Bola reboque

Eles só fazem isso, montar bolas de reboque todos os dias, é normal que percebam do assunto.

Aquilo é pai, filho e mãe, normalmente anda tudo à zaragata mas o filho que foi o que fez a instalação no meu carro percebe daquilo.

Na altura em que montei no meu carro ele nunca tinha montado nenhum igual e ficou impec, passei lá uns anos depois porque não tinha luzes no reboque, pensava eu que era da ficha do carro mas afinal era da do reboque que com a água tinha isolado com verdete, arranjou tudo e não levou nada.

Em relação à parte eléctrica na engatauto não costumam adicionar mais nenhuma centralina, na serralharia de Algés é que costumam por e é mais cerca de 120€ mas nem todos os carros precisam, ou quase nenhuns.

Fazer estas ligações aos faróis não é física quântica e eles estão mais que batidos nisso, no meu carro os sensores têm botão para desligar mas as vezes e o tempo que se faz marcha atrás com o atrelado é tão curto que pode não justificar a compra e o acréscimo de preço dessa parte eléctrica específica.

Eles só fazem isso, montar bolas de reboque todos os dias, é normal que percebam do assunto.

Aquilo é pai, filho e mãe, normalmente anda tudo à zaragata mas o filho que foi o que fez a instalação no meu carro percebe daquilo.

Na altura em que montei no meu carro ele nunca tinha montado nenhum igual e ficou impec, passei lá uns anos depois porque não tinha luzes no reboque, pensava eu que era da ficha do carro mas afinal era da do reboque que com a água tinha isolado com verdete, arranjou tudo e não levou nada.

Em relação à parte eléctrica na engatauto não costumam adicionar mais nenhuma centralina, na serralharia de Algés é que costumam por e é mais cerca de 120€ mas nem todos os carros precisam, ou quase nenhuns.

Há uns anos também lá levei um carro para montar a bola de reboque e gostei do trabalho. Pareceu-me muito compentente.

Só uma curiosidade.. os Ganchos fixos não são proibidos quando o veiculo não está a rebocar um atrelado?
Ou seja, se andar com o carro com o gancho fixo montado salvo erro (pelo menos antigamente), arriscava-me a levar uma multa.. e em caso de baterem-te na traseira do carro, acho que o seguro decidia por se pagar a despesa causada pelo gancho no carro que nos bateu na traseira!

Digo isto porque também já tive barco, e o gancho que montei era removível.. ou seja apenas o "pescoço", e sempre que não rebocava o barco retirava-o!

Vê bem isso JDEM.. é preferível gastarem um pouco mais do que depois terem chatices!
O meu Gancho foi montado à posteriori na própria oficina da marca..

Só tem um eixo.
Para ter travões no reboque a transformação é significativa? Que tipo de intervenção é preciso fazer?
A bola sei que é soldada ao chassi
Quase de certeza que já tem os locais para instalação e é só aparafusar o kit, fazer as ligações eléctricas e actualizar a programação do carro para a existência de bola.

Sobre a carta, se o conjunto (carro+reboque) exceder os 3500 kg é preciso a carta B+E.
Nos outros países da Europa há uma carta que é a B96 (mais simples que a B+E) que cá não foi criada e que dá direito a conduzir conjuntos de até 4250 kg. Com a B+E pode-se conduzir veículos de 3500 kg mais um reboque de 3500 kg.

A carta não tem nada a ver com o número de eixos do reboque. No entanto as portagens têm.

Parece-me haver ai muita confusão:
Para conduzires um veiculo com reboque com mais de 2 eixos precisas da B+E;
O conjunto obviamente não pode passar os 3500kg sendo um BMW X3 e não um pesado;
Com a B+E jamais poderás conduzir um veiculo de 3500kg mais um reboque de 3500kg...
Tanta barbaridade junta. A não ser que te estejas a referir a um pesado! Convem falar quando há certezas!

