Bolsa e investimentos

Ser accionista de um banco de repente tornou-se mais arriscado depois de percebermos como funciona o mecanismo europeu de resolução... É natural que as acções dos bancos desvalorizem neste primeiro impacto...

Mas com o tempo, assim que a poeira assentar as coisas seguem o seu rumo natural.. Nada de decisões precipitadas.

Especuladores. Vendem agora por 10 algo que não têm para depois comprarem a 5. Quanto mais pânico houver melhor para esta gente. Eu não sou expert em economia, apenas um curioso, mas tenho muita dificuldade em entender como é que esta prática é legal.

É basicamente isso.........também não percebo com é que isto é permitido.

É basicamente isso.........também não percebo com é que isto é permitido.

E se eu te explicar da seguinte forma:

Imagina que tu tens em carteira 1000 acções do BES, que não pagam dividendos há uma serie de anos e só te dão dores de cabeça, mas por uma razão qualquer não te queres desfazer delas. Então apareço eu e digo-te, se me emprestares as tuas acções eu pago-te um juro de 5% sobre o valor delas até tas devolver, assinamos um contrato de futuro que me obriga a devolver-te as 1000 acções num determinado período e até lá eu vou geri-las como me apetecer por minha conta e risco.

Nada de ilegal, ou imoral até agora, certo??

Eu pego nas 1000 acções e vendo-as em mercado a 1 euro cada uma, recebo 1000EUR portanto. Espero que a cotação desça 20% e volto a comprar 1000 acções por um total de 800 euros.

Continua a não haver nada de ilegal, ou imoral até agora, certo??

Por fim, eu pegava nas 1000 acções, devolvia-tas e pagava os 50 euros acordados pela utilização delas.. Entre nós ficavam as contas certas e ninguém devia nada a ninguém, nem ninguém tinha prejudicado ninguém. Eu ficava com os 150 euros da mais-valia..

Última edição:
Especuladores. Vendem agora por 10 algo que não têm para depois comprarem a 5. Quanto mais pânico houver melhor para esta gente. Eu não sou expert em economia, apenas um curioso, mas tenho muita dificuldade em entender como é que esta prática é legal.

A cada dia que passa parece mais óbvio que a bolsa portuguesa serve para nada... não passa de um circo onde facilmente se manipula os resultados.

E se eu te explicar da seguinte forma:

Imagina que tu tens em carteira 1000 acções do BES, que não pagam dividendos há uma serie de anos e só te dão dores de cabeça, mas por uma razão qualquer não te queres desfazer delas. Então apareço eu e digo-te, se me emprestares as tuas acções eu pago-te um juro de 5% sobre o valor delas até tas devolver, assinamos um contrato de futuro que me obriga a devolver-te as 1000 acções num determinado período e até lá eu vou geri-las como me apetecer por minha conta e risco.

Nada de ilegal, ou imoral até agora, certo??

Eu pego nas 1000 acções e vendo-as em mercado a 1 euro cada uma, recebo 1000EUR portanto. Espero que a cotação desça 20% e volto a comprar 1000 acções por um total de 800 euros.

Continua a não haver nada de ilegal, ou imoral até agora, certo??

Por fim, eu pegava nas 1000 acções, devolvia-tas e pagava os 50 euros acordados pela utilização delas.. Entre nós ficavam as contas certas e ninguém devia nada a ninguém, nem ninguém tinha prejudicado ninguém. Eu ficava com os 150 euros da mais-valia..

"Esperas"? Portanto achas que estes tipos (não estou a falar dos pequenos investidores) se limitam a "esperar" que a cotação desça?
Se fosse assim, nem havia grande problema. O problema é que eles não esperam. Eles fazem as acções descer. Especulam e manipulam.

edit: (objectivamente). O que é que aconteceria se vários fundos começassem a fazer short selling de acções da banca (precisamente o que está a acontecer)? Como é que o mercado iria interpretar isso? Como sinal de que as acções vão valorizar ou desvalorizar? O que aconteceria efectivamente aos títulos da banca?
Lá está... quem determina o mercado são os grandes investidores. Manipulam-no à medida das suas necessidades e quem perde é sempre o mesmo. Porque é que a CMVM só suspende o short-selling quando o precipício está à vista em vez de travar logo de início a trajectória descendente? Hoje mesmo deviam proibir-se as vendas a descoberto na bolsa de Lisboa. O BCP já perde mais de 8%... e amanhã vai voltar a cair.

Última edição:

Para além do que o mundano já disse, quem faz estas operações incorre num risco brutal.

