Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
E o PSI20 afunda de novo... o BCP e o BPI perdem 6-7%.
Viva o short-selling! [8b]
Como assim?!
Especuladores. Vendem agora por 10 algo que não têm para depois comprarem a 5. Quanto mais pânico houver melhor para esta gente. Eu não sou expert em economia, apenas um curioso, mas tenho muita dificuldade em entender como é que esta prática é legal.
É basicamente isso.........também não percebo com é que isto é permitido.
Especuladores. Vendem agora por 10 algo que não têm para depois comprarem a 5. Quanto mais pânico houver melhor para esta gente. Eu não sou expert em economia, apenas um curioso, mas tenho muita dificuldade em entender como é que esta prática é legal.
A cada dia que passa parece mais óbvio que a bolsa portuguesa serve para nada... não passa de um circo onde facilmente se manipula os resultados.
E se eu te explicar da seguinte forma:
Imagina que tu tens em carteira 1000 acções do BES, que não pagam dividendos há uma serie de anos e só te dão dores de cabeça, mas por uma razão qualquer não te queres desfazer delas. Então apareço eu e digo-te, se me emprestares as tuas acções eu pago-te um juro de 5% sobre o valor delas até tas devolver, assinamos um contrato de futuro que me obriga a devolver-te as 1000 acções num determinado período e até lá eu vou geri-las como me apetecer por minha conta e risco.
Nada de ilegal, ou imoral até agora, certo??
Eu pego nas 1000 acções e vendo-as em mercado a 1 euro cada uma, recebo 1000EUR portanto. Espero que a cotação desça 20% e volto a comprar 1000 acções por um total de 800 euros.
Continua a não haver nada de ilegal, ou imoral até agora, certo??
Por fim, eu pegava nas 1000 acções, devolvia-tas e pagava os 50 euros acordados pela utilização delas.. Entre nós ficavam as contas certas e ninguém devia nada a ninguém, nem ninguém tinha prejudicado ninguém. Eu ficava com os 150 euros da mais-valia..
Para além do que o mundano já disse, quem faz estas operações incorre num risco brutal.
Numa posição longa, o máximo que um investidor pode perder é 100% - como no BES.
Numa posição curta o prejuízo pode ser mto superior.
Imaginem que hj alquém abra um posição curta no BCP a 0,095 que é o valor delas neste momento.
Sucede porém que este investidor tem necessariamente que mais cedo ou mais tarde adquirir esta posição de modo a devolvê-la.
E não raras vezes as acções disparam. Nessas situações este tipo de investidores entram em pânico porque tem obrigatoriamente que as readquirir (sob pena de ultrapassar o limite que a intermediária lhes fixou) o que provoca o short-squeeze, ou seja esta malta toda desata a comprar dispara ainda mais o preço.
Neste caso, eles entalam-se fortemente pela subida.
O paradigma desta situação aconteceu há uns anos com a VW. Creio que por qq coisa a ver com a Porsche o sentimento para a VW era depressivo. Mas aconteceu qq coisa, e, por um dia ou dois, as acções da VW subiram de €100 (ou perto disso) para €1000, precisamente por causa do short-squeeze. Nesse breve periodo a VW foi a empresa mais valiosa do mundo em capitalização bolsista.
Nessa ocasião houve investidores a perderem muito mais do que 100% do que investiram. Num caso ou noutro até se suicidaram. Lembro do dono de uma farmaceutica ou coisa parecida.
Dito isto não tenho nada contra o mecanismo short apesar de nk ter aberto nenhuma posição desse tipo por força do risco brutal que encerra. Vejo somente como mecanismo para aumentar liquidez.
"Esperas"? Portanto achas que estes tipos (não estou a falar dos pequenos investidores) se limitam a "esperar" que a cotação desça?
Se fosse assim, nem havia grande problema. O problema é que eles não esperam. Eles fazem as acções descer. Especulam e manipulam.
edit: (objectivamente). O que é que aconteceria se vários fundos começassem a fazer short selling de acções da banca (precisamente o que está a acontecer)? Como é que o mercado iria interpretar isso? Como sinal de que as acções vão valorizar ou desvalorizar? O que aconteceria efectivamente aos títulos da banca?
Lá está... quem determina o mercado são os grandes investidores. Manipulam-no à medida das suas necessidades e quem perde é sempre o mesmo. Porque é que a CMVM só suspende o short-selling quando o precipício está à vista em vez de travar logo de início a trajectória descendente? Hoje mesmo deviam proibir-se as vendas a descoberto na bolsa de Lisboa. O BCP já perde mais de 8%... e amanhã vai voltar a cair.
E achas normal haver um instrumento capaz de fazer oscilar o valor de uma acção independentemente de dados económicos concretos? Porque é que o descoberto é proíbido quando a acção está quase no lixo, mas permite-se para fazer o seu valor depreciar?
A mim, que não percebo nada disto, faz-me uma certa confusão...
Eu agradeço aos dois as explicações (mesmo). No entanto, apesar de ter aprendido, fico com muitas dúvidas em relação à legalidade, ou antes "moralidade", das vendas a descoberto. Acho que se confia demasiado na auto-regulação do mercado bolsista, liberalizando-o em excesso, sem salvaguardar e combater a possibilidade de haver manipulações desses instrumentos e mecanismos de especulação pouco canónicos...
BCP a perder 15%, antes do leilão final. Agora virou moda. Enfim.