Só uma curiosidade.. os Ganchos fixos não são proibidos quando o veiculo não está a rebocar um atrelado?
Ou seja, se andar com o carro com o gancho fixo montado salvo erro (pelo menos antigamente), arriscava-me a levar uma multa.. e em caso de baterem-te na traseira do carro, acho que o seguro decidia por se pagar a despesa causada pelo gancho no carro que nos bateu na traseira!

Digo isto porque também já tive barco, e o gancho que montei era removível.. ou seja apenas o "pescoço", e sempre que não rebocava o barco retirava-o!

Vê bem isso JDEM.. é preferível gastarem um pouco mais do que depois terem chatices!

queria uma solução amovível, também tenho ideia que a bola não pode estar colocada quando não está a rebocar, mas posso estar enganado.

a ideia de montar no X3 é porque é um carro meu, tem 4x4, e força suficiente para puxar 1.000kg, sendo barco pode dar jeito os 4x4... além disso montar um reboque num Audi S3 não me parece conveniente (não sei porquÊ...) [:D]

Mas primeiro tenho de comprar o barco e o respectivo atrelado, a parte da bola faz parte do plano de custos que estou a fazer.

queria uma solução amovível, também tenho ideia que a bola não pode estar colocada quando não está a rebocar, mas posso estar enganado.

a ideia de montar no X3 é porque é um carro meu, tem 4x4, e força suficiente para puxar 1.000kg, sendo barco pode dar jeito os 4x4... além disso montar um reboque num Audi S3 não me parece conveniente (não sei porquÊ...) [:D]

Mas primeiro tenho de comprar o barco e o respectivo atrelado, a parte da bola faz parte do plano de custos que estou a fazer.

Estás a pensar correr com os Espírito Santo da Península de Tróia [:D]?

Estás a pensar correr com os Espírito Santo da Península de Tróia [:D]?
isso é para meninos!!

algo radical:

Trialling-a-set-of-sails-same-manufacturer-and-cloth-type-just-a-different-more-contemporary-look-that-are-under-consideration-for-release-in-2013.-Credit-Rick-Tomlinson-www.ricktomlinson.com_.jpg

Correcto.

É por isso mesmo que todos são removíveis. Por lei, e caso não esteja a rebocar algo, nada pode ultrapassar as medidas do veículo.

Eu há uns anos coloquei no Golf em Algés na serralharia mecânica e ficou impecável.

Puxou muitos atrelados com motas, e nunca tive problemas. Tive com as motas caírem, etc, mas a bola, sempre lá!

Parece-me haver ai muita confusão:
Para conduzires um veiculo com reboque com mais de 2 eixos precisas da B+E;
O conjunto obviamente não pode passar os 3500kg sendo um BMW X3 e não um pesado;
Com a B+E jamais poderás conduzir um veiculo de 3500kg mais um reboque de 3500kg...
Tanta barbaridade junta. A não ser que te estejas a referir a um pesado! Convem falar quando há certezas!

Claro! Vamos lá às certezas?

Lei de 2012 (Decreto-Lei 138/2012):
http://dre.pt/pdf1s/2012/07/12900/0342603475.pdf

Adenda e modificações de 2014 (Decreto-Lei 37/2014):
http://dre.pt/pdf1sdip/2014/03/05200/0191701984.pdf

O que dizem :

Definição de categoria B: (segunda página do decreto de 2014)
B - veiculos a motor com massa maxima autorizada não superior a 3500 kg, concebidos e construidos para transportar um numero de passageiros não superior a oito, excluindo o condutor, a que pode ser atrelado um reboque com massa máxima até 750 kg ou, sendo esta superior, desde que a massa máxima do conjunto formado não exceda 3500 kg;

Definição de categoria B+E: (página 8 do decreto de 2012)
BE Conjuntos de veiculos acoplados compostos por um veiculo trator da categoria B e um reboque ou semirreboque com massa máxima autorizada não superior a 3500 kg;

Portanto com desde que se esteja dentro dos limites de peso homologados para o veículo em causa, pode-se conduzir com carta B um conjunto de até 3500 kg, ou com carta BE um veiculo de até 3500 kg com um reboque de até 3500 kg.

