[Crime] Burla

Se nem e-mails trocaram fora da plataforma do olx, como é que ela havia de comunicar?

Ele pelo menos deu-lhe a morada para onde enviar o iphone, ou nem isso? [:D][:D]

Primeiro faz a TB à campeão, sem pedir dados nenhums e 2 dias depois já está nervosinho?

Diz-lhe que não fique nervoso (ou não fiques nervoso). Se deu o IBAN não tem hipótese de fugir. Na pior das hipóteses, tem de ir à polícia, ou se tiver algum conhecimento, facilmente arranja a morada e vai-lhe pedir o dinheiro presencialmente.

Sim, queixa na polícia.
Depois segue para tribunal e é esperar pela investigação.
Com um NIB e um nome é bastante fácil chegar-se ao culpado.

Também deves ser mais um que vive no mundo da Alice.

Tribunal? Investigação?! [:D]

Ele foi papado. Que lhe sirva de lição de vida. Este tipo de situações terá de ser ele a resolver. Eu já teria ameaçado a pessoa em questão.

Se nem e-mails trocaram fora da plataforma do olx, como é que ela havia de comunicar?

Ele pelo menos deu-lhe a morada para onde enviar o iphone, ou nem isso? [:D][:D]

Primeiro faz a TB à campeão, sem pedir dados nenhums e 2 dias depois já está nervosinho?

Diz-lhe que não fique nervoso (ou não fiques nervoso). Se deu o IBAN não tem hipótese de fugir. Na pior das hipóteses, tem de ir à polícia, ou se tiver algum conhecimento, facilmente arranja a morada e vai-lhe pedir o dinheiro presencialmente.

Como pode acompanhar ao longo do topico já deu para ver que era burla, e sim tem o NIB e o nome completo da rapariga em causa.

Burla

não necessariamente. Um esquema que está muito na moda é meterem um anúncio no jornal do tipo "trabalhe a partir de casa".

quando as pessoas respondem, é-lhes dito que vão trabalhar para uma empresa estrangeira que não tem conta em PT e que precisa de usar a deles.

cada vez que cair lá guito, eles podem ficar com 10% e o resto têm de enviar pela western union.

o IBAN é então usado para montes de negócios destes.

até a polícia bater à porta do gajo da conta é sempre a bombar.

Ele foi papado. Que lhe sirva de lição de vida.

Qual é a parte que te escapou, que eu falo com conhecimento de causa?
Até tenho tópico aberto aqui no fórum sobre isso.

E sim, é o único curso de acção para se tentar reaver o dinheiro/bem ou pelo menos punir de alguma forma o burlão.

Ele foi papado. Que lhe sirva de lição de vida. Este tipo de situações terá de ser ele a resolver. Eu já teria ameaçado a pessoa em questão.

Só uma coisa, tu achas isto tudo muito normal? Ou, tal como eu, achas que em portugal sabendo que é ilegal qualquer um pode fugir?? Dando NIB de uma conta mais concretamente? (por paypal aí ja acho que já era mesmo xb)

E ias ameaçar por onde? ahah o nabo nem contacto lhe pediu...

Estou a falar com conhecimento de causa.
A minha irmã cometeu o erro de pagar por um livro no OLX, antes do envio e ficou sem o €€.
Seguiu queixa para a polícia e o processo encontra-se em tribunal.

É o único curso de acção que ele tem para tentar reaver o dinheiro.

Por um livro? Em tribunal? Há pessoas sem nada para fazer [:D]

Como pode acompanhar ao longo do topico já deu para ver que era burla, e sim tem o NIB e o nome completo da rapariga em causa.

Sim, tinha a janela aberta há bastante tempo e depois respondi sem ver as últimas respostas.

Agora resta:

1. Apresentar queixa

2. Descobrir a morada do titular da conta e pedir cordialmente a devolução do dinheiro

não necessariamente. Um esquema que está muito na moda é meterem um anúncio no jornal do tipo "trabalhe a partir de casa".

quando as pessoas respondem, é-lhes dito que vão trabalhar para uma empresa estrangeira que não tem conta em PT e que precisa de usar a deles.

cada vez que cair lá guito, eles podem ficar com 10% e o resto têm de enviar pela western union.

o IBAN é então usado para montes de negócios destes.

até a polícia bater à porta do gajo da conta é sempre a bombar.

Sim, já ouvi falar disso, mas não tenho conhecimento que esse tipo de criminalidade tenha muita expressão em Portugal.

Isso é mais coisa do leste da Europa.

Tal como abrir empresas e contas em nome de sem-abrigo, janados, etc...

Acho que é seguro afirmar que este caso não tem esse tipo de complexidade. Deve ser simplesmente pessoal a contar com a impunidade e funcionamento lento da justiça.

Sim, tinha a janela aberta há bastante tempo e depois respondi sem ver as últimas respostas.

Agora resta:

1. Apresentar queixa

2. Descobrir a morada do titular da conta e pedir cordialmente a devolução do dinheiro

Agora é esperar que a forma usada não tenha sido como o exemplo que deixei aí atrás, senão nem é essa pessoa... Mas a queixa deve ser apresentada sem dúvida.

Com o IBAN consegues aceder ao seu titular, e naturalmente onde vive. E das duas uma, ou o titular ou um co titular ou um terceiro autorizado por um dos titulares. Não há grande ciência nisto. E se tiveres contactos na banca, a investigação é "brincadeira".

Por um livro? Em tribunal? Há pessoas sem nada para fazer [:D]

Há uns anos, o Lidl, em Coimbra penso, colocou em tribunal uma cliente que tinha roubado feijão verde ou algo assim. Pelo que me lembro, nem chegava a um euro, mas o Lidl avançou com o processo e recusou sempre qualquer negociação. A brincar a brincar a pessoa teve de arcar com todas as despesas do processo e ainda lhe ficou numas boas centenas de euros.

Burla

Guia para fazer negócios no OLX e afins:

1. Presencialmente
2. Em público e num local frequentado
3. De preferencia, acompanhado.
4. Pagar ou receber, sempre em dinheiro.

Tudo o resto é inventar um bocado. Ainda ontem comprei uma serigrafia no OLX, com check em todos os pontos acima.

Voltar
Superior