Burla OLX

Presumo que, para ter avançado para a fase de inquérito, o processo tenha pernas para nadar.
Pelo menos na minha experiência nestes assuntos, quando o processo não tem pernas para andar, costuma ser arquivado quase que imediatamente, por falta de provas.
Neste caso, há um nome associado à burla portanto presumo que haja algo por onde pegar.

E já agora, como e quando faço esses pedidos de indemnização?

A fase de inquérito é investigação. Acontece a seguir à queixa\denúncia. Mesmo até quando a prova é escassa investiga-se ( ou faz-se de conta que sim)... só no fim do inquérito é que se arquiva ou deduz acusação.

Tens que referir que queres fazer o pedido até ao fim do inquérito. Depois... é feito de forma simplista, sem grandes formalidades.

Isso depois alguém te ajuda. Eu não o posso fazer.

Por agora é manifestares que vais fazer o pedido.

Em princípio, o pedido de uma indemnização fundado na prática de um crime deve constar do próprio processo penal, sendo pedido contra quem o cometeu.
Apenas em casos excecionais é possível fazer o pedido de indemnização em separado, por exemplo quando o processo penal tiver sido arquivado por não ter conduzido à acusação dentro de oito meses a contar da notícia do crime ou quando estiver sem andamento durante esse período.
Logo que, no decurso do inquérito criminal, tomarem conhecimento da existência de eventuais lesados, as autoridades judiciárias e os órgãos de polícia criminal devem informá‑los da possibilidade de pedir uma indemnização civil em processo penal e das formalidades a observar. Quem se considere lesado pode manifestar no processo o propósito de o fazer, até ao encerramento do inquérito.
O lesado pode fazer‑se representar por advogado. A representação é obrigatória sempre que, por regra, o valor do pedido exceda 5.000€. Quando não for obrigatória a constituição de advogado, o lesado pode pedir a indemnização civil, mediante requerimento simples, com indicação do prejuízo sofrido e das provas. Por outro lado, quando o lesado se constitua assistente no processo penal e apresente acusação contra o arguido, o pedido é feito na acusação, no prazo em que aquela deva ser entregue.

http://www.direitosedeveres.pt/q/acesso-ao-direito-e-aos-tribunais/processos-em-tribunal/de-que-forma-podem-as-vitimas-de-um-crime-pedir-indemnizacao

Venho aqui pedir ajuda.

Não é que seja uma questão do OLX, mas também é de um negócio online.

Há uns tempos fiz um negócio de troca de telemóveis. Ambos enviámos em CTT Registado. O da pessoa chegou cá. O meu não chegou lá.

Ora, já reclamei nos CTT etc, ainda não tenho a resposta mas provavelmente vão declinar responsabilidades e dar a indemnização que chega para um café.

À data da troca, a pessoa em questão referia no anúncio que não se responsabilizava por encomendas perdidas pelos CTT no papel de vendedora. Ora, no caso, e tendo isto em conta, eu tenho de me responsabilizar?

Eu já pensei em propôr fazer-lhe o pagamento de 50% do valor do telemóvel que ela me enviou à troca, pois eu também fiquei a perder...Mas fico a pensar que se fosse ao contrário, eu ficava agarrado. Como devo proceder? Na altura ficou definido que o envio seria em correio registado para ambos, e nunca foi falado nem combinado nada em relação a perdas dos CTT.

Eu tenho óptimo feedback no local onde fiz a venda, nunca nada correu mal, nem sequer tentei enganar ninguém, lol.

Venho aqui pedir ajuda.

Não é que seja uma questão do OLX, mas também é de um negócio online.

Há uns tempos fiz um negócio de troca de telemóveis. Ambos enviámos em CTT Registado. O da pessoa chegou cá. O meu não chegou lá.

Ora, já reclamei nos CTT etc, ainda não tenho a resposta mas provavelmente vão declinar responsabilidades e dar a indemnização que chega para um café.

À data da troca, a pessoa em questão referia no anúncio que não se responsabilizava por encomendas perdidas pelos CTT no papel de vendedora. Ora, no caso, e tendo isto em conta, eu tenho de me responsabilizar?

Eu já pensei em propôr fazer-lhe o pagamento de 50% do valor do telemóvel que ela me enviou à troca, pois eu também fiquei a perder...Mas fico a pensar que se fosse ao contrário, eu ficava agarrado. Como devo proceder? Na altura ficou definido que o envio seria em correio registado para ambos, e nunca foi falado nem combinado nada em relação a perdas dos CTT.

