de dizer que acabei de me registar no fórum e que é um prazer pertencer a esta comunidade. Há algum tempo que o sigo pois gosto muito de carros e saber como solucionam algumas avarias :)

Sou possuidor de um Renault Clio I, 1.9D de 1998, comprado em Agosto do ano passado. Estou bastante contente com o carro, consegui ir a Viseu e voltar, pela nacional, com 750km feitos e ainda restar quase um 1/4 de depósito! O meu "problema" é o seguinte:

Quando o comprei a bomba injetora tinha sido reparada, ainda tem os parafusos pintados e tudo. Não sei se isso estará relacionado com o "problema" que se manifestou desde que o comprei até há duas semanas atrás: Depois de umas horas parado, ou seja, a frio pegava sempre à primeira mas ficava uns segundos a tremer muito e a deitar algum fumo branco, depois desses segundos o carro ficava normal. Há duas semanas andei com alguma pressa e apertei um bocado mais com o carro e desde aí nunca mais fez isso, agora pega sempre bem, a toque de chave... Volto a repetir que era só a frio, a quente pega logo.

A minha questão é saber o que poderia estar a provocar aquele sintoma. Se alguém tiver alguma ideia ou se já passou por isso em algum outro carro, agradecia que se manifestasse :)

Muito obrigado desde á pela atenção dispensada.

Boas,

À primeira vista diria, velas. Secalhar sentiste os sintomas quando estava mais frio e agora a temperatura subiu um pouco.

Inclusivé sofro do mesmo mal no meu peugeot!

Depende da humidade e temperatura exterior.

Eu tive esse motor num Clio II de 12/2000, e chegou a uma altura que só pegava à segunda vez. Tinha as 4 velas queimadas.

Pode acontecer. A questão é que desde há duas semanas não se passa nada, a frio de manhãzinha pega a toque de chave, todos os dias. Alguma impureza nalgum injetor pode provocar isso?

Já agora aproveito para mais expor mais uma dúvida:

A frio o motor fica com um trabalhar mais "nervoso", que penso que seja normal, e aí ouve-se um grilar vindo daí que passa quando o motor começa a aquecer e fica mais "certo", ou seja, poucos minutos depois de andar. Só se ouve o grilar ao relanti, parece vir da zona do alternador (?). Não parece ser correias, e posso fazer um vídeo caso o texto esteja confuso.

Obrigado mais uma vez.

Mete pó talco com força nas correias do alternador, o meu anda sempre com esse grilar [:D]
Isso é provavelmente das correias do alternador/bomba de água. Quando trocar a correia de distribuição troco a do alternador também...

Isso de tremer a frio e fazer fumo branco é das velas, trocas e fica como novo.
Se persistir, é o ralenti que precisa de ser acelerado um nadinha [;)]

Boas tardes pessoal,

Estive ausente durante algum tempo, daí não ter escrito mais nada.

Tenho mais umas dúvidas que gostava que me ajudássem.

Tenho visto pelo fórum alguns tópicos relativos ao líquido de refrigeração por causa dos já conhecidos problemas deste motor (apesar de não ter problema nenhum de momento, penso eu.
Desde que tenho o carro (desde Agosto de 2014), só necessitei de acrescentar líquido de refrigeração duas vezes (uma em Junho e outra ontem), acham que é normal? Para isso comprei este líquido: http://www.arbo.pt/pt/prod.php?pref=14&cref=1 que pelo menos pela côr é igual. Fiz bem? Li algures que não é grande coisa, mas desenrasca? Acham melhor tirar todo esse líquido e colocar um G12? Quando retifiquei ontem o líquido, passou quase 1cm do MAX, há problema?

Desculpem o testamento, mas se puderem ajudar agradeço imenso. :)

Cumprimentos.

Última edição:
Mete pó talco com força nas correias do alternador, o meu anda sempre com esse grilar [:D]
Isso é provavelmente das correias do alternador/bomba de água. Quando trocar a correia de distribuição troco a do alternador também...

