Clássico, ou quase isso

Eu realmente estou bastante inclinado para o BMW pois todos me dizem ser um excelente carro. Esta semana terei tempo de ir vê-lo e comprovarei a sua qualidade. Que manutenção se espera num carro destes? A BMW alegava que os motores dos série 7 E32 eram "maintenance free" ou seja era trocar filtros e óleo, travões, pastilhas, possívelmente amortecedores, e pneus, e sobretudo meter gasolina, pois no motor não se mexia.

Que me dizem disto? É que nos tempos de hoje eu não quero ter que me desfazer deste carro porque sempre que tenho de revisioná-lo gasto mil e poucos €. O dinheiro ainda se custa a ganhar meus caros (; como vós sabeis.

Por fim, eu penso da seguinte maneira: Toda a produção e budget de um 190d por exemplo ou mesmo até de um 200d mesmo sendo de qualidade e de uma extrema atenção ao mínimo detalhe, todo o mesmo procedimento para um carro de um segmento como o do E32 ou do Classe S é vezes sem conta superior. Estou enganado? Ou seja mesmo sendo dois carros da mesma altura e estando mais ou menos ao mesmo preço (o 190d que referi e ando a ver aqui e ali, e também o BMW 735i E32) o bimmer acaba por ter uma componente de engenharia mais elevada e mais elitista e detalhista, minimalista também, que o merck. Sendo de segmentos diferentes é dificil senão impossível compará-los mas em termos de gasto, pois isto interessa-me no dinheiro que vou gastar no carro, o BMW parece ser muito mais "bang for the buck", o prazer parece ser 100x mais que num 190 ou 200 bem construido. Que me dizem?

LinoMarques, que tem esse 190 de mil€ de especial? Eu juro que desconheço o carro em questão.

Já agora: de todas as motorizações, aconselho a 3.5. É a mais equilibrada e fiável. Eu evitaria as versões inferiores por não serem suficientemente potentes para retirar todo o potencial do chassis e porque acabam por consumir sensivelmente o mesmo. Evitaria também os V8 por serem menos fiáveis e terem uma sonoridade bem menos agradável que 6 em linha.
Fiz muitos kms com um soberbo 735i. O carro é incrivelmente bem construido e refinado e o interior e belíssimo. O mais surpreendente é que diverti-me com ele como se fosse um carro desportivo. É mais ágil do que o tamanho sugere. ;)
O do anúncio parece estar impecável e tem um equipamento muito completo. Nem todos tinham bancos eléctricos por exemplo.
O preço pode parecer elevado por comparação com alguns que vão aparececendo, mas mais vale pagar o justo e comprar bom do que poupar para gastar mais depois. Porque sejamos sinceros: vale bem a pena e é muito fiável, mas não é um carro muito barato de manter...

A propósito da manutenção eu decidi fazer uma pequena procura na internet a ver o que achava sobre o assunto. Encontrei um post no bimmerforum (before you buy: buying tips 735i/iL M30 'big six' engine) que fala da manutenção dos 7's E32 mais especificamente do 750iL pelo que consegui perceber. Eu juro que até agora estou bastante assustado pois o autor do post, o tal de Shogun, menciona coisas que eu julgava não necessitarem de qualquer manutenção "cara" e exaustiva como os bancos eléctricos e os seus respectivos forros, luzes do interior do carro, ar condicionado com fugas de líquido. Quer dizer foi mencionado tanta coisa que eu fiquei sem perceber até. Um carro destes não faria sentido mudar tanta coisa em tão pouco tempo e com custos tão elevados. Eu digo isto apenas porque muitos dos valores que ele mencionou são excessivos a meu ver, a nível de manutenção Audi praticamente. Eu não quero soar ou dar entender que sou mão de vaca mas também não quero ostentar um carro que dá mais dor de cabeça que prazer ao volante e ao vê-lo estacionado. Pelo que entendi o carro do autor está nos EUA, mas não sei até que certo ponto isso muda em relação ao contexto de Portugal.

Realmente não sei o que dizer... Peço-vos ajuda simplesmente. Opinem.
Obrigado

boas então é assim. Se queres comprar um carro para desfrutares e depois despachar, podes comprar e fazer o que bem quiseres..