Eu tenho óptimo feedback no local onde fiz a venda, nunca nada correu mal, nem sequer tentei enganar ninguém, lol.

Foi na Zwame?
É que se foi na Zwame prepara-te para ser banido [:D]

Em relação ao resto, tens provas em como enviaste tudo? Se sim, não te podes responsabilizar.

No tracking apenas tem a aceitação. Não passou daí.

A outra pessoa ainda veio insinuar que não sabia se eu tinha enviado e bla bla bla mas depois de eu dizer que com aquela atitude não havia colaboração minha acalmou...entretanto ela alterou a atitude e agora já fala bem.

Eu gosto de me deitar tranquilo e por isso mesmo tratei logo de abrir eu mesmo um tópico ao staff a explicar a situação e que com aquela atitude da outra parte eu não teria qualquer abertura. Além disso tenho 5 páginas de feedback positivo, não fiz apenas um ou dois negócios.

Por acaso a pessoa em questão até era moderadora lol. Acho que já não é.

Agora se não se responsabilizaria ao contrário...que raio me pode ser apontado? O meu medo é ela bloquear o telemóvel pelo IMEI. E o mesmo foi para oferta lol (não é o que eu uso, está com outra pessoa).

E responsabilidade dos CTT onde anda?
Pagaste correio registado para evitar chatices. Para mim, os CTT é que têm de descalçar a bota e justificar onde anda o telemóvel.

No site dos CTT:

[h=1]Correio Registado[/h]O Correio Registado é um produto que confere um maior grau de segurança ao seu correio. É a solução ideal para enviar documentos e objetos importantes ou valiosos.

[h=2]Vantagens[/h]
  • Comprovativo de envio;
  • Tratamento especial e prioritário;
  • Controlo individual;
  • Atribuição de código de barras com número de identificação único;
  • Acompanhamento e localização da correspondência – track & trace:
    • No serviço nacional, a informação track & trace é efetuada até ao momento de entrega;
    • No serviço internacional, a transmissão desta informação depende do operador postal de destino;
  • Seguro incluído no preço para casos de perda, avaria ou espoliação total.

Na teoria é assim, na prática existem imensas encomendas "perdidas" no correio registado. Do tipo, chega à estação e morreu. Alguém na estação a palmou, no registo aparece entrada estacao faro e depois? Se querem enviar algo importante, ctt expresso 19.

Na prática é fazer valer dos direitos que se tem como consumidor junto das entidades competentes.
O objecto não foi levantado e se há prova de entrega nos CTT então os CTT são responsáveis pela perda do objecto.

O problema é o valor dos seguros que penso serem irrisórios.

Eu já pensei em fazer queixa contra roubo. Tenho a certeza que o objecto foi roubado na estação aqui de Albufeira. E tenho a certeza que foi pelo gajo que me atendeu, que era novo ali. Mais de 50 envios, nunca desapareceu nada...naquele dia pronto.

Mas nunca poderia fazer queixa contra ele. Só contra a empresa CTT.

Última edição:
Independentemente do que aconteceu, os CTT são respondíveis pelo que aconteceu, eles que vejam as imagens do CCTV interno para ver se realmente alguém roubou o artigo, que telemóvel era?

Lembrei-me agora que se tiveres o IMEI podes inutilizar o telemóvel.
De preferência antes que ele o venda.

Já procuraste o telemóvel nos classificados da zona?
Que telemóvel era?

Era um iPhone 6. Na altura não surgiu nada no olx. O inutilizar o telemóvel é através de algum site da apple??
O telemóvel era de alguma operadora?
Parece-me, segundo uma breve pesquisa, que os bloqueios de IMEI podem apenas ser efectuados por operadoras para as respectivas operadoras e não de forma universal.
Apresenta queixa na polícia e nos CTT, pegas no relatório da polícia e vais às operadoras nacionais e pedes para bloquearem.

Parece-me esta a ordem a seguir. Se facultares os dados todos à compradora, ela que trate do assunto já que é do interesse dela.

Tens ai um caso bicudo, como fica a situacao no zwame e com o outro comprador? Embalaste a caixa do telemovel à vista de todos? Por norma isso ja deve ir o mais dissimulado possivel de casa para nao se perceber do que se trata.

Se o dito tem seguro, nao te vai valer de muito pois facilitaste.

Voltar
Superior