Bolsa e investimentos

Bolsa e investimentos

Tambem não tenho nada contra o short selling. Da liquidez ao mercado e com isso tambem dá mais rigor às cotacoes, que azai espelham melhor o sentimento do investidores. Além disso permitem cobrir posições contrárias (fazer hedging). Aliás, o short selling é um instrumento muito mais utilizado para limitar riscos do que para fazer especulação agressiva.
Mas, claro, tudo tem que ter regras. O short selling em certas condições torna-se problemático, porque isso é que em Portugal este é sempre proibido quando um título cai mais de 10% numa sessão. Mas podia-se fazer mais. Podia-se limitar os montantes e/ou números de transações, podia-se proibir o naked short selling, este sim, a meu ver não se perdia nada se acabasse.

Última edição:
Tambem não tenho nada contra o short selling. Da liquidez ao mercado e com isso tambem dá mais rigor às cotacoes, que azai espelham melhor o sentimento do investidores. Além disso permitem cobrir posições contrárias (fazer hedging). Aliás, o short selling é um instrumento muito mais utilizado para limitar riscos do que para fazer especulação agressiva.
Mas, claro, tudo tem que ter regras. O short selling em certas condições torna-se problemático, porque isso é que em Portugal este é sempre proibido quando um título cai mais de 10% numa sessão. Mas podia-se fazer mais. Podia-se limitar os montantes e/ou números de transações, podia-se proibir o naked short selling, este sim, a meu ver não se perdia nada se acabasse.

É bastante simples, mas parece que para alguns o problema é sempre o estado, subconsequentemente as regras. Isto sem regras é que era.

O naked short selling não é já proibido em Portugal? Julgo que sim....

É bastante simples, mas parece que para alguns o problema é sempre o estado, subconsequentemente as regras. Isto sem regras é que era.

Mas sempre vale mais as participações desses alguns que defendem uma posição e explicam porque, do que a participação de outros, cuja única preocupação é simplesmente criticar esses alguns, sem nunca acrescentar nada de útil à conversa..

Mas sempre vale mais as participações desses alguns que defendem uma posição e explicam porque, do que a participação de outros, cuja única preocupação é simplesmente criticar esses alguns, sem nunca acrescentar nada de útil à conversa..

Quando o bater com a própria cabeça não ensina nada, é pointless gastar tempo a escrever prosa.

Quando o bater com a própria cabeça não ensina nada, é pointless gastar tempo a escrever prosa.

O tema do tópico é bolsa e investimentos... As tuas opiniões sobre o que eu, ou outros pensam, ou sobre as forma de estar de cada um de nós, deixam-me lisonjeado pelo facto de perderes sequer tempo a pensar nelas e a escrever sobre elas, mas honestamente é só isso, de resto são completamente irrelevantes e são off-tópic.. Se alguém estivesse interessado em saber o que tu achas dos outros users arranjavam-te um programa ao estilo Claudio Ramos e punham-te lá a comentar o que os outros users dizem ou deixam de dizer..

Se tens alguma coisa a dizer sobre o assunto do tópico, força, considerações sobre os outros são dispensáveis e ninguém está interessado na tua opinião sobre isso..

Concordo e o caso do BES calou muita gente, isto sem citar os muitos que viraram subitamente de opinião e vieram clamar pelo estado que tanto criticam. Decidam-se de uma vez por todas!

O tema do tópico é bolsa e investimentos... As tuas opiniões sobre o que eu, ou outros pensam, ou sobre as forma de estar de cada um de nós, deixam-me lisonjeado pelo facto de perderes sequer tempo a pensar nelas e a escrever sobre elas, mas honestamente é só isso, de resto são completamente irrelevantes e são off-tópic.. Se alguém estivesse interessado em saber o que tu achas dos outros users arranjavam-te um programa ao estilo Claudio Ramos e punham-te lá a comentar o que os outros users dizem ou deixam de dizer..

Se tens alguma coisa a dizer sobre o assunto do tópico, força, considerações sobre os outros são dispensáveis e ninguém está interessado na tua opinião sobre isso..