Isso de tremer a frio e fazer fumo branco é das velas, trocas e fica como novo.
Se persistir, é o ralenti que precisa de ser acelerado um nadinha [;)]

Ainda não resolvi esta questão, tem pegado sempre bem. Vou esperar pelo Inverno para ver como se porta. Mas muito obrigado pela informação. :)

Boas tardes pessoal,

Estive ausente durante algum tempo, daí não ter escrito mais nada.

Tenho mais umas dúvidas que gostava que me ajudássem :P

Tenho visto pelo fórum alguns tópicos relativos ao líquido de refrigeração por causa dos já conhecidos problemas deste motor (apesar de não ter problema nenhum de momento, penso eu :D
Desde que tenho o carro (desde Agosto de 2014), só necessitei de acrescentar líquido de refrigeração duas vezes (uma em Junho e outra ontem), acham que é normal? Para isso comprei este líquido: http://www.arbo.pt/pt/prod.php?pref=14&cref=1 que pelo menos pela côr é igual. Fiz bem? Li algures que não é grande coisa, mas desenrasca? Acham melhor tirar todo esse líquido e colocar um G12? Quando retifiquei ontem o líquido, passou quase 1cm do MAX, há problema?

Desculpem o testamento, mas se puderem ajudar agradeço imenso. :)

Cumprimentos.

O produto é água colorida pelo que perderá propriedades bem depressa. A cor é a correcta.

1Cm acima? Nesse depósito não é nada. Sem problema.

O motor pede a norma Renault Type-D de cor verde:

ra4BPyIVwaORNW5fMnSy15mKaYTCHAjbKtwsRm886nU=w1024-h768-no

Obrigado pela rápida resposta.

Então aconselha tirar todo o líquido, comprar esse e colocar? Em relação às retificações, está normal certo? Não está a "consumir" água penso eu.

Este que mostrei é mais caro que o que se pode comprar na concorrência. Tem de ser cor verde e ter uma concentração de 40~50%. Esse da Arbo só tem 10%.. Aconselho a troca quando possível para preservar o sistema livre de ferrugem.

Valor médio é 15€ por cada 5litros com 50% de concentração.

Sobre o consumo, não é normal desaparecer liquido num sistema 100% fechado..

Este que mostrei é mais caro que o que se pode comprar na concorrência. Tem de ser cor verde e ter uma concentração de 40~50%. Esse da Arbo só tem 10%.. Aconselho a troca quando possível para preservar o sistema livre de ferrugem.

Valor médio é 15€ por cada 5litros com 50% de concentração.

Sobre o consumo, não é normal desaparecer liquido num sistema 100% fechado..

Mesmo sendo este líquido "água"?

Conseguirei eu trocar o líquido completamente, mesmo percebendo muito pouco de mecânica?

Se tiveres como tirar o tubo inferior do radiador(aparando a água que sair), consegues fazer. Depois é fazer a purga usando um parafuso junto ao termóstato.

Qual a cor do depósito? Castanho? Verde? Transparente?

Se tiveres como tirar o tubo inferior do radiador(aparando a água que sair), consegues fazer. Depois é fazer a purga usando um parafuso junto ao termóstato.

Qual a cor do depósito? Castanho? Verde? Transparente?

É essa história da purga e assim que não percebo muito bem.

O depósito está transparente, o líquido a frio está verde quase a fugir para o castanho, a quente está verde. Assim que chegar ao carro tiro umas fotografias e coloco aqui para verem.

O depósito é novo, daí não estar castanho. Mas olhando para as paredes deste, a água tem alguns sedimentos

Numa foto parece verde e noutra já é rosa :confused:

O depósito é novo, daí não estar castanho. Mas olhando para as paredes deste, a água tem alguns sedimentos

Numa foto parece verde e noutra já é rosa :confused:

Lá está o fundamento de eu ter dito que quando está frio parece que está a fugir para o rosa/castanho e quando está quente já está mais verde. Também lhe estava a dar o sol o que salienta mais essa cor. Se quiseres posso tirar outra amanhã de manhã para se veres melhor.

Mas resumindo, bom bom era trocar tudo, correto? Ainda assim ponho a foto amanhã para veres a frio novamente.

Voltar
Superior