Nephilim
Banido
Estes certificados são como os projectos de gás!
Enquanto houver poucos técnicos no mercado os preços são altos!
Com o tempo vai baixando!
Nao tem necessariamente de ser altos, se forem directamente ás pessoas certas[
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Estes certificados são como os projectos de gás!
Durante anos foi algo que nunca fez falta, agora que é obrigatorio nao me parece ser assim tao importante o facto de ser rigoroso...alias no caso da termica durante anos era a maior palhaçada que existia, eu proprio fiz largas dezenas ou mesmo centenas de calculos termicos que foram entregues em camaras municipais e nao fiz um unico que nao fosse e bem aldrabado[] , tinha mesmo de ser assim para ser aprovado, quem fez calculos termicos sabe disso e como funcionavam[
] e agora acontece parecido com o certificado tem de ser á medida de quem o paga, pode haver mais rigor é um facto mas parte sempre do cliente e de quem o paga estes "ajustes".
Tens razão em relação à maneira como se aldrabavam e ainda se faz, estes supostos calculos termicos, feitos por pessoas que na sua maioria nem sabem o que estão a fazer.
È por isso que Portugal apesar de fazer parte do Sul da Europa , é dos paises com pior qualidade termica, rapamos frio dentro de casa e desperdiçamos muita energia porque a qualidade de construção a nivel termico é uma anedota.
Não acredito que baixem muito mais do que algumas empresas já fazem.Estes certificados são como os projectos de gás!
Não acredito que baixem muito mais do que algumas empresas já fazem.
Conheço quem faz e eu digo que pelo preço que cobram eu não faria... Dá imenso trabalho, é preciso ficar-se responsável por uma série de coisas, para ganhar 150/200€? Não vale a pena.
Não há custos?Sim são muitas folhas e tem muitas variaveis mas ha programas para fazer isso e acaba por se adaptar a mesma matriz mudando apenas variaveis, dá trabalho mas pelo que vi faz-se bem e nao ha custos em ser feito portanto esse valor paga e bem o trabalho.
Não há custos?
1º os programas que dizes custam dinheiro.
2º o Curso é caríssimo e a taxa de reprovação é gigante (para teres de ir repetindo e para os amigalhaços deles serem os únicos peritos).
3º É preciso fazeres uma deslocação à casa e fazer um levantamento exaustivo da casa, tanto métrico como fotográfico.
4º Tens de fazer as plantas todas da casa, e cortes e tens de medir as pontes térmicas, e verificar materiais, etc etc.
5º Tens de propor melhorias se a casa não cumprir certos parâmetros.
São horas de trabalho, mais deslocações. Por 150€ ? []
Eu não fazia.
1 dia?Sim mas nao assim tão linear e tu sabes disso, mas depnde do tipo de certificado, existe o certificado para construções de raiz, predio ja existentes etc.
Numa construção de raiz nao se faz levantamento nenhum, as plantas sao fornecidas pelo cliente pois ja existem as das arquitectura.
No predio existente já é diferente mas tambem nao é nada do outro mundo.
Se dá trabalho sim dá, pode demorar um dia(na pior das hipoteses) se os elementos forem fornecidos e nao houver deslocações.
1 dia?
Sim são muitas folhas e tem muitas variaveis mas ha programas para fazer isso e acaba por se adaptar a mesma matriz mudando apenas variaveis, dá trabalho mas pelo que vi faz-se bem e nao ha custos em ser feito portanto esse valor paga e bem o trabalho.
Já vi que estás por dentro do esquema de aldrabar, já agora diz-me que tipo de Eng. é que está a assinar esses projectos, só para tirar uma duvida.
Aldrabar? nao percebi... [:blush:] eu sou cliente e precisei de um certificado energetico para uma construção e fizeram-me e tenho aqui sao muitas folhas com calculos, e pelo que me disseram dá trabalho e como é novidade falta alguma pratica para o tornar mais rapido.
Quem o fez é um eng civil já com 10 anos de experiencia e recentemente com o curso de termica e devidamente credenciado para este trabalho.
Eng. Civil com curso de Termica!!? Portugal no seu melhor.
Os pedreiros viram constructores e os Eng. Civis assinam os projectos todos: construção, eletricidade, gás e AVAC.
Nao sei qual o problema de um eng civil tirar um curso de termica, varios o fizeram e estão a fazer.
Eng. Civil com curso de Termica!!? Portugal no seu melhor.
Os pedreiros viram constructores e os Eng. Civis assinam os projectos todos: construção, eletricidade, gás e AVAC.
Se estiverem credenciados para isso porque não?
És Eng. Civil?
Fazes ideia da quantidade de informação (várias especialidades) que são dadas na formação de um Eng. Civil?
EDIT: Entendo que sim, que fazes ideia. Se a térmica (transmissão de calor) é dada em Eng. Mecânica, ficas a saber que em Eng. Civil também é abordado esse tema, pois há inúmeros casos onde se tem de "jogar" com dilatações e etc's. E AVAC também passa por umas contas e tabelas, que qualquer engenheiro pode perceber. Assim como a Acústica. E já agora as águas. E electricidade, pois as perdas de carga que se usam em cálculos de redes eléctricas usam-se exactamente da mesma maneira nos cálculos de redes de abastecimento de água. E gás.
...
Não disse que havia problema, mas são raros os casos de Eng. Civis a irem tirar uma Pós-graduação em Termicas porque são leccionadas nos Departamentos de Eng. Mecânica e não no de Eng. Civil. Essas Pós-Graduações partem logo do principio que os formandos tem já as cadeiras básicas de Transmissão de Calor, o que na realidade não acontece nos cursos de Eng. Civil.
Penso que ou estas equivocado ou então estas a fazer confusão entre RSECE e RCCTE. As cadeiras de transmissão de calor que tu falas fazem parte dos curriculos de engenharia civil.
Claro que na alemanha e suiça as casa sao mais quentinhas de inverno...mas tambem eles pagam para isso.[]