Talvez devesses baixar o teu ego um pouco, já que quem começou por se dirigir a mim foste tu, isto visto que o pensamento que eu citei, não é apenas partilhado por ti.

Mas tens sempre a possibilidade de reportar qualquer coisa que te desagrade.

não percebo qual é o problema do short selling.
é apenas mais uma maneira de fazer dinheiro com acções.

parece que a bolsa portuguesa é como os putos a jogar á bola. quando o dono da bola leva 1-0 agarra nela e vai pra casa[:)]

As operações financeiras disponíveis, como já dito anteriormente, podem ser benéficas se forem controladas.

Quando referem que se deve deixar o "mercado auto-regular", é uma idiotice.

Regular significa estabelecer regras ou um regulamento, que é feito pasme-se, pelo regulador, que não pode ter conflitos de interesses de forma a poder estabelecer regras minimamente imparciais.

Os mercados não estão minimamente preocupados em estabelecer regras ou regulamentos. Na verdade, as instituições financeiras tentam sempre fugir ás regras criadas pelos reguladores, escondendo contas, manipulando taxas europeias, etc, sempre com o objectivo de obterem vantagem de forma a aumentar os lucros. Basta pensar no caso suíço e na ética ou falta dela, de dinheiro que provém das mais diversas actividades ilegais, mas que nenhum banqueiro por pudor recusa.

Pensando numa única instituição, não é preciso ser um gênio para perceber o que faz a goldman sachs, possuindo uma agência de rating e ao mesmo tempo um banco de investimento. Aliás, o que faria qualquer privado que tivesse como objectivo ganhar dinheiro, criar regras não estaria na lista de prioridades.

Como tudo na vida, as coisas devem ser usadas com moderação.

Um privado tem como objectivo ganhar dinheiro e não deve ser diabolizado por isso, mas a persecução desse mesmo objectivo pode resultar em dados colaterais significativos. Por isso é ingenuidade ou estupidez querer deixar que os mercados andem roda livre.

Parece que andam a ler aqui o tasco. [:p]

A entidade reguladora do mercado de capitais decidiu impedir a venda de posições curtas – aposta na queda das acções – sobre o BCP no dia 7 de Agosto.Na sessão desta quarta-feira, as acções do BCP fecharam a cair 15,07% para se fixarem nos 0,0879 euros.

Em comunicado, a CMVM decreta assim "a proibição das vendas a descoberto das acções representativas do capital social do Banco Comercial Português no Euronext Lisbon, com efeitos a partir das 00h00m de 7 de Agosto de 2014, até às 23h59m do mesmo dia".

Recorde-se que, nas últimas semanas, a CMVM tomou medidas similares para o BES e para a Jerónimo Martins. O BES ficou entretanto suspenso de negociação, no dia 1 de Agosto, e deixará de estar cotado no PSI-20 a partir de 11 de Agosto.

A 30 de Junho, tinha também decretado a inibição da prática de "short selling" sobre a Espírito Santo Financial Group (que está suspensa de negociação desde 11 de Julho, a pedido da mesma).

(notícia actualizada às 20h45)

in Jornal de Negócios

E uma imagem explicativa;

g5746c62d.jpg

Ora já desceu mais de 3% e agora já só vai em 1.1%

Está a virar?!

BCP e BANIF ainda fecham no verde?!
BCP foi aos -20% e tb já está nos 1.1%...

Parece um jogo de futebol com remates à baliza a cada 2 minutos! Intenso, muito intenso...

Cardíacos, fujam...!!!

Ora já desceu mais de 3% e agora já só vai em 1.1%

Está a virar?!

BCP e BANIF ainda fecham no verde?!
BCP foi aos -20% e tb já está nos 1.1%...

Parece um jogo de futebol com remates à baliza a cada 2 minutos! Intenso, muito intenso...

Cardíacos, fujam...!!!

Hj já deve ter dado muito guito a quem tem um par deles de ferro... [:D]

BCP tocou no 0.0723 e segue agora com 0.0879...

Acções do BCP suspensas? Alguém sabe porquê?

Edit: afinal parece que não... o meu streamer estava encravado. Já sobem mais de 1,5%.

Última edição:
Voltar
Superior