[Antevisão] Citroën DS5

Se o vidro desce, não, obviamente. [:blush:]

(joke)

Sim, o vidro desce, mas tem uma escova minúscula, o que devo fazer? [:D]

EDIT: Mais a sério, não estou a inventar, bati mesmo! Basta uma ligeira distracção e a cara estar 2cm mais á frente do que o habitual. E isso acontece em qualquer carro. [;)]

Gostava de saber de quem critica a posição dos comandos dos vidros traseiros, o que pensam da posição dos comandos de ventilação traseira na generalidade dos automóveis (incluindo este argolas [:p] )

3.jpg

Será que tem havido muitas costelas partidas? :sh)

Gosto especialmente do cuidado em forrar as molduras das portas para esconder a "chapa" e depois deixam aquelas frinchas enormes nas portas! É alimão por isso é sinal de classe. [:D]

Sim, o vidro desce, mas tem uma escova minúscula, o que devo fazer? [:D]

EDIT: Mais a sério, não estou a inventar, bati mesmo! Basta uma ligeira distracção e a cara estar 2cm mais á frente do que o habitual. E isso acontece em qualquer carro. [;)]

Acontece mais nos que têm falhas de design nesse capítulo.

(vejam a partir do minuto 5:30)

Gostava de saber de quem critica a posição dos comandos dos vidros traseiros, o que pensam da posição dos comandos de ventilação traseira na generalidade dos automóveis (incluindo este argolas [:p] )

http://www.km77.com/fotos/bbtcontent/clipping/KM7KPH20090514_0047/3.jpg

E quem critica a posição dos comandos da ventilação traseira nos modelos das 4 argolas, o que pensa da posição dos comandos dos vidros eléctricos traseiros nos Citroën?

E quem critica a posição dos comandos da ventilação traseira nos modelos das 4 argolas, o que pensa da posição dos comandos dos vidros eléctricos traseiros nos Citroën?

Penso que a questão não é bem essa mas sim, porque raio não embirram com esses pormenores (ou pormaiores, como queiram) nos outros automóveis?

Veja-se a colocação dos 4 piscas no A4 e no C5 e o celeuma que deu num e não no outro...

Acontece mais nos que têm falhas de design nesse capítulo.

(vejam a partir do minuto 5:30)

[]

que filmezinho interessante. Do tempo em que o Top Gear falava a sério[:D]
E não deixa de ser curioso que andamos sempre à volta dos mesmos tópicos: estilo predomina sobre função, influência do marketing no desenvolvimento automóvel, e problemas ergonómicos que já deveriam ter sido resolvido à décadas.

Como um aparte, quando o TopGear celebrou um dos seus aniversários (algures no final dos anos 90), fizeram um especial com os apresentadores do programa do passado e do presente, e esse tipo que ensaiou o Calibra por acaso foi o que acabou por marcar mais.
Nesse programa ao recordarem os muitos anos de Topgear, falou-se no fascinio que os apresentadores tinham por tudo o que fosse Ferrari.
Mas quando este tipo falou, bem, nunca vi ninguém falar tão mal da Ferrari como ele (ele foi apresentador na década de 80 e acho que inicio da década de 90). Queixou-se da qualidade, da condução, da ergonomia, da fiabilidade. Se não lhes chamou sucata pouco faltou.
É isto que gosto nos media ingleses. Se é para falar mal, desde que justificadamente, pelo menos não se contém[:D]

Lembrei-me do ClioIIIRS a propósito da guerra que ele fez neste tópico sobre as jantes "xungas" do DS5.

Isso ainda não é oficial, mas a ser confirmado acho essas jantes igualmente chungas.

Ao contrário do que pensas não é por ser um Audi que mudo de opinião.

Quer dizer que o condutor de um A4 também parte uma costela para ligar os 4 piscas?

Já conduziste um A4 B8 ?

É que eu já e ligar esse botão não tem nada demais.

E mesmo no C5, em que esse botão está até mais afastado do condutor que no Audi, não me parece algo muito grave.

Queres mesmo comparar isso com teres de te dobrar todo para subir e descer vidros electricos ?

3.jpg

Aí sim, é comparável e também deve dar para umas dores de costas, mas, como é óbvio, ninguém vai passar a vida a mexer nessa ventilação, já subir e descer os vidros é algo regular quando alguém vai atrás. Além de que essa ventilação está mais acima do que os botões para os vidros no DS5.

E há ainda outra, que é o facto dessa ventilação ser um opcional que quase ninguém coloca portanto, como se pode ver, é uma falsa questão e um escamoteamento por parte de vocês defensores do DS5.

Que aliás, diga-se, estamos no tópico deste Citroen. Agora claro que havendo falta de argumentos é tentar arranjar algo errado e nem sequer comparável noutras marcas, nomeadamente marcas que, supostamente, eu venero, o que nem sequer é verdade [:D]

Isso ainda não é oficial, mas a ser confirmado acho essas jantes igualmente chungas.

Essas jantes já estão disponíveis no A1 há muito tempo (se não mesmo desde o lançamento).

