[Crime] Burla

Mas o pessoal é parvo ou que?

Como é que alguém compra algo no OLX por TB? Mas está tudo tolo? O OLX não possui mecanismo nenhum de feedback, pelo que não é possível aferir se o vendedor em causa é sério. Mesmo quando esses mecanismos existem, as burlas acontecem, quando não existem, alguém que compre por TB está a pedir para ser roubado, desculpem a sinceridade.

Como é que alguém compra algo no OLX por TB? Mas está tudo tolo? O OLX não possui mecanismo nenhum de feedback, pelo que não é possível aferir se o vendedor em causa é sério. Mesmo quando esses mecanismos existem, as burlas acontecem, quando não existem, alguém que compre por TB está a pedir para ser roubado, desculpem a sinceridade.

Aprendem com os erros. O OLX para mim é uma chulice. E não tem mesmo isso de fedback, mas eles avisam. Tem um link:

Como Comprar em segurança?

Combine com o vendedor um encontro presencial para ver o artigo. Seja cauteloso se o preço do artigo for estranhamente baixo, se a descrição do anúncio tiver muitos erros ou for escrita num português pouco correcto ou mal traduzido. Atenção! Não envie dinheiro para o vendedor em avanço, nunca envie dinheiro para o estrangeiro e evite pagamentos via Western Union ou Paypal.

https://www.olx.pt/safetyuser/

De resto:

O que se vende mesmo é entulho caro.
Nos PCs e assim é só entulho.
Tudo que lá procurei só vi entulho caríssimo.
Ia comprar um disco para desenrascar e vi um a um preço normal: o vendedor diz que "não sei se dá ou não, é capaz, não percebo de computadores".
PC portatil 80€ "só tem um problema, não liga"
É o que se vê por lá

Alguém que viva longe dos grandes centros, ou compra à distância ou tem de fazer kms para comprar o que quer que seja.

De resto:

O que se vende mesmo é entulho caro.
Nos PCs e assim é só entulho.
Tudo que lá procurei só vi entulho caríssimo.
Ia comprar um disco para desenrascar e vi um a um preço normal: o vendedor diz que "não sei se dá ou não, é capaz, não percebo de computadores".
PC portatil 80€ "só tem um problema, não liga"
É o que se vê por lá

Depende.

Concordo que no OLX existem muitos vendedores (e compradores) com expectativas irrealistas, e por vezes o valor pedido por determinado produto roça o gozo (smartphones usados mais caros que novos, etc), mas também se arranjam bons negócios.
Como as barreiras de entrada são muito baixas, encontras lá de tudo.

Mas atenção que é dos dois lados, tanto quem compra como de que vende.
Sempre que vendo lá algo, existem sempre os "interessados" que sugerem preços absurdamente baixos. Mesmo que diga claramente que não aceito trocas perguntam se não estou interessado em trocas pelo smarthphone xyz com display partido, e a lista continua.

Alguém que viva longe dos grandes centros, ou compra à distância ou tem de fazer kms para comprar o que quer que seja.

Então que os faça ou arrisque a ser burlado.

O OLX é uma boa plataforma, desde que se tenha plena consciência das suas limitações. De facto, o próprio OLX é explícito no que toca a formas de pagamento adiantado, ou seja, desaconselha claramente o recurso a esse tipo de pagamentos.

Eu já ando nessa de compras e vendas pela internet há décadas. Nos fóruns que frequento, existem secções de compra e venda mas existe feedback, pelo que sempre há alguma segurança, mas mesmo assim, de vez em quando burlas acontecem (raro).
Numa plataforma como o OLX, em que o mecanismo de feedback é inexistente, não sei como há quem arrisca a comprar por TB.
A não ser que o produto tenha um preço residual, e o comprador esteja disposto a perder o dinheiro, nem pensar.

Última edição:
Arranja um amigo no banco em causa, descobre quem é a/o artista e faz-lhe uma visita. E não é pelo dinheiro (ou melhor também é), mas é mais pelo principio. No caso destes artistas (que parece são mais que repetentes) geralmente resulta melhor que os tribunais que também é uma opção como é óbvio.

o antigo MIAU cada utilizador tinha uma cotação de feedback, era muito mais seguro

agora o melhor é sempre pagar depois de receber a mercadoria

mas neste caso quem pode ser burlado é o vendedor que pode não receber o dinheiro

e também pode-se dar o caso que dentro da caixa haja pedras em vez do material comprado

há gente que faz disto o seu modo de vida

é sempre conveniente fazer queixa à polícia e ao OLX, eles têm mais meios do que nós em descobrir esses trafulhas

Se metes uma ação contra alguém e ganhas, essa pessoa tem de pagar também as custas de processo e honorários do teu advogado. Faz parte do conceito de justiça que uma pessoa não seja prejudicada por agir contra uma ilegalidade.

Tenho ideia de que isso não está na lei e de que depende da boa vontade do juíz.
Isso está no código civil/penal/processual ou nalgum decreto ou lei?

Era muito simples ter descoberto que era burla, o telemóvel diz Dezembro de 2015 e a venda é em Setembro de 2016. Ninguém que seja sério vai vender um iphone com fotos desactualizadas...tem de se perceber o seu estado actual!

https://webcache.googleusercontent....do-IDzv3cP.html+&cd=13&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=us

Já esteve em Beja a 11 de Agosto.

Maceira??

81b470a0c1db8dd7455d07d8ddaa07e2.png

Pelo simples facto de não ser financeiramente vantajoso para eles, antes pelo contrário.

Pois eu acho que a médio prazo a falta de um sistema de feedback vai acabar por ser financeiramente muito penalizador para eles, por causa da perda de credibilidade. Se já vai ser uma luta do caraças competir com o Ebay e a Amazon, sobretudo quando ambos se instalarem definitivamente em domínios .PT, então sem sistema de feedback estão condenados a desaparecer.

Tenho dúvidas. Só as comissões de venda do eBay por exemplo afastam muita gente. E a complicação que é colocar um anúncio.. Acho que se o feedback fosse determinante, o coisas já tinha acabado com o olx. Veja-se o hatudo ou lá como é que se chama que foi lançado agora. Feedback nem vê-lo. Pelo menos por agora.

Voltar
Superior