Agora se estás a pensar comprar, valorizar e vender como clássico tens de saber o serguinte.

Um carro as diesel, salvo rarissimas excepções não tem valor histórico. Um clube que se regule pelas regras FIVA, se tu tiveres por exemplo dois mercedes 220 no mesmo estado impecável de conservação o a gasolina é aceite e o diesel não..

Um veículo a GPL não é aceite num clube de clássicos. No meu clube tivemos um mercedes a GPL que só foi admitido depois de terem retirado todo o o equipamento GPL

Eu realmente estou bastante inclinado para o BMW pois todos me dizem ser um excelente carro. Esta semana terei tempo de ir vê-lo e comprovarei a sua qualidade. Que manutenção se espera num carro destes? A BMW alegava que os motores dos série 7 E32 eram "maintenance free" ou seja era trocar filtros e óleo, travões, pastilhas, possívelmente amortecedores, e pneus, e sobretudo meter gasolina, pois no motor não se mexia.

Que me dizem disto? É que nos tempos de hoje eu não quero ter que me desfazer deste carro porque sempre que tenho de revisioná-lo gasto mil e poucos €. O dinheiro ainda se custa a ganhar meus caros (; como vós sabeis.

Por fim, eu penso da seguinte maneira: Toda a produção e budget de um 190d por exemplo ou mesmo até de um 200d mesmo sendo de qualidade e de uma extrema atenção ao mínimo detalhe, todo o mesmo procedimento para um carro de um segmento como o do E32 ou do Classe S é vezes sem conta superior. Estou enganado? Ou seja mesmo sendo dois carros da mesma altura e estando mais ou menos ao mesmo preço (o 190d que referi e ando a ver aqui e ali, e também o BMW 735i E32) o bimmer acaba por ter uma componente de engenharia mais elevada e mais elitista e detalhista, minimalista também, que o merck. Sendo de segmentos diferentes é dificil senão impossível compará-los mas em termos de gasto, pois isto interessa-me no dinheiro que vou gastar no carro, o BMW parece ser muito mais "bang for the buck", o prazer parece ser 100x mais que num 190 ou 200 bem construido. Que me dizem?

LinoMarques, que tem esse 190 de mil€ de especial? Eu juro que desconheço o carro em questão.

Veja na Secção de "Diários de Bordo" - está lá toda a história. [;)]

Mas insistes, não é verdade?[:D]

Eh pá, abre um buraco no chão e enterra-te lá dentro! :sh)

Volvo 244
Volvo 244 244 gl, 3.500 EUR, Porto - Standvirtual

Bmw 528i e39 (grande máquina, já cá morou um)
BMW 528 528i barato, 5.500 EUR, Loures-lisboa - Standvirtual

Bmw 525i e34
BMW 525 i Motor Novo, 2.000 EUR, Amadora - Standvirtual

Bmw 325i Sedan Kit M e36
BMW 325 M/// M-TECHNICS 192CV, 4.990 EUR, Oliveira - Standvirtual

Bmw 316i Bauer e30
BMW 316 i Baur, 4.000 EUR, Ermesinde - Standvirtual

Audi 80 Cabrio
Audi 80 , 4.900 EUR, Lisboa - Standvirtual

Audi 80 , 6.000 EUR, Barreiro - Standvirtual

Mini Moke
MINI Moke MINI MOKE, 6.000 EUR, FUNCHAL - Standvirtual

Mini 1000 45cv
MINI 1000 1000 S, 5.750 EUR, Aveiro - Standvirtual

Destes, a minha escolha era o 528i e39 mas como não é bem clássico nem perto disso, um 316i Bauer é intemporal, mas um 25i quer seja montado num e36 ou num e34 é qualquer coisa...

Não deixa de ser uma opinião interessante, principalmente da tua parte, um user informado. Gostava de saber melhor o porquê.
Um clássico, supostamente tem valor histórico e/ou é uma viatura de excepção. O segundo pressuposto exclui à partida todos os Diesel![;)]

Quanto ao exemplos dados, que agradeço, aceito o primeiro pelas razões históricas, agora um táxi?! Se há coisa mais banal que um táxi...

Um clássico, supostamente tem valor histórico e/ou é uma viatura de excepção. O segundo pressuposto exclui à partida todos os Diesel![;)]

Quanto ao exemplos dados, que agradeço, aceito o primeiro pelas razões históricas, agora um táxi?! Se há coisa mais banal que um táxi...

