Certificado Energético dos Edificios !

Imaginemos uma garagem, que tem instalação eléctrica e quadro, mas que supostamente nunca teve contador... a garagem tem mais de 30 anos e agora para colocar um contador, tem que se pedir a um electricista para ir lá ver aquilo e confirmar que está tudo ok. Tem que emitir um certificado energético da garagem, depois tem que se dizer a um técnico da companhia de electricidade para ir lá e só depois está apto a ter contador. Isto são os procedimentos normais e correctos?

Alguém tem ideia dos valores envolvidos? Já vi no site da Certiel:

http://www.certiel.pt/web/certiel/preco-dos-servicos

Estamos a falar 51.23eur + 159.27eur?

Estás a misturar duas coisas.

Uma coisa é a ficha eléctrica da instalação.

Outra coisa é o certificado energético. O electricista não faz nenhum certificado energético, nem sabe à certiel verificar isso.

O Certificado energético é com a Adene.

Ui....conta com bastante acima. Tive conhecimento de técnicos responsáveis que cobram 500€, só para lá pôr a assinatura no papel.

Depois, o mesmo quererá ver a instalação, para ver se está tudo nos conformes (ligações a terra, quase de certeza que não terá, tendo já 30 anos, QE's e aparelhagem com IP, etc, etc)

Para uma obra deste calibre?!!!

Não estás a confundir com o honorário de um técnico responsável por exploração de uma instalação MT?

A eles não lhes interessa o calibre da obra; tem que meter o nome dele, como técnico responsável, e cobra por isso. Uma pessoa, tomar responsabilidade por coisas que não fez, não é de ânimo leve.

Estás a misturar duas coisas.

Uma coisa é a ficha eléctrica da instalação.

Outra coisa é o certificado energético. O electricista não faz nenhum certificado energético, nem sabe à certiel verificar isso.

O Certificado energético é com a Adene.

Sim, a Certiel faz a certificação da instalação, o técnico é responsável pela mesma e assina/pede a certificação à Certiel.
Ele não deve ter conseguido explicar-se.

Obrigado pelos esclarecimentos!
O que me foi dito por uma funcionária da EDP, é que tinha que ir um electricista certificado ao local, fazer os devidos testes e trabalhos ou confirmar que tudo que está lá, está tudo ok.
Pago deslocação e trabalhos (caso o justifique). Se estiver tudo ok, dado que ele é um electricista certificado, comprova perante eles que está tudo ok e tenho acesso a esse tal certificado energético e a criação do CPE (Código Ponto de Entrega). Estive a ver tabela de preços no site da Certiel e não fiquei muito esclarecido...
Só depois disso, o técnico da EDP, tem a possibilidade de ir lá montar o quadro.

Obrigado pelos esclarecimentos!
O que me foi dito por uma funcionária da EDP, é que tinha que ir um electricista certificado ao local, fazer os devidos testes e trabalhos ou confirmar que tudo que está lá, está tudo ok.
Pago deslocação e trabalhos (caso o justifique). Se estiver tudo ok, dado que ele é um electricista certificado, comprova perante eles que está tudo ok e tenho acesso a esse tal certificado energético e a criação do CPE (Código Ponto de Entrega). Estive a ver tabela de preços no site da Certiel e não fiquei muito esclarecido...
Só depois disso, o técnico da EDP, tem a possibilidade de ir lá montar o quadro.

Certificado da instalação, depois da vistoria da Certiel à mesma.

A garagem já tem ramal de electricidade?

Daniel Costa

A garagem tem ramal de electricidade.

Meanwhile, novos desenvolvimentos...

Bom... o electricista é um "artista". Esteve a informar-se e é preciso pedir um projecto à Câmara Municipal (o que quer que isso seja :confused: ). Virei-me para ele e perguntei se era cópia das plantas da garagem... ele disse que sim... que deve ser isso! :sh)apr:)[8b]
Diz que já tem o orçamento, mas que só me dá, quando pedir esse tal "projecto" e se lhe der a certeza que faço o trabalho a ele! :confused:

Vou precisar de substituir o quadro, uma tomada, um interruptor, uma armadura/lâmpada... e pior que isso, vou ter que trocar os fios que vão do contador até ao quadro (cerca de 10/12metros). Disse-me que era mais barato fazer a instalação por fora, do que tirar e meter os fios novos na tubagem existente. Para isso, obviamente ou ter que falar com a administração do condomínio.

Pelo andar da carruagem, não tenho luz na garagem este ano... [8b]

Voltar
Superior