Calculadora Gráfica, qual comprar?

jol2110

New member
Este pedido é mais dirigido aqueles alunos na área de ciências que tiveram de comprar a calculadora gráfica para as disciplinas de Matemática e Físico-Química.

Chegou a minha vez:( . A miúda foi para o 10º ano (Ciências e Tecnologias) e pumba para além dos manuais é preciso uma maquina calculadora gráfica que sozinha custa tanto como os manuais para as 6 disciplinas[8b] .

Bom tendo em vista que é um investimento até aos exames do 12º ano, pergunto ao pessoal que já tenha adquirido uma das maquinas aprovadas pelo ministerio da educação, qual o modelo mais equilibrado (marca, memoria, funções, etc)?

Agradecido pela vossa ajuda
cumps
jol2110

Texas ou Casio, é tudo igual... O que interessa é nós sabermos o que queremos fazer, que a calculadora não trabalha sozinha.

Antes de comprares a calculadora, vê é qual é a que a mais usada na tua escola ( ou se até mesmo recomendam uma) e compra essa, até porque provavelmente deve ser essa que o prof da cadeira sabe explicar como funciona(confirma), e se compras uma xpto doutra marca depois tens de descobrir tudo sozinho e é desnecessário.

Geralmente trabalha-se mais com as Texas, e a maior parte dos manuais com exemplos de exercícios na Calculadora, são relativas às Texas. Eu pessoalmente acho-as muito mais simples e funcionais do que as Casio, mas também pode ser uma questão de hábito.

A gráfica é um bom investimento, dá para muita coisa, visto que consegues copiar programas para lá, ou mesmo fazê-los na máquina. Eu tinha no secundário a TI-83 Plus, mas por vezes a memória já escasseava (*), por isso, se calhar aconselhava-te uma TI-84 Plus, mas não tenho a certeza se têm mais memória. Mas se não quiseres gastar tanto dinheiro, uma 83 chega perfeitamente, convém é ser a Plus, pois tem aplicações flash [;)]

(*) (também convém referir que tinha lá resumos de toda a matéria de química, física, e bastantes programas úteis em matemática)

Última edição:
Geralmente são 2 as opções...A TExas ou a Casio.
Convém saber qual a calculadora que é mais usada na escola.
Na minha era Texas, mas haviam alguns alunos com a Casio e tinham que se desenvencilhar sozinhos porque os profs não sabiam mexer nela.
Por isso é muito importante saber a calculadora que o prof quer.

No meu tempo os profs de mat da minha antiga escola só trabalhavam com as TI's.

Tenho uma TI-83 Plus e a minha irmã tem uma Casio (não sei o modelo, mas tem ecrã de 4 cores) e apesar da Casio ter o firmware com aspecto mais intuitivo (no sentido de saber onde fazer calculos, gráficos, correr apps, etc através de um "Menú Principal"), acho a Texas melhor no sentido que após aprender-se a mexer nela, o acesso aos conteúdos é mais eficiente (feita pelas teclas de atalho).

Além disso, ou é impressão minha ou muitos dos manuais apelam mais ao uso das Texas.

Convém saber o que o professor recomenda em marcas, antes de precipitar em comprar.

E depois sondar os modelos existentes e aprovados pelo Min. Educação.

A minha na altura já tinha bastantes funcionalidades e uma boa memória para aplicações.

Boas por experiência própria, que andei até há pouco tempo com uma coisa dessas atrás.

As Texas são mto mais funcionáis, há prmeira vista parece o contrário(comparando com as Casio), mas no fim de lá mexer ñ há melhor.

Agora quanto aos modelos vê qual são as permitadas na escola, se ñ compras-lhe 1 coisa que depois ñ pode levar a exame no 12º

Na minha altura havia a TI-83, mas axo q é a TI-84 q é melhor pois, dá para mais aplicações, tem lá uns truques mto à frente, e se ela for pra fac a nivel de matemáticas dá mto mais jeito.

Agora que o preço da 1 calculadora gráfica é elevado é.... quase 30 contos...

Geralmente trabalha-se mais com as Texas, e a maior parte dos manuais com exemplos de exercícios na Calculadora, são relativas às Texas. Eu pessoalmente acho-as muito mais simples e funcionais do que as Casio, mas também pode ser uma questão de hábito.

