Câmaras de Video HD

Mordor

Well-known member
Estou a pensar investir numa câmera de video de alta definição.

Estou mais inclinado para decidir entre duas Canon: a HV10 e a HV20.

http://www.canon-europe.com/For_Home/Product_Finder/Camcorders/High_Definition_HDV/hv10/index.asp

http://www.canon-europe.com/For_Home/Product_Finder/Camcorders/High_Definition_HDV/HV20/index.asp

A HV10 anda pelos 800 e tal euros. A HV20 é mais carota, já passando dos 1000.

Qual é a vossa experiência com câmeras de video HD? Já valerá a pena o investimento nesta altura ou será melhor aguardar um pouco (estão a sair uma série destas cãmeras com algumas inovações, nesta gama, como o formato AVCHD e o armazenamento em HDD)?

Entre os modelos existentes, qual ou quais aconselham?

Sinceramente, acho que qualquer câmera com sensores CMOS, é para esquecer...

CCD é a escolha de qualidade!

Hoje em dia já não se pode pensar assim:
"
CCD vs. CMOS: CCDs have traditionally provided a "cleaner" image via a higher SNR than CMOS, but recent and ongoing developments in CMOS technology have closed this gap, especially in the case of large, high-resolution, high-frame-rate chips.With CMOS, less vertical smear is an advantage; vertical smear is very common when shooting with a very bright object, such as a light, that is in the shot. The effect shows up as "points" coming off a bright spot, which CMOS helps to reduce."
in Videomaker.com

Hoje em dia até há alguma inversão de tendência, com as câmras de topo de gama a surgirem com a tecnologia CMOS.
Além disto, o CMOS tem a vantagem de gastar menos energia, o que é sempre importante.

Hoje em dia já não se pode pensar assim:
"
CCD vs. CMOS: CCDs have traditionally provided a "cleaner" image via a higher SNR than CMOS, but recent and ongoing developments in CMOS technology have closed this gap, especially in the case of large, high-resolution, high-frame-rate chips.With CMOS, less vertical smear is an advantage; vertical smear is very common when shooting with a very bright object, such as a light, that is in the shot. The effect shows up as "points" coming off a bright spot, which CMOS helps to reduce."
in Videomaker.com

Hoje em dia até há alguma inversão de tendência, com as câmras de topo de gama a surgirem com a tecnologia CMOS.
Além disto, o CMOS tem a vantagem de gastar menos energia, o que é sempre importante.

De qualquer forma, os CCD, na minha opinião, têm cores melhores, e ainda têm SNR bem melhores, o que é cada vez mais importante agora com os televisores LCD, especialmente em formato digital de alta resolução, que não perdoam nada... e especialmente em condições de luz fraca... e como é mais normal estarmos a filmar sobre luz fraca do que contra uma luz forte...

De qualquer forma, os CCD, na minha opinião, têm cores melhores, e ainda têm SNR bem melhores, o que é cada vez mais importante agora com os televisores LCD, especialmente em formato digital de alta resolução, que não perdoam nada... e especialmente em condições de luz fraca... e como é mais normal estarmos a filmar sobre luz fraca do que contra uma luz forte...

Sim, mas havendo alguma restrição económica, o CMOS pode ser um bom compromisso.

Tenciono editar depois de gravar, embora, volta e meia, tal não seja necessário.

Interessava-me aproveitar a descida de preço destas câmeras para assegurar um equipamento que já tirasse partido das tv's de alta definição que andam por ai. Não sei é se a tecnologia estará já suficientemente amadurecida, com a mudança no formato de codificação e a evolução dos suportes de armazenamento.

Boas amigos, vou aproveitar aqui o tópico do Mordor (espero que ele não se importe).

Ando por aí a ver câmaras de filmar mas sem ser full hd, o que aconselham assim dentro dos 300/400 euros?

Já vi que existem vários tipos de armazenamento dos videos em cartões, disco rígido, etc... qual o melhor método?

Também ando um bocado à tona porque encontro nenhum site de jeito com reviews de câmaras. :(

Ps: Tenho uma sony daquelas bem antigas, ainda é uma marca a considerar?

Boas amigos, vou aproveitar aqui o tópico do Mordor (espero que ele não se importe).

Ando por aí a ver câmaras de filmar mas sem ser full hd, o que aconselham assim dentro dos 300/400 euros?

Já vi que existem vários tipos de armazenamento dos videos em cartões, disco rígido, etc... qual o melhor método?

Também ando um bocado à tona porque encontro nenhum site de jeito com reviews de câmaras. :(

Foge da Sony. Canon e Panasonic são as marcas a escolher.

Quanto ás reviews és simples...vais por exemplo ao site da pixmania ver o nome/preço da câmara....e vais ao google e metes por exemplo "canon xha1 review".....aparecem-te sempre para cima de 10 sites com reviews decentes das câmaras que escolheres....ou seja, metes o nome do produto e metes review. Isto aplica-te a todo o tipo de objectos.

Foge da Sony. Canon e Panasonic são as marcas a escolher.

Quanto ás reviews és simples...vais por exemplo ao site da pixmania ver o nome/preço da câmara....e vais ao google e metes por exemplo "canon xha1 review".....aparecem-te sempre para cima de 10 sites com reviews decentes das câmaras que escolheres....ou seja, metes o nome do produto e metes review. Isto aplica-te a todo o tipo de objectos.

Obrigado lamborghini [;)], então sony vou já colocar de parte.

Em relação às reviews, eu referia-me mais a um site de comparação ao estilo Digital Camera Reviews and News: Digital Photography Review: Forums, Glossary, FAQ mas para câmaras de filmar. Ainda não achei nada desse tipo.

lamborghini, como percebes da poda:

É preferível sensores CCD a CMOS?
Estive a ver algumas Canon (topo da gama comercial) e todas têm CMOS...

Qualquer dia também vou comprar uma mas o aspecto essencial será a portabilidade e apenas gravar para recordar na TV

Presumo que os HD tenham melhor qualidade de imagem :confused: [;)]

lamborghini, como percebes da poda:

É preferível sensores CCD a CMOS?
Estive a ver algumas Canon (topo da gama comercial) e todas têm CMOS...

As câmaras com 3 CCD`S tem geralmente menor quantidade de "noise", na imagem, mas com o avanço da tecnologia (hd), isto não é tão notório.

Um dos pontos positivos do CMOS é por exemplo as faixas brancas não existentes ou muito reduzidas na imagem.

Experimenta apontar com uma câmara com CCD`S para uma lâmpada....a imagem vai ficar com uma faixa branca...uma espécie de clarão...o mesmo aparece quando gravas o sol a bater na àgua ou em planos muito claros.

Isto nas câmaras com CMOS não acontece e a imagem é limpa.

Outra coisa a favor do CMOS é que gastam muito menos energia, logo as baterias na teoria gastam-se mais lentamente....também são mais baratos a ser fabricados.

Acho que é sobretudo uma questão de gostos. Tanto um tipo de sensor como outro tem pontos negativos e positivos.

Última edição:

Aconselho-te a ir aos 600 euros[;)] É um salto enorme de qualidade.

Voltar
Superior