Certificado Energético dos Edificios !

O certificado energético pode aumentar a dedução das despesas com empréstimo habitação em 10%.

Artº 85 nº 6 CIRS

6 - Os limites estabelecidos no n.º 1 acrescem 10 % no caso de imóveis classificados na categoria A ou A+, de acordo com certificado energético atribuído nos termos do Decreto-Lei n.º 78/2006, de 4 de Abril. (Redacção da Lei n.º 67-A/2007, de 31/12)

Só porquê? E porque haveria a garagem de contar se estamos a falar de certificado energético de uma habitação? Interessa a eficiência energética da parte habitável, não?

Depende...do que se entenda por garagem, pode ser uma zona da casa ou não, pode ter wc ou nao etc...

Sendo um predio nao se inclui a garagem mas numa moradia esse certificado é para a casa toda incluindo garagem em muito casos.

Depende...do que se entenda por garagem, pode ser uma zona da casa ou não, pode ter wc ou nao etc...

Sendo um predio nao se inclui a garagem mas numa moradia esse certificado é para a casa toda incluindo garagem em muito casos.

Então antes de mandares bitaites para o ar informa-te sobre aquilo de que os outros estão a falar.

Então antes de mandares bitaites para o ar informa-te sobre aquilo de que os outros estão a falar.

Eu sei o que tou a dizer, por isso é que é bom nao se confundir uma garagem com um local de estacionamento, é que uma garagem é habitavel muita vezes pode ter wc pode ter arrumos , pode ter um escritório etc...[;)]

Por exemplo a minha garagem alem de janelas tem uma wc completa e uma mini cozinha é mais que habitável até dá para se viver lá dentro, pois aquilo é praticamente um T0[kiss]

É um apartamento, queres o quê?

Por acaso pensava que fazias a noção das áreas médias dos apartamentos das cidades, mas pelos vistos não.

Não é só moradias com 300m2 e afins.

Sim tens razao, esquece, tava a ver isso como área de construção de uma moradia, nesse caso seria pouco mas na realidade estava a falar de area bruta de um apartamento que sendo 132m2 já permite um T3 com boas areas.

A garagem faz parte do estudo para emissão do C.E. se estiver em contacto com a zona aquecida (habitável). Se for num anexo, por ex., é que não.

Foi lá hoje a Perita fazer a vistoria. Mede aqui, mede ali, foto aqui, foto ali, catálogo da caldeira, assinatura aqui, e está feito. Daqui a uns 3/4 dias úteis manda-me por mail a referência MB para pagar a taxa da Adene e logo de seguida envia-me o certificado. Segundo ela tudo aponta para categoria B... só não tem A porque não tenho painéis solares. Fiquei surpreendida pois já tinha ouvido dizer que categoria A só mesmo os edifícios recentes com um isolamento XPTO e caixilharias que custam os olhos da cara, entre outras coisas, mas segundo ela diz, quem fez a legislação errou, pois liga muito mais aos elementos de climatização (aquecimento central, caldeiras, recuperadores de calor, AC, painéis solares, etc) que aos elementos construtivos.

Última edição:
Foi lá hoje a Perita fazer a vistoria. Mede aqui, mede ali, foto aqui, foto ali, catálogo da caldeira, assinatura aqui, e está feito. Daqui a uns 3/4 dias úteis manda-me por mail a referência MB para pagar a taxa da Adene e logo de seguida envia-me o certificado. Segundo ela tudo aponta para categoria B... só não tem A porque não tenho painéis solares. Fiquei surpreendida pois já tinha ouvido dizer que categoria A só mesmo os edifícios recentes com um isolamento XPTO e caixilharias que custam os olhos da cara, entre outras coisas, mas segundo ela diz, quem fez a legislação errou, pois liga muito mais aos elementos de climatização (aquecimento central, caldeiras, recuperadores de calor, AC, painéis solares, etc) que aos elementos construtivos.

A e A+, só casas muito recentes!
O regulamento tem algumas falhas!

Basta as caixilharias terem corte termico e vidros duplos, nao tem de custar os olhos da cara, alias nenhum isolamento custa o olhos da cara nem é coisas de predio novos ou antigo, ou se tem ou nao tem apenas isso.[;)]

Pensava que a tua casa era recente.

Tem a ver com encorajar a utilização de energias renováveis, o cálculo é ponderado (ou adulterado...) com coeficientes que acabam por deturpar a realidade. Enquanto que os consumos de energia/m2 que aparecem no certificado têm alguma ligação à realidade, a classe energética é "artificial", por assim dizer.

Vai comprar ou vender casa? Atenção a isto | agência financeira

Vai comprar ou vender casa? Atenção a isto

Certificados energéticos são obrigatórios mas estão a ser mal feitos e podem levar compradores das casas ao engano. Proprietários também podem sair prejudicados

Durante anos foi algo que nunca fez falta, agora que é obrigatorio nao me parece ser assim tao importante o facto de ser rigoroso...alias no caso da termica durante anos era a maior palhaçada que existia, eu proprio fiz largas dezenas ou mesmo centenas de calculos termicos que foram entregues em camaras municipais e nao fiz um unico que nao fosse e bem aldrabado[:D] , tinha mesmo de ser assim para ser aprovado, quem fez calculos termicos sabe disso e como funcionavam[;)] e agora acontece parecido com o certificado tem de ser á medida de quem o paga, pode haver mais rigor é um facto mas parte sempre do cliente e de quem o paga estes "ajustes".

Voltar
Superior