Exemplo de um veículo assim: Ford Ranger 2.2 de 150 cv para cima - 3350 kg de peso máximo rebocável nas versões 4x4.

Nas leis que conheço, não fala nada de reboques de mais do que um eixo... Qual é o decreto onde vem isso?

Sobre o "programar" ou não o "reboque", se calhar veículos mais recentes detectam isso automaticamente...
E, é claro os meus desejos de bons ventos!

Claro! Vamos lá às certezas?

Lei de 2012 (Decreto-Lei 138/2012):
http://dre.pt/pdf1s/2012/07/12900/0342603475.pdf

Adenda e modificações de 2014 (Decreto-Lei 37/2014):
http://dre.pt/pdf1sdip/2014/03/05200/0191701984.pdf

O que dizem :

Definição de categoria B: (segunda página do decreto de 2014)
B - veiculos a motor com massa maxima autorizada não superior a 3500 kg, concebidos e construidos para transportar um numero de passageiros não superior a oito, excluindo o condutor, a que pode ser atrelado um reboque com massa máxima até 750 kg ou, sendo esta superior, desde que a massa máxima do conjunto formado não exceda 3500 kg;

Definição de categoria B+E: (página 8 do decreto de 2012)
BE Conjuntos de veiculos acoplados compostos por um veiculo trator da categoria B e um reboque ou semirreboque com massa máxima autorizada não superior a 3500 kg;

Portanto com desde que se esteja dentro dos limites de peso homologados para o veículo em causa, pode-se conduzir com carta B um conjunto de até 3500 kg, ou com carta BE um veiculo de até 3500 kg com um reboque de até 3500 kg.

Exemplo de um veículo assim: Ford Ranger 2.2 de 150 cv para cima - 3350 kg de peso máximo rebocável nas versões 4x4.

Nas leis que conheço, não fala nada de reboques de mais do que um eixo... Qual é o decreto onde vem isso?

Sobre o "programar" ou não o "reboque", se calhar veículos mais recentes detectam isso automaticamente...
E, é claro os meus desejos de bons ventos!
Thanks!!

O X3 pesa 1.815kg, o barco com respectivo aparelho 685kg, o reboque duvido que passe dos 300kg, ainda fica alguma margem para os 3.500kg.

à partida como o X3 é classe 1, continua a pagar classe 1, mesmo com atrelado certo?

ando com vontade de voltar a um desporto antigo, mas que infelizmente não é barato, logo ando a fazer contas [;)]

Thanks!!

O X3 pesa 1.815kg, o barco com respectivo aparelho 685kg, o reboque duvido que passe dos 300kg, ainda fica alguma margem para os 3.500kg.

à partida como o X3 é classe 1, continua a pagar classe 1, mesmo com atrelado certo?

ando com vontade de voltar a um desporto antigo, mas que infelizmente não é barato, logo ando a fazer contas [;)]

Sim se o atrelado tiver apenas 1 eixo continua a pagar classe 1.

Não sabia que velejavas.

É uma actividade espetacular.

Desde miúdo, fui atleta de alta competição. Estou parado há uns anos, mas tenciono regressar. A classe que coloquei acima SB20, na vela ligeira é um do barcos mais divertidos, e como tem uma frota interessante em portugal da para fazer regatas engraçadas. Leva 3 ou 4 pessoas desde que não exceda os 270kg ;)

A minha duvida até era mesmo a arrumação que assim só podia ser ou ao ar livre ou num armazém alto, mas sim para transporte também.
Tipicamente o barco fica com o mastro montado (sem velas) e com uma capa a cobrir o casco, e num clube de vela. Na zona de Lisboa provavelmente na Marina de Cascais que é onde são a maioria das regatas e onde está a esmagadora da frota. Para transporte baixas o mastro (obviamente [:D]).
Para "brinquedo" de regatas, que é o seu (quase único) propósito ainda é caro, e uma época tem custos associados já significativos.

Voltar
Superior