Certificado Energético dos Edificios !

Estou em vias de comprar uma casa e surgiu-me a questão do certificado energético.
Esqueci de perguntar ao vendedor se a casa já o tem.
Alguém me sabe dizer se é possível fazer-se a venda sem este certificado?

500c o que queres dizer com teoricamente?
Não estava a contar com isto. Tenho um bom negócio em mãos que o preciso fechar nos próximos 12 dias +/-, mas agora coloca-se esta questão que eu desconhecia. Tou tramado...

Estou em vias de comprar uma casa e surgiu-me a questão do certificado energético.
Esqueci de perguntar ao vendedor se a casa já o tem.
Alguém me sabe dizer se é possível fazer-se a venda sem este certificado?

É possivel, agora o certificado tem um prazo de 10 anos imagina que querias vender a casa nesse periodo, vais ter que tu o pedir, pq se houver fiscalizacão o vendedor esta sujeito a levar uma coima.

Ps. Eu não compraria sem o certificado.

Última edição:
500c o que queres dizer com teoricamente?
Não estava a contar com isto. Tenho um bom negócio em mãos que o preciso fechar nos próximos 12 dias +/-, mas agora coloca-se esta questão que eu desconhecia. Tou tramado...

Há uns anos quando se começou a exigir o CE para as escrituras os notários faziam um procedimento qualquer para suprimir a sua falta, mas não sei se continua a ser possível.[;)]
Pergunta no local em que tencionas fazer a escritura.

Li em qualquer lado que, actualmente, não é possível vender/alugar sem este certificado.

EDIT:

Este site foi criado com o intuito de informar e ajudar quem pretende pedir o certificado energético da sua habitação ou estabelecimento comercial. Desde 1 de Janeiro de 2009 que a certificação energética de edifícios é obrigatória para quem comercializa (compra/vende ou arrenda) um edifício para habitação ou comércio (novo ou não). Daí que assuma particular importância estarmos devidamente informados, antes de despendermos algumas centenas de euros num documento que é essencial nos dias que correm.

Certificado Energetico .net: Certificação Energética de Edifícios

Pois é, parece-me que tenho mais um contratempo no negócio.
Eu percebo que nas casas novas seja exigido, agora em casa antigas não me parece muito racional, até porque o nível de eficiência energética deve ser quase nulo.
É que quem está a vender é uma pessoa de idade e não me parece muito à vontade em termos de papelada. Vamos a ver...

Pois é, parece-me que tenho mais um contratempo no negócio.
Eu percebo que nas casas novas seja exigido, agora em casa antigas não me parece muito racional, até porque o nível de eficiência energética deve ser quase nulo.
É que quem está a vender é uma pessoa de idade e não me parece muito à vontade em termos de papelada. Vamos a ver...

Até uma casa em ruínas, sem telhado e sem janelas precisa de certificado energético para ser vendida (ridiculo, eu sei).

Imaginemos uma garagem, que tem instalação eléctrica e quadro, mas que supostamente nunca teve contador... a garagem tem mais de 30 anos e agora para colocar um contador, tem que se pedir a um electricista para ir lá ver aquilo e confirmar que está tudo ok. Tem que emitir um certificado energético da garagem, depois tem que se dizer a um técnico da companhia de electricidade para ir lá e só depois está apto a ter contador. Isto são os procedimentos normais e correctos?

Alguém tem ideia dos valores envolvidos? Já vi no site da Certiel:

http://www.certiel.pt/web/certiel/preco-dos-servicos

Estamos a falar 51.23eur + 159.27eur?

A Certiel, é que vai certificar o edifício. O electricista encartado será o responsável pela instalação feita.
Terás de pagar a um electricista para ele se responsabilizar pela instalação, mais o pagamento da certificação da Certiel. Depois, ainda pagas à EDP, pelo contador.

A Certiel, é que vai certificar o edifício. O electricista encartado será o responsável pela instalação feita.
Terás de pagar a um electricista para ele se responsabilizar pela instalação, mais o pagamento da certificação da Certiel. Depois, ainda pagas à EDP, pelo contador.

Obrigado!

Estaremos a falar de uns 250/300eur para esse serviço todo?

Ui....conta com bastante acima. Tive conhecimento de técnicos responsáveis que cobram 500€, só para lá pôr a assinatura no papel.

Depois, o mesmo quererá ver a instalação, para ver se está tudo nos conformes (ligações a terra, quase de certeza que não terá, tendo já 30 anos, QE's e aparelhagem com IP, etc, etc)

Voltar
Superior