Não só por ser ou não banal na função de taxi mas porque foi o primeiro carro reunir um conjunto de características como fiabilidade, economia, manutenção e qualidade geral que permitiu desempenhar essa função sem qualquer dificuldade, é por isso valorizado.

Tanto tem interesse no ponto de vista do coleccionador que até fazem coisas destas.
Taxis68-Altaya-1.gif

[:D]

Não só por ser ou não banal na função de taxi mas porque foi o primeiro carro reunir um conjunto de características como fiabilidade, economia, manutenção e qualidade geral que permitiu desempenhar essa função sem qualquer dificuldade, é por isso valorizado.

Tanto tem interesse no ponto de vista do coleccionador que até fazem coisas destas.
Taxis68-Altaya-1.gif

[:D]
O que só prova que há quem coleccione de tudo (até miniaturas de Táxis)![:D]

Qual a definição de Veiculo Histórico? (Definição apresentada pela FIA/FIVA e aceite pela Comissão Europeia e que progressivamente irá sendo adoptada pelos diversos países)

Os Veículos Históricos são veículos de estrada accionados mecanicamente que têm, pelo menos, 30 anos de idade, sendo conservados e mantidos em condições correctas de um ponto de vista histórico, não sendo utilizados como meio de transporte do dia-a-dia e que fazem, por essa razão, parte da herança técnica e cultural.

O que é um Clássico?

:rolleyes:

Tendo quase cinquenta anos eu considero-me apreciador de carros e surgiu agora oportunidade de fazer uma delícia aos meus gosto que desde anos atrás não pude fazer por ene de razões. Eu tenho carro para ir para o trabalho diariamente, isto até quando não vou de "boleia" com a minha mulher e assim até se poupa mais um pouco, e tenho também um filho que tem uma paixão por "carrões" como eu e sente um prazer imenso não nas velocidades mas sim na engenharia de um bom carro, seja ele lento, arrastão, ou mesmo até algo com um certo disposto desportivo mas com o que quê de conforto e estradista incomparável. Eu tenho conhecimentos de 735i desta mesma série com sistemas gpl instalados e outros não que chegaram a fazer 400mil km's! Eu acho isso fantástico! E com este insight à minha família eu tenho a dizer que este carro serviria para o meu filho (condutor responsável) se deslocar muito pontualmente durante a semana ou mesmo até no fim-de-semana e também para os possíveis passeios familiares ou apenas com a minha mulher de fim-de-semana visto que durante a semana não há tempo nem paciência. Ambos, eu e o meu filho, gostamos deste tipo de carros despreocupados se é que entendem. Carros que têm algo a dizer e não é algo do tipo "olhem para mim eu sou um carro jovem acabadinho de sair da fábrica" ou "sou um golf gti muito prazer, agora vamos lá ao redline e às curvas". Eu quando vejo este tipo de carros acho que transmitem calma, serenidade e "classe". Eu não ligo ao status de ter bm, mercedes, audi ou seja lá o que for. Eu dou importância sim é ao que o carro significava na sua altura muito mais como "engineering statement" ou mesmo até "engineering state of the art". Faço-me entender? Tanto eu como o meu filho gostamos destas coisas e não pretendo me desfazer do carro no futuro a não ser que comece a dar problemas e mesmo assim poderia muito bem ficar na garagem que eu não importar-me-ia. Eu peço as vossas opiniões é mais no sentido de saber que possíveis custos este carro poderá ter, coisas nas quais eu não estou a pensar de momento e que vós mais experientes que eu podereis eventualmente saber. Eu não pretendo gastar rios de dinheiro com o carro sempre. Manutenção normal, cuidada sim mas normal e pouco mais se possível. A ideia do gás foi apenas em relação aos custos e até porque dizem que ajuda na longevidade do motor, mas também não será imperativo. O facto de possívelmente vir a ser um clássico ou não também não é imperativo de todo pois apenas quero ter um carro para "pure driving pleasure" e nada mais.

Daí o meu pensamento deste tipo de carros aparentar ser "despreocupado", calmo...

Muito obrigado pelas vossas opiniões.

Voltar
Superior