Já as vi num modelo exposto num salão e que está num post do tópico do A1...

Como dizes que tratas tudo da mesma maneira e não mudas de opinião por ser uma marca diferente, agora deves chamar chunga ao A1 dado que baseaste todo o fundamental de uma opinião sobre a chunguisse geral do DS5 com base nas suas jantes.

A coerência é vista assim. Agora o A1 passa a ser chunga...

...por ter umas jantes chungas.

Edit: Aqui estão elas...

47381463789258da6105b.jpg

23ud1l3.jpg

E aqui a foto que falei...

012.jpg

Última edição:
Já conduziste um A4 B8 ?

É que eu já e ligar esse botão não tem nada demais.

E mesmo no C5, em que esse botão está até mais afastado do condutor que no Audi, não me parece algo muito grave.

Queres mesmo comparar isso com teres de te dobrar todo para subir e descer vidros electricos ?

Não, assim como não conduzi o C5!

Aliás, nem acho que esses botões estejam mal colocados, mas certamente te lembras da "tinta" que isso fez correr quando saiu (para variar) o C5!

Não tenho tempo para ir á procura disso, mas muito provavelmente alguns users eram os mesmos de hoje...

Se quero comparar? Porque não? O movimento não é idêntico?

Quanto aos argumentos, parece que é coisa que também não abunda por esse lado...

Essas jantes já estão disponíveis no A1 há muito tempo (se não mesmo desde o lançamento).

Já as vi num modelo exposto num salão e que está num post do tópico do A1...

Como dizes que tratas tudo da mesma maneira e não mudas de opinião por ser uma marca diferente, agora deves chamar chunga ao A1 dado que baseaste todo o fundamental de uma opinião sobre a chunguisse do DS5 nas suas jantes.

A coerência é vista assim. Agora o A1 passa a ser chunga...

...por ter umas jantes chungas (a teu ver).

Com essas jantes é decerto chunga, agora ainda não vi nenhum A1 com essas jantes, e há várias configurações que eu acho bem conseguidas.

Sobre o DS5, e é disso que se devia falar aqui, era bom que apenas as jantes fossem chungas, até porque isso é algo que dá para mudar. É mesmo o conjunto, quer exterior quer interior.

E antes que venhas com o argumento que, por exemplo, a A4 Allroad também tem muitos cromados adianto já que também o acho e não acho que fique muito bem.

Aliás, tal como já referiste no tópico da nova 508 RXH, a mesma tem até mesmo cromados que a A4 Allroad, e isso eu também aprecio. Só não gosto muito das DRL, mas a comparar com este DS5, a 508 "Allroad" é um exemplo de bom gosto.

Não, assim como não conduzi o C5!

Aliás, nem acho que esses botões estejam mal colocados, mas certamente te lembras da "tinta" que isso fez correr quando saiu (para variar) o C5!

Não tenho tempo para ir á procura disso, mas muito provavelmente alguns users eram os mesmos de hoje...

Se quero comparar? Porque não? O movimento não é idêntico?

Quanto aos argumentos, parece que é coisa que também não abunda por esse lado...

Por acaso não me lembro de "tinta" nenhuma, a sério que não, mas isso dos quatros piscas não me parece ser muito grave, mesmo no C5 que seria suposto eu odiar, o que nem é verdade, até acho um bom produto, e com excelente aspecto, ao contrário do seu "irmão" DS5.

Alguns users eram os mesmos ? Talvez, mas aposto um almoço que nunca me viste a dizer mal disso no tópico do C5, até porque nem me lembro dessas conversas.

Argumentos também não abundam por aqui ? Isso deixo ao critério de quem está a ler a conversa de fora, nem tu és imparcial sobre os meus nem eu serei sobre os teus.

Última edição:
Com essas jantes é decerto chunga, agora ainda não vi nenhum A1 com essas jantes, e há várias configurações que eu acho bem conseguidas.

Pois, no A1 pelos vistos há (agora) configurações chungas e outras bem conseguidas.

E no DS5...será que não é a mesma coisa? [:p]

Não sei, digo eu, que por acaso tenho essa opinião...

Pois, no A1 pelos vistos há (agora) configurações chungas e outras bem conseguidas.

E no DS5...será que não é a mesma coisa? [:p]

Não sei, digo eu, que por acaso tenho essa opinião...

Agora não, já havia dantes umas bem fatelas tipo do Real Madrid e do Barça, mas isso são showcars.

E com essa do agora é só porque eu nem sabia da existência dessas jantes, o que até é normal visto serem raras. Eu pelo menos ainda não vi nenhum A1 com as mesmas.

No DS5 nunca será a mesma coisa porque não há jantes de bom gosto, tem sempre aquele pilar horrível, e o interior é uma salganhada e um exagero de cromados de muito mau gosto.

Se não concordas tudo bem, agora devias concordar em discordar, e não achares sempre que és o dono e senhor da razão.

Agora não, já havia dantes umas bem fatelas tipo do Real Madrid e do Barça, mas isso são showcars.

