Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
acho que a marca não faz issoNa marca[], alguma vez ia meter uma coisa dessas em que é preciso soldar e cortar fios numa qualquer oficina?
acho que a marca não faz isso
tipo, ou vem de fábrica ou nada feito, mas segunda ligo para os senhores da BMW
Em Algés tens duas casas que só fazem isso, eu meti na que fica na rua que sobe para linda a velha.
Se não me engano foi nesta: http://www.engatauto.com/index.html
Gostei do serviço mas já foi há uns 8 anos.
Tens tb esta: Serralharia Mecânica de Algés
Pois quando era miúdo o meu pai colocou bola de reboque, e penso ter sido numa dessas, acho que foi naquela que é perto da praça de Algés.
estou um bocadinho preocupado pois o atrelado + objecto deve pesar perto dos 1.000kg :sh)
mas já vi um touran a puxar um bicho idêntico por isso acredito que o X3 não tenha problemas
sim um barco, mas já vi que o máximo rebocável é 1500 kg ou 1700 kgVê no DUA que está lá o peso máximo rebocável.
Para o X3 não deve ser problema esses 1000kg. É um barco?
sim um barco, mas já vi que o máximo rebocável é 1500 kg ou 1700 kg
Estas se fores da Grande Lisboa, a malta das motas de cross e moto4 costuma indicar essa.Em Algés tens duas casas que só fazem isso, eu meti na que fica na rua que sobe para linda a velha.
Se não me engano foi nesta: Engates de Reboque
Gostei do serviço mas já foi há uns 8 anos.
Tens tb esta: Serralharia Mecânica de Algés
O X5 pode rebocar 2.700 kg e já trás bola de reboque, que se pode desmontar fácilmente []
Portanto se for preciso reboco o X3 e o barco ao mesmo tempo []
Estas se fores da Grande Lisboa, a malta das motas de cross e moto4 costuma indicar essa.
Segundo sei fazem um bom trabalho.
Deves também ter em atenção é se o atrelado têm 2 eixos ou mais de uns tantos Kg(não me lembro de cabeça), tens de ter a carta B+E.
O x3 é 2.200kg deve chegar para rebocar os 1.000 e poucos kg![]()
Só tem um eixo.
Para ter travões no reboque a transformação é significativa? Que tipo de intervenção é preciso fazer?
A bola sei que é soldada ao chassi
Atenção à má informação!
Vamos por partes:
Os reboques e caravanas a parir de um certo peso costumam (devem!) ter um travão de inércia. Se o reboque estiver a fazer força no gancho, os travões do reboque são accionados.
A partir de um certo peso, dá jeito ter um estabilizador na lança do reboque. O estabilizador é uma espécie de "ferodo" como o dos travões que vai fazendo atrito sobre a bola de reboque, para que o reboque não oscile. Vai amortecendo as oscilações.
Sobre a parte mecânica do gancho de reboque, existem três tipos, que são aparafusados (nunca soldados!) ao chassis.
Ganchos fixos (mais baratos).
Ganchos removíveis na horizontal (preço médio, mas necessitam normalmente de um buraco no pára choques dependendo do modelo do carro).
Ganchos removíveis na vertical (mais caros, mas mais escondidos -- se não se espreitar por baixo, não se vê nada).
A parte eléctrica tem duas variantes: ou uma "universal" ou uma "específica" para o modelo do carro em causa.
"Universal" quer dizer que o electricista tem de "catar" as luzes do faróis e fazer derivações... É só um conjunto de fios.
"Específica" quer dizer que o kit eléctrico traz uma "centralina" que se liga ao carro e a electrónica do carro assim fica a saber tudo sobre o reboque, se ele está ligado, se as luzes estão fundidas, e pode ajustar o ABS, o ESP, e o regime do motor para que o motor se porte bem, e o carro também.
Para isto, depois de montar tudo é preciso ligar o carro "à maquineta de diagnóstico" para mudar os parâmetros de configuração, e "dizer" ao carro que ele agora tem um gancho de reboque.
A parte mecânica da montagem é fácil de fazer, mas a parte eléctrica necessita de ferramenta própria.
No entanto um bom electricista auto faz isso nas calmas.
Exemplos do manual de montagem da parte mecânica para os dois X3 (mais recente e mais antigo):
http://www.bertelshofer.com/dokumente/einbauanleitung/abm100-1.pdf
http://www.bertelshofer.com/dokumente/einbauanleitung/abm044.pdf
Manual da parte eléctrica:
http://www.bertelshofer.com/dokumente/einbauanleitung/13bm069.pdf
Os preços do ganchos de reboque cá são escandalosos.
Para ver isso basta ir ao ebay.de e procurar por "Anhängerkupplung BMW X3"
Sobre a carta, se o conjunto (carro+reboque) exceder os 3500 kg é preciso a carta B+E.
Nos outros países da Europa há uma carta que é a B96 (mais simples que a B+E) que cá não foi criada e que dá direito a conduzir conjuntos de até 4250 kg. Com a B+E pode-se conduzir veículos de 3500 kg mais um reboque de 3500 kg.
A carta não tem nada a ver com o número de eixos do reboque. No entanto as portagens têm.
O que se passa é isto:
Um veículo classe 1, levando seja o que for atrelado é sempre classe 1.
Um veículo classe 2, levando um atrelado de um eixo (mesmo que seja um reboque de cães) passa a classe 3.
Um veículo classe 2, levando um atrelado de dois eixos passa a classe 4.
Os 2200 kg, será seguramente aplicável a um reboque com travões.
Sem travões será abaixo dos 1000 kg, talvez algo lá para os lados dos 750 kg...
Boa! Muito obrigado
Ir à bmw deve ser um conta daquelas, ou é preferível ser feito na marca? se for fora tens feedback do montadores de algés?
Creio que o peso do conjunto não pode ultrapassar os 3500kg...O X5 pode rebocar 2.700 kg e já trás bola de reboque, que se pode desmontar fácilmente []
Portanto se for preciso reboco o X3 e o barco ao mesmo tempo []