O PAN só se preocupou com os abates nos canis, não quis saber da esterilização. O pressuposto errado foi deles, que acharam que toda a população estava disposta a levar um lulu para o 4º esq em Mem Martins. Afinal não aconteceu, e agora não há espaços nos canis.
Curiosamente eu gostava de ter uma casa com quintal mas é por causa do meu filho, mas é engraçado que hoje quando nos queixamos que moramos em cubículos o pensamento dominante é a falta de espaço para pets...
Mas quem falou no PAN ?
Confesso que não percebo mto do funcionamento dos canis e sou tudo menos adepto do PAN.
Olha a minha cadela é esterilizada e nem sequer tem cadeia mamária para não vir a ter cancros nos ovários e afins, portanto pelo menos a esse nível de futuros excessos de população não faço parte do problema.
Há um problema de excesso de animais em canis é um facto, mas achar que há soluções fáceis para problemas complexos é digno de partidos das extremas, sejam esquerda ou direita.
Então se tenho uma cadela mas não tenho filhos é normal que tenha isto em consideração para pets e não filhos... Já quem tem cães e/ou gatos e tb filhos e se preocupa mais com eles que com os filhos é bocado ridículo, mas isso parece-me ser uma minoria.
Acho que aqui neste tópico há mta gente a tentar fazer comparações com pouco sentido e ir buscar outros temas para o assunto que não têm nada a ver, mas ok.
E qual é o problema? Prefiro um cão morto a um cão preso. O conceito de canil para mim é algo que bem devia ser discutível. Não devia existir e pronto. Porque raio paga o contribuinte impostos para alimentar cães vadios?
Só tinha de existir um canil para recolher os cães que fogem/se perdem até X dias depois de encontrados. Se até lá não fosse identificado o dono nem o animal tivesse chip, eutanásia em cima. Os animais não são pessoas, tenham dó.
O que a sociedade tem que aceitar é que ter um animal de estimação não é um direito, mas um luxo, salvo raras exceções, como os cães de pastoreio ou de trabalho.
E acho que os caçadores tratam os cães muitíssimo mal. Aliás, por vezes, de forma criminosa quase. Esses cães vivem em canis e só são soltos nos dias de caça.
Eu adoro animais mas não tenho qualquer problema em abater um. Nasci numa família de caçadores mas não gosto muito de caça, porque a caça que me foi apresentada é a caça dos pobres. São as tais associativas onde a maior parte do pessoal é um bando de burros e para eles tanto faz matar uma águia ou uma cordorniz. Já a caça de elite, onde se paga um valor alto pelo prêmio, e este é devidamente estudado para poder ser abatido, acho que poderia ser fã.
Fazer um hike de 3 dias, pernoitar na montanha, e poder disparar apenas quando tiver um tiro limpo do animal que já está num estado onde a sua existência já é mais prejudicial que benéfica, é algo que gostava.
Faz-se muito disto nos USA, por vezes a cavalo.
https://topendadventures.com/
Um cão num apartamento é um cão preso e mais valia morrer, sim senhor...
Então presumo que sejas expert em psicologia canina e conheças todos os cães do mundo em apts. Há cães com todo o espaço do mundo por aí que passam bem pior que certos cães em apts, seja por falta de cuidados, falta de comida etc.
Sobre esses já é na boa pq têm mto espaço para correr 24/7 ?
Sobre os impostos dos contribuintes é conversa sem fim, mas eutanasiar tb tem custos portanto não estou a ver como isso resolvesse o assunto.
Quem disse que ter um animal é um direito ? Certamente não fui eu.
Eu prefiro eutasaniar um animal que vê-lo sofrer atenção, de longe, mas mas gostar de animais e abater quase todos quase só pq sim não me parece mto coerente lamento.
E nem me venhas com a conversa do urbanita que está de fora do assunto pq dou-me com pessoas que conhecem de perto as realidades mais rurais e que viram desde mto novos matança de porcos, de ovelhas etc.
Sobre o fim até concordo ctg, mas a caça concorde-se ou não, tem as suas regras.
Não é a melhor comparação confesso, mas não podes matar uma pessoa só pq estás dentro da tua propriedade privada. Já na caça podes ter os teus direitos na tua propriedade, os animais serem teus etc., mas se fica provado que não cumpriste a lei não te podes queixar que foste acusado de o fazer.
Podes discutir que a lei não faz sentido, mas isso são outros 500.
Meio OT, na última season do "The Crown" há um episódio em que andam atrás de um veado que fico ferido pq um tipo não lhe acertou bem. Isto é ficção, mas se fosse real é algo que custa pq se é para caçar que o façam bem e sem sofrimento.
Apesar de não ser de todo a minha cena acho que caçar pode fazer sentido, mas com peso e medida e com respeito pelos ecossistemas. E claro que por vezes é preciso fazer controlo populacional qdo por exemplo lobos matam tudo e mais alguma coisa, e por vezes nem sequer para comer mas sim matar por desporto.
Em casos desses concordo que se vá atrás desses lobos para acabar com eles.
Todos os animais que são previamente anestesiados, são de seguida elevados por uma das patas e por fim sangrados. É uma questão de qualidade da carne.
Nunca vi um bicho a fugir das mangas nem a resistir à anestesia, mas haverá sempre aquele one in a million.
Há formas menos más de fazer a coisa, mas sejamos honestos, matar é matar e nunca será "fofinho".
É o que é, e já que és um dos que chama a certas coisas hipocrisia (matar peixes vs matar veados por causa do bambi, o que até concordo que tem o seu fundo de verdade), então tb é hipocrisia dar a entender que num matadouro só 1 in a million sofrem.
Os animais vão smp sofrer de uma forma ou outra. Até podia mentir e dizer que sou vegan para condenar "toda a gente", mas não, não sou vegan e como carne peixe etc., mas simplesmente não há formas bonitas de abater animais.
E sim, já vi documentários como aquele do Earthlings e sei que querem chocar e generalizar como se todos os matadores fossem assim e tudo fosse o mais horrível que há, que não é bem assim.
Mas é como disse, não há forma de abater animais de forma "fofinha", é o que é.
Isto pode parecer estranho agora, mas um dia daqui a 100 ou 200 anos os nossos netos/bisnetos etc. provavelmente vão olhar para trás e achar que somos bárbaros ao comer carne e peixe etc. pq isto vai evoluir para termos carne sem ser de animais, é só uma questão de evoluir certos processos e baixar custos via produção em massa.