Burla OLX

Por estas e por outras é que eu sou um saudosista do velhinho miau.pt. Sempre que vou ao olx à procura de alguma coisa sou defraudado com preços ridículos, anúncios duvidosos e um sistema arcaico de funcionamento de todo o site.

Dispenso.

O olx é uma montra de classificados.

O miau era um site de leilões. O coisas é de leilões e ainda existe.

Sendo eu uma pessoa que anda na Internet desde "sempre", vou deixar uns conselhos ao pessoal:

1) Em sites tipo OLX e derivados, nunca, mas nunca comprem absolutamente nada por TB ou à cobrança, pois não existe nenhum mecanismo de feedback que permita auferir se o vendedor que estão a lidar é ou não sério.
Os negócios nesse tipo de sites devem ser feitos sempre em mão, a não ser que estejam prontos para perder o dinheiro.
Por exemplo, nos fóruns de informática que frequento, os utilizadores tem feedback de compras e vendas que efectuam, logo, é sempre mais seguro encomendar por TB. Mas mesmo havendo feedback, nada é 100% seguro e por vezes utilizadores com feedback quase imaculado cometem burlas.

2) Em caso de burla, por muito mais que vos pareça inútil, façam queixa! Se o burlão não receber queixas, continuará completamente impune (a não ser que alguém tente fazer justiça pelas próprias mãos). De facto, não percebo algumas pessoas, que tem tempo para abrir uma thread a queixar-se do burlão e segui-la durante dias, mas não fazem queixa.

Para terminar, como um utilizar referiu, não sei como essas pessoas conseguem dormir de noite. Conheço um caso de uma pessoa que por ser burlada num produto que nem chegou praticamente a €100, foi atrás do burlão...

Vendo algumas coisas pelo OLX sem problema. As pessoas fazem o pagamento por TB e quando o valor fica visível em conta, a encomenda segue. a ultima foi uma PS4+GTA 5 que vendi com 3 ou 4 meses por 360€, falei com o rapaz, ele fez a transferência e fui a Lisboa ter com o mesmo e entreguei em mãos. Na altura disse-lhe que eu não faria o que ele fez, pagar este valor assim do nada.

Quando a eu ser comprador, aí não arrisco, ou até compro mas tem de ser a pessoas já com bom feedback (passa-palavra). A ultima compra que fiz foi um router 4G a alguém que tem boas referencias por cá.

Também o usava o miau, mais para comprar roupa, ainda comprei umas coisas marteladas/contrafeitas, a ultima, uma camisa que aquilo estava mais mal feito que sei la, agarraram numa camisa preta e coseram la a etiqueta da Hugo Boss, muito mau mesmo.

Apesar de ser um pouco off topic, achei importante partilhar este anúncio aqui! Será falso? [:p]

(pormenor de classe: Certificado Energético de classe A+)

http://olx.pt/anuncio/vende-se-bar-perola-negra-IDyfifw.html

844468387_3_1000x700_vende-se-bar-perola-negra-vende-se.jpg

844468387_4_1000x700_vende-se-bar-perola-negra-imveis.jpg

Para quem não tiver urgência nas coisas é considerar seriamente o eBay. É muito mais seguro e por norma muito mais barato, mesmo com taxas alfandegárias.

Não é caso raro ver pelo OLX artigos vendidos por preços que chegam a atingir os 100% de lucro. Não tenho nada contra isso e está no direito do vendedor pedir o que quiser e claro que também de ter o seu lucro, mas fica o conselho.

No Miau cheguei a fazer grandes negócios, mas aquilo para o fim também já pouco se aproveitava. Metade dos "leilões" eram de preço fixo ou com reservas com valores estúpidos... Ou então os verdadeiros leilões chegavam a preços que não compensavam. Começou a ter mais utilizadores e aquilo chegou a um ponto que não interessava comprar por um bom preço, era mais uma disputa a ver quem ganhava o leilão, independentemente do preço final. "Ganhei eu, toma lá!"

Última edição:
Para quem não tiver urgência nas coisas é considerar seriamente o eBay. É muito mais seguro e por norma muito mais barato, mesmo com taxas alfandegárias.

Não é caso raro ver pelo OLX artigos vendidos por preços que chegam a atingir os 100% de lucro. Não tenho nada contra isso e está no direito do vendedor pedir o que quiser e claro que também de ter o seu lucro, mas fica o conselho.

No Miau cheguei a fazer grandes negócios, mas aquilo para o fim também já pouco se aproveitava. Metade dos "leilões" eram de preço fixo ou com reservas com valores estúpidos... Ou então os verdadeiros leilões chegavam a preços que não compensavam. Começou a ter mais utilizadores e aquilo chegou a um ponto que não interessava comprar por um bom preço, era mais uma disputa a ver quem ganhava o leilão, independentemente do preço final. "Ganhei eu, toma lá!"