Numa posição longa, o máximo que um investidor pode perder é 100% - como no BES.

Numa posição curta o prejuízo pode ser mto superior.

Imaginem que hj alquém abra um posição curta no BCP a 0,095 que é o valor delas neste momento.

Sucede porém que este investidor tem necessariamente que mais cedo ou mais tarde adquirir esta posição de modo a devolvê-la.

E não raras vezes as acções disparam. Nessas situações este tipo de investidores entram em pânico porque tem obrigatoriamente que as readquirir (sob pena de ultrapassar o limite que a intermediária lhes fixou) o que provoca o short-squeeze, ou seja esta malta toda desata a comprar dispara ainda mais o preço.

Neste caso, eles entalam-se fortemente pela subida.

O paradigma desta situação aconteceu há uns anos com a VW. Creio que por qq coisa a ver com a Porsche o sentimento para a VW era depressivo. Mas aconteceu qq coisa, e, por um dia ou dois, as acções da VW subiram de €100 (ou perto disso) para €1000, precisamente por causa do short-squeeze. Nesse breve periodo a VW foi a empresa mais valiosa do mundo em capitalização bolsista.

Nessa ocasião houve investidores a perderem muito mais do que 100% do que investiram. Num caso ou noutro até se suicidaram. Lembro do dono de uma farmaceutica ou coisa parecida.

Dito isto não tenho nada contra o mecanismo short apesar de nk ter aberto nenhuma posição desse tipo por força do risco brutal que encerra. Vejo somente como mecanismo para aumentar liquidez.

Para além do que o mundano já disse, quem faz estas operações incorre num risco brutal.

Numa posição longa, o máximo que um investidor pode perder é 100% - como no BES.

Numa posição curta o prejuízo pode ser mto superior.

Imaginem que hj alquém abra um posição curta no BCP a 0,095 que é o valor delas neste momento.

Sucede porém que este investidor tem necessariamente que mais cedo ou mais tarde adquirir esta posição de modo a devolvê-la.

E não raras vezes as acções disparam. Nessas situações este tipo de investidores entram em pânico porque tem obrigatoriamente que as readquirir (sob pena de ultrapassar o limite que a intermediária lhes fixou) o que provoca o short-squeeze, ou seja esta malta toda desata a comprar dispara ainda mais o preço.

Neste caso, eles entalam-se fortemente pela subida.

O paradigma desta situação aconteceu há uns anos com a VW. Creio que por qq coisa a ver com a Porsche o sentimento para a VW era depressivo. Mas aconteceu qq coisa, e, por um dia ou dois, as acções da VW subiram de €100 (ou perto disso) para €1000, precisamente por causa do short-squeeze. Nesse breve periodo a VW foi a empresa mais valiosa do mundo em capitalização bolsista.

Nessa ocasião houve investidores a perderem muito mais do que 100% do que investiram. Num caso ou noutro até se suicidaram. Lembro do dono de uma farmaceutica ou coisa parecida.

Dito isto não tenho nada contra o mecanismo short apesar de nk ter aberto nenhuma posição desse tipo por força do risco brutal que encerra. Vejo somente como mecanismo para aumentar liquidez.

E achas normal haver um instrumento capaz de fazer oscilar o valor de uma acção independentemente de dados económicos concretos? Porque é que o descoberto é proíbido quando a acção está quase no lixo, mas permite-se para fazer o seu valor depreciar?
A mim, que não percebo nada disto, faz-me uma certa confusão...

"Esperas"? Portanto achas que estes tipos (não estou a falar dos pequenos investidores) se limitam a "esperar" que a cotação desça?
Se fosse assim, nem havia grande problema. O problema é que eles não esperam. Eles fazem as acções descer. Especulam e manipulam.

edit: (objectivamente). O que é que aconteceria se vários fundos começassem a fazer short selling de acções da banca (precisamente o que está a acontecer)? Como é que o mercado iria interpretar isso? Como sinal de que as acções vão valorizar ou desvalorizar? O que aconteceria efectivamente aos títulos da banca?
Lá está... quem determina o mercado são os grandes investidores. Manipulam-no à medida das suas necessidades e quem perde é sempre o mesmo. Porque é que a CMVM só suspende o short-selling quando o precipício está à vista em vez de travar logo de início a trajectória descendente? Hoje mesmo deviam proibir-se as vendas a descoberto na bolsa de Lisboa. O BCP já perde mais de 8%... e amanhã vai voltar a cair.

No curto prazo pode haver capacidade para provocar movimentos no mercado, no longo prazo ninguém é suficientemente grande para o contrariar... Nem o Banco de Inglaterra, como um celebre episódio passado demonstrou..