E com essa do agora é só porque eu nem sabia da existência dessas jantes, o que até é normal visto serem raras. Eu pelo menos ainda não vi nenhum A1 com as mesmas.

No DS5 nunca será a mesma coisa porque não há jantes de bom gosto, tem sempre aquele pilar horrível, e o interior é uma salganhada e um exagero de cromados de muito mau gosto.

Se não concordas tudo bem, agora devias concordar em discordar, e não achares sempre que és o dono e senhor da razão.

Pois aí reside o exagero.

Há jantes de bom gosto no DS5, o pilar horrível incomoda-te muito mas gostas do A1 e que, em qualquer configuração recheada tem sempre os arcos metalizados ou noutra cor de contraste, o interior segue rigorosamente a salganhada germânica e não te vejo a criticar o exagero de cromados de um A8, por exemplo (é só passar na última página do seu tópico para perceberes o que me estou a referir).

E a verdade é esta: o preconceito é uma coisa lixada de combater. Qualquer falha no DS5, se transforma numa cratera para justificar não gostares do produto.

Nos produtos que gostas, fazes a excepção.

E eu estou aqui a dizer isto porque é um sentimento natural e que todos temos, para diferentes coisas.

Eu, por exemplo, não vou muito à bola com carros japoneses (por uma questão de simples gosto, não me dizem nada) e, por isso, inconscientemente tendo sempre a exagerar uma falha (apercebo-me depois muitas vezes [:D]).

Agora, se eu vejo essa falha num produto que goste genericamente...não vou desvalorizá-la. Ela não deixa de existir. Eu simplesmente...vivo melhor com ela [:D]

Eu, por exemplo, também nunca compraria um DS5 com essas jantes. Também não gosto delas.

E há várias configurações do DS5 que eu não gosto.

Daí a chamar-lhe xunga, vai uma grande distância porque esse assessment decorre da configuração e não do modelo.

Se não, vou chamar xunga a praticamente meio mundo automóvel e praticamente todo e qualquer modelo que tenha algum grau de personalização (RR, MINI, R8, Ferraris, todos os premium, etc). Existirão sempre combinações e escolhas que não me agradarão, como é óbvio.

Última edição:
Mas porquê esse martelo nos argumentos, sempre a utilizar o A1?

Não faz o mínimo sentido e até desvia do centro da discussão. Por outras palavras, fuga a argumentação directa.

Opiniões há muitas e há que as saber respeitar.

Cumps

Mas porquê esse martelo nos argumentos, sempre a utilizar o A1?

Não faz o mínimo sentido e até desvia do centro da discussão. Por outras palavras, fuga a argumentação directa.

Opiniões há muitas e há que as saber respeitar.

Cumps

O A1 veio à baila simplesmente devido à discussão das jantes.

Coincidiu que, por acaso, Audi e Citroën têm uma jante respectivamente no A1 e DS5 muito parecida.

A dualidade de critérios dependendo das marcas que aparecem em cena já é conhecida e há sempre a tendência a cair na incoerência.

Pela forma como se fala de certas situações diria que o carro já está nos stands...não sei como alguém pode alegar que sentado no banco atrás é preciso fazer grande ginástica para ir aos botões dos vidros...certamente para crianças é mais doloroso porque têm os braços mais curtos, agora adultos com estatura média podem não ter grande dificuldade em lá chegar.

Por fotos também diria que muitos carros com botões na portas eram ultra ergonómicos, foi até me sentar neles e verificar que estava errado.

Não existe uma barreira concreta entre forma e função, existem sim compromissos. É mais que obvio que para dadas formas é impossível levar a função até um grau de acessibilidade elevado mas estamos a falar de produtos que são para ir a nichos de mercado e não para servir as necessidades usuais de forma satisfatória.

Devemos sempre como designers, para quem é, criar um design o mais inclusivo possível mas no mundo de imagem em que se vive hoje e com os órgãos de marketing tão fortes há coisas que negam uma das razões base de criar design.
Não vejo esse problema assim tão grave pois temos disponíveis uma variedade de produtos como nunca tivemos e podemos escolher quase um à nossa medida.

Outra coisa é o cliente, nem sempre tem entendimento ou nem sempre vai tão fundo no questionamento da forma.

No meu trabalho tenho situações que tento alertar para possível falta de funcionalidade ou para menor funcionalidade caso escolham o que têm em mente, há quem chegue lá e há quem diga que para o uso que vai ter não há problema em comprometer um pouco a eficácia funcional a favor do aspecto visual e emocional.

Eu percebo isso porque temos de medir as consequências e ver o que nos está a satisfazer mais se é a necessidade pratica se é a emocional em olhar para algo que preenche mais mesmo sendo menos pratico.

Também tenho situações que prescindo de soluções mais praticas porque não me fazem transtorno na vivência, e afecta-me mais a forma cair naquilo que não me preenche de emoção.
É preciso medir consequências e assumir os compromissos a partir daí as opiniões são externas e não têm importância.

Voltar
Superior