Usa antes o amazon inglês. Não há taxas alfandegárias e arranja-se tudo por preços melhores e também se vendem artigos usados

Usa antes o amazon inglês. Não há taxas alfandegárias e arranja-se tudo por preços melhores e também se vendem artigos usados

Antigamente usava muito, mas desde que começaram a cobrar portes deixei de usar tanto. E existem coisas que não mandam para cá.

Nunca explorei foi muito a parte dos artigos que não são "Full Filled pela Amazon".

Acho a amazon muito mais confusa do que o ebay.

Como vês apenas os artigos que podem ser enviados para Portugal?

E só os que são vendidos pela própria amazon?

Última edição:
No mês passado apresentei queixa na PSP por burla contra um vendedor do olx que basicamente colocava anúncios falsos, as pessoas pagavam e depois desaparecia. Levei elementos de prova, tudo direitinho, disseram-me que não era preciso nada. Hoje recebo uma carta do tribunal a pedir-me que apresente elementos de prova! FOD**** andamos a brincar? Para isto apresento logo a queixa no tribunal e não na policia... em pleno século XXI e ainda tanta coisa atrasada, assim não vale a pena denunciar criminosos, é deixa-los andar que se ganha mais.

Já agora, como ninguém do tribunal veio a minha casa pedir-me nada, mas enviaram apenas uma carta registada, eu também não posso fazer igual? Envio uma cartinha com elementos de prova, na Constituição diz que somos todos iguais...

"para no prazo de 10 dias, vir aos presentes autos" significa que vou lá ter que ir perder tempo certo? :/

Acho a mamazon muito mais confusa do que o ebay.

Como vês apenas os artigos que podem ser enviados para Portugal?

E só os que são vendidos pela própria amazon?

Na descrição do vendedor diz quais são enviados para toda a Europa.

A amazon pouco ou nada vende. Só os leitores de livros e um smartphone. São vendedores registados. Normalmente são empresas que vendem artigos novos e também usados.

De qualquer forma há sistema de feedback. abaixo de 99% de feedback não compro nada. Até hoje tudo 5 estrelas. Mais rápido a chegar a casa às vezes do que encomendar em lojas portuguesas online

No mês passado apresentei queixa na PSP por burla contra um vendedor do olx que basicamente colocava anúncios falsos, as pessoas pagavam e depois desaparecia. Levei elementos de prova, tudo direitinho, disseram-me que não era preciso nada. Hoje recebo uma carta do tribunal a pedir-me que apresente elementos de prova! FOD**** andamos a brincar? Para isto apresento logo a queixa no tribunal e não na policia... em pleno século XXI e ainda tanta coisa atrasada, assim não vale a pena denunciar criminosos, é deixa-los andar que se ganha mais.

Já agora, como ninguém do tribunal veio a minha casa pedir-me nada, mas enviaram apenas uma carta registada, eu também não posso fazer igual? Envio uma cartinha com elementos de prova, na Constituição diz que somos todos iguais...

"para no prazo de 10 dias, vir aos presentes autos" significa que vou lá ter que ir perder tempo certo? :/

Nao precisas de ir pessoalmente, podes mandatar advogado e trata-te de tudo isso

Tenho ideia que essas coisas é melhor apresentar à PJ. Não sei se o rumo é o mesmo, mas a PSP pouco fará quanto a isso.

Tenho ideia que essas coisas é melhor apresentar à PJ. Não sei se o rumo é o mesmo, mas a PSP pouco fará quanto a isso.

Já eu conto que não faça nada, há coisas mais importantes, então para que me faz o tribunal perder tempo? Tenho pessoas em casa que ficaram preocupadas com a carta do tribunal com o meu nome, pensaram logo o pior, a carta mais parece uma intimação, quem seja pouco letrado fica logo assustado.

O MP é que é o titular da acção penal, apresentar queixa na GNR, PSP ou PJ é igual. Até se pode, claro, apresentar no MP. Mas vai dar tudo no mesmo - abertura de inquérito e investigação.

Claro que quem faz a queixa vai ter que perder tempo, colaborar na prova, colaborar, apresentar-se aqui e ali, etc.

É normalíssimo.

A burla é um crime-semipúblico. Depende de queixa do lesado.
Se alguém me burlar no OLX , só eu tenho legitimidade para fazer a queixa. Nos crimes públicos é que qualquer cidadão pode apresentar denúncia.

Mas lá está: eu levei provas! A PSP não as quis, disse para eu as guardar que não precisava! Portanto é inútil apresentar provas ou queixar-me junto de quem serve apenas para secretário, à custa disso sou obrigado a 2 deslocações, ainda por cima no horário incompatível com o meu. Serviços que fecham às 16h!

Posso desistir da queixa?
Que acontece se não me apresentar nos 10 dias úteis?

Voltar
Superior