Por isso, o short-selling só tem pernas para dar lucro se as empresas estiverem efectivamente sobrevalorizadas, um short-selling mal calculado tem potencial ilimitado de percas.. E se na realidade o preço está sobrevalorizado, a função de arbitragem dos preços, adaptando as cotações à realidade é uma função importante, porque evita que se ande a comprar gato por lebre.. Sem o short-selling se calhar as percas dos accionistas do BES seriam brutalmente maiores porque se calhar as cotações andariam muito mais altas.

Última edição:
E achas normal haver um instrumento capaz de fazer oscilar o valor de uma acção independentemente de dados económicos concretos? Porque é que o descoberto é proíbido quando a acção está quase no lixo, mas permite-se para fazer o seu valor depreciar?
A mim, que não percebo nada disto, faz-me uma certa confusão...

O instrumento que falas é a simples compra e venda.

Os mercados não são 100% racionais, nem sequer saem todos os dias dados economicos q justifiquem as oscilações do valor de cada acção.

A proibição do short-selling é uma medida aplicada pelos reguladores quando estão em pânico ou proximo disso, sendo duvidoso o efeito prático.

Na semana passada foi proibida a abertura de posições short no Bes e essa decisão teve efeito zero no que se passou a seguir.

Eu agradeço aos dois as explicações (mesmo). No entanto, apesar de ter aprendido, fico com muitas dúvidas em relação à legalidade, ou antes "moralidade", das vendas a descoberto. Acho que se confia demasiado na auto-regulação do mercado bolsista, liberalizando-o em excesso, sem salvaguardar e combater a possibilidade de haver manipulações desses instrumentos e mecanismos de especulação pouco canónicos...

Eu agradeço aos dois as explicações (mesmo). No entanto, apesar de ter aprendido, fico com muitas dúvidas em relação à legalidade, ou antes "moralidade", das vendas a descoberto. Acho que se confia demasiado na auto-regulação do mercado bolsista, liberalizando-o em excesso, sem salvaguardar e combater a possibilidade de haver manipulações desses instrumentos e mecanismos de especulação pouco canónicos...

A questão é que quanto mais interferirem os Estados, mais casos em que prejuízos que deveriam ocorrer nos mercados acabam nas mãos dos contribuintes... E isso sim é imoral e indecente. Ninguém com uma boa formação moral pode num dia dizer que vai cortar salários e pensões e no dia seguinte anunciar que vai gastar milhões porque resolveu activamente imiscuir-se num problema alheio..

BCP a perder 15%, antes do leilão final. Agora virou moda. Enfim.

Sem stress... os mercados geralmente reagem em manada e com esta história do BES é fácil perceber para onde corre a manada...

Mas os fundamentais da economia portuguesa aparentemente estão a melhorar e os dados do 2º trimestre devem ser mais animadores do que no 1º. Em relação ao BCP em si, no ultimo trimestre quase atingiu o break-even e com o reembolso de quase 2 mil milhões dos CoCos automaticamente deverá passar a ter lucro.. Também deverá ser muito difícil que dentro do BCP existam situações semelhantes ao BES, ou sequer parecidas, porque tem uma administração muito recente e tem estado debaixo de todos os holofotes nos últimos anos, com sucessivas auditorias e lugares na administração ocupados por agentes de fiscalização.. Além de que ao contrário do BES, ou ao contrário da CGD, o BCP neste momento é uma empresa praticamente sem interesses directos em actividades paralelas, é uma empresa quase focada em exclusivo na sua actividade core que é a banca, pelo que não existe a possibilidade de empresas do grupo não auditadas contaminarem o balanço..

Pelo que assim que a poeira assentar, a tendência de longo prazo vai-se sobrepor ao ruído do momento.. Pessoalmente acho que este deverá ser um óptimo momento para abrir posições longas, mas como é óbvio cada um gere e decide como aplica o seu dinheiro..

Última edição:
Acredito que o BCP esteja mto bem.

Acredito tb que a economia Portuguesa seja altamente penalizada pela falências do bes/ges e q este movimento do PSi esteja a significar isso mesmo.

Por isso, e porque a zona de suporte dos 6100/6300 foi arrasada, parece-me estar em vigor a perspectiva bear em todos os horizontes temporais.

Claro que mais cedo ou mais tarde vamos assistir a um ressalto, mas se isso significa o retomar da tendência bull ou apenas uma correcção da tendência primária é o que vamos ver.

Última edição:
Voltar
Superior