BMW 114d

Sim mas eu creio que as pessoas estão a dizer , por exemplo, que em cidade, pode não justificar um 20d, face a um 18d, por exemplo, porque o 18d já é bom o suficiente.

E, dependendo das pessoas, pode ou não justificar um 14d, porque afinal, há muita gente que tem andamentos suaves.

Entre o 18 e o 20 d não há diferença de cilindrada e apesar do 2ª ter os injectores piezoelectricos que são mais sofisticados, até acredito que numa condução suave e em que se explore poucao as rpms não haja diferenças assinaláveis.

Mas se os comparares com um motor 1.6 como é o caso do 14 e 16d a diferença será seguramente significativa.

A suplesse de um motor maior e a forma como lidam com o peso são aspectos que aprecio muito.

Isto sem desprimor para os motores mais pequenos e não querendo "desprezar" nada nem ninguém, ainda fiz uns milhares de km ao volante do fiat 127 900 de 45 cv da minha actual mulher, na altura namorada e o meu primeiro carro foi um 106 950 de 50 cv e mesmo com esses nunca atrasei o trânsito [:cool:]

Entre o 18 e o 20 d não há diferença de cilindrada e apesar do 2ª ter os injectores piezoelectricos que são mais sofisticados, até acredito que numa condução suave e em que se explore poucao as rpms não haja diferenças assinaláveis.

Mas se os comparares com um motor 1.6 como é o caso do 14 e 16d a diferença será seguramente significativa.

A suplesse de um motor maior e a forma como lidam com o peso são aspectos que aprecio muito.

Isto sem desprimor para os motores mais pequenos e não querendo "desprezar" nada nem ninguém, ainda fiz uns milhares de km ao volante do fiat 127 900 de 45 cv da minha actual mulher, na altura namorada e o meu primeiro carro foi um 106 950 de 50 cv e mesmo com esses nunca atrasei o trânsito [:cool:]

Exacto. E actualmente tenho um carro com 68cv e não atraso o trânsito, aliás ás vezes até empurro os camiões, e à pala disso tenho o para choques arranhado [:cool:]

Quanto ao 18d e 20d, é de facto como disseste. E se calhar a diferença num andamento normal, em cidade, pode ser muito ínfima, entre um 14d e um 16d...eventualmente.

Acho que o pessoal já anda a divagar sobre a questão , esta versão de 95cv é apenas de acesso á marca e para fazer frente á concorrência das marcas generalistas. O 308 , Focus , Megane , Astra , todos eles têm motores diesel a oferecem potências parecidas e com preços muito proximos dos 114d e 116d . Este serie1 já é visto como um concorrente de peso neste segmento. Relembro que um Focus TDCi 95cv custa 25000 eur.

Curioso como as pessoas por andarem devagar acham que um motor maior e mais potente não vale a pena.

Um motor maior é normalmente muito mais agradável de utilizar, mesmo devagar, mais suave e disponível.

Sem duvida mas... gastam mais, manutençao ligeiramente mais cara e pagam mais de IUC para alem de o preço final ser maior. Se uma pessoa nao usa o motor, para quê sustentar um carro que tem custo anual caro para usa-lo 1/3? Faz pouco sentido.

Agora, tambem se queremos poupar, entao um 114d tambem nao é a melhor opçao, mas mesmo assim pode haver alguem que prefira equipamento e ter um BMW mas que nao se interesse por o motor. Ate porque, 95cv chega para a maioria das situaçoes, mesmo em ultrapassagens e para ir ao Algarve em velocidades iguais a media das pessoas.

Última edição:
Acho que não é preciso dizer (mas às vezes parece) que quando se fala aqui de falta de motor nem é tanto por não ser em absoluto capaz de produzir potência suficiente para andar depressa (porque por este prisma 95cv são perfeitamente capazes dentro de velocidades legais e até fugindo um bocado para as ilegais), mas sim por ser ou não capaz de produzir potência suficiente sem muito esforço.

95cv chegam para não estorvar a ninguém. Aliás, por experiência posso afirmar que 70cv chegam para ser frequentemente a coisa mais rápida na estrada [:D] Mas lá está, quem vai comprar um "premium" com um certo requinte que os generalistas à partida não têm não será também à partida com a intenção de estar sempre a puxar terceiras para aquilo andar para a frente, quererá um carro capaz de andar confortavelmente e fazer-se a uma subida mais inclinada sem precisar de reduzir.

Acho que não é preciso dizer (mas às vezes parece) que quando se fala aqui de falta de motor nem é tanto por não ser em absoluto capaz de produzir potência suficiente para andar depressa (porque por este prisma 95cv são perfeitamente capazes dentro de velocidades legais e até fugindo um bocado para as ilegais), mas sim por ser ou não capaz de produzir potência suficiente sem muito esforço.

95cv chegam para não estorvar a ninguém. Aliás, por experiência posso afirmar que 70cv chegam para ser frequentemente a coisa mais rápida na estrada [:D] Mas lá está, quem vai comprar um "premium" com um certo requinte que os generalistas à partida não têm não será também à partida com a intenção de estar sempre a puxar terceiras para aquilo andar para a frente, quererá um carro capaz de andar confortavelmente e fazer-se a uma subida mais inclinada sem precisar de reduzir.

Já se tinha que fazer isso com os 316i (E36 e E46).

Eu nem digo que este 114d seja submotorizado, digo é que será seguramente um carro diferente do que no nosso imaginário costuma ser um BMW

Exacto. É mais ou menos como um Ferrar F430 2.0i 16v 4 cilindros e 150cv.

Submotorizado ? Não, mas para um Ferrari...é estranho

Este deve ser para fazer concorrência ao famoso 307 1.4 HDI. [:D]

Série 1 e beleza na mesma frase =
icon_smile_evil.gif
icon_smile_evil.gif
icon_smile_evil.gif

Sorry, não resisti
icon_smile_big.gif

O coupé da geração anterior é bem bonito. Feio é este novo modelo que saiu.

Última edição:

Há por ai muitos generalistas a dar ratadas nesse aspecto a muitos premiuns.

A BMW arrisca-se a ser a empresa entre as que tem grandes volumes de vendas a ter maior percentagem de lucro.

Em boa verdade os premium oferecem X, Y e Z soluções tecnológicas mas como é óbvio fazem valer dessas soluções no preço, a lista de extras também, o preço das revisões e peças de origem também, ou seja estamos a falar de maior lucro com venda de produtos semelhantes e serviços idênticos.

Não estou a falar que Série-1 é igual ou pior que Kia Cee'd [:D]

Mas sim que a margem de lucro da BMW por vender um Série-1 é maior que o lucro da Kia em vender um Cee'd.

E isso é transversal à comparação Generalista Vs. Premium.

Eu gostava era de ver um M125d, já ouvi falar muito nas "nets" sobre este possível lançamento, mas por aqui anda tudo muito em "águas de bacalhau", haveria de ser uma proposta engraçada!

Já não chegava um M diesel, agora querem mais um e com 200 cv?
Na minha opinião isso já é o banalismo ao exagero. M significa um carro e motor único, já chega o 550d.

Voltar
Superior