A gráfica é um bom investimento, dá para muita coisa, visto que consegues copiar programas para lá, ou mesmo fazê-los na máquina. Eu tinha no secundário a TI-83 Plus, mas por vezes a memória já escasseava, por isso, se calhar aconselhava-te uma TI-84 Plus, mas não tenho a certeza se têm mais memória. Mas se não quiseres gastar tanto dinheiro, uma 83 chega perfeitamente, convém é ser a Plus, pois tem aplicações flash [;)]

LOL

Boas...
P/ q é q seria preciso a memória da calculadora?? :confused: :rolleyes:

Faz c/ já foi dito p aqui, tenta saber qual o modelo q o/a Prof. domina e compra essa.
N compres nada mt caro pq se ela seguir p/ a Univ. vai precisar de algo melhorzito, 2º se compras um "avião" ela depois pode n ser autorizada a utiliza-la.

Cumps, Edd :)

as ti's são mto intuitivas...

confirma quais as aprovadas pelo ME e compra a melhor que o seja... assim dá logo para a fac...

eu na altura qdo fiz o secundário todo com uma calculador normalissima...
só na fac é que comprei uma ti-89 (grande máquina... dava para tudo, até para jogar tetris one-on-one com o cabo de dados.. :P)
agora tá ali na gaveta a ganhar pó... lol

Tive uma TI-82 que serviu desde o 10º até ao fim da faculdade.

Na faculdade não é preciso nada de fantástico XPTO, supra sumo da barbatana. Eu nem podia levar máquina de calcular para os exames de matemática....

Tive uma TI-82 que serviu desde o 10º até ao fim da faculdade.

Na faculdade não é preciso nada de fantástico XPTO, supra sumo da barbatana. Eu nem podia levar máquina de calcular para os exames de matemática....

Exactamente![:D]

E para Cálculo Financeiro posso apenas levar uma básica que só faça somas, multiplicações e tal...[;)]
Mais nada!

as ti's são mto intuitivas...

confirma quais as aprovadas pelo ME e compra a melhor que o seja... assim dá logo para a fac...

eu na altura qdo fiz o secundário todo com uma calculador normalissima...
só na fac é que comprei uma ti-89 (grande máquina... dava para tudo, até para jogar tetris one-on-one com o cabo de dados.. :P)
agora tá ali na gaveta a ganhar pó... lol

x2

TI-89... grande avião! Sim Sr.!!! [;)] apr:) [br:)]
Aquilo é do melhor q há, tb utilizei essa na Univ. custou-me os olhos da cara, mas valeu cada centavo.
Mt discreta em comparação com a TI-92, os profs. n levantavam espiga ([:D]) e aquilo tem memória q nunca + acaba (:sh)) [:)].
Foram sebentas e apontamentos quase inteiros lá p/ dentro.

Agora tb tá lá em casa parada sem fazer e a ganhar pó. :(

Cumps, Edd :)

Última edição:
Eu no meu ano na minha escola era quase tudo Casio. Uma com 4 cores e mais não sei o q!

Mas por norma o que vejo usar mais usar é a Texas.

Mas como já te avisaram, vai ver a escola qual é a mais usada, e qual é a que o/a professor/a tem, pq vai ensinar tudo nessa...

Ou compras uma TI ou uma Casio, o resto é paisagem.

Opinião pessoal: TI-83. Foi a que usei (até na faculdade, num curso de engenharia) e nunca tive queixas. É fácil de usar, faz tudo o que é preciso e em caso de dúvidas podes perguntar ao colega do lado que o mais certo é ele ter uma igual. Esta é a meu ver uma das maiores vantagens da TI em relação à Casio, o toda a gente (salvo seja) ter uma.

Lembro-me de um ou outro colega com uma Casio (no secundário) mas nunca me entendi com aquilo...

Sobre a TI-84...
The TI-84 Plus series was introduced in April 2004 as a further update to the TI-83 line. Despite the new appearance, they are not vastly superior to the TI-83 Plus series. The main improvements of the TI-84 Plus and TI-84 Plus Silver Edition are a fancier case with changeable faceplates (Silver Edition only), new built in functions, more speed and memory over the TI-83 and base TI-83 Plus, a built-in clock, and built-in USB port connectivity. The TI-84 Plus has 3 times the memory of the TI-83 Plus, and the TI-84 Plus Silver Edition has 9 times the memory of the TI-83 Plus. They both have 2.5 times the speed of the TI-83 Plus. The operating system and math functionality remain almost the same, as does the standard link port for connecting with the rest of the TI Calculator series. Because of a few extra features included in the 84's operating system, however, the amount of user-available Flash ROM has decreased slightly from the TI-83 Plus Silver Edition. Also, the processor has to update a clock as well as support a USB port, so the speed of processing is slightly reduced from the TI-83 Plus Silver Edition.
Se custarem o mesmo força, porque de resto...

Voltar
Superior