Bicicleta Elétrica - Prós e Contras

O que acham deste tipo de solução em que se aproveita uma bike que já temos em casa?

Kit Bicicleta Elétrica - Económico - Bidon 9Ah, 24v

24v é suficiente para as subidas em Lisboa?

Olá,
Pelo que já li em várias revistas e blogs o problema principal das bicicletas eléctricas é a sua bateria, pois a sua durabilidade(autonomia/viciação) é muito pouca.Já há bicicletas eléctricas boas, mas são caras, vi uma Giant á pouco tempo que custava 2200 euros, com um motor eléctrico da Yamaha.Deixo aqui o link do motor electrico da Yamaha: e-Bike Systems | YAMAHA MOTOR

Eu moro em Aveiro e há imensas delas(bikes electricas) a circular, daquelas made in China, que parecem pequenas scooters todas em plástico[:vm)]
, ao fim de 1 ano ou 2 a autonomia "desce" para metade, são pesadissimas(se ficarem sem bateria é um tal vê-las a reboca-las[:D]) e têm materiais com qualidade bastante duvidosa.Nunca percebi como as vendem tão bem, mas deve haver um iluminado vendedor qualquer aqui na região[kiss].

Um amigo meu aplicou um motor de roçadora(motor Honda Gx35) a 4 tempos numa bicicleta dita normal e consegue fazer médias de 1 l a cada 100Km, e pode sempre optar por dar aos pedais pois basta elevar um pouco o selim.Como desvantagens tem o barulho e não se poder andar com esse sistema á chuva pois a roda do motor "poliça" em contacto com o pneu molhado, mas para mim é sem dúvida uma exelente ideia pra dias não chuvosos e durante 1ano há muitos[;)].Já andei e gostei bastante.

Uma bicicleta electrica de uma marca como a Gazelle, pra durar e andar a serio na cidade, é sempre acima de 1500euros

Gazelle Orange Pure Innergy 2014

Têm que encarar isto como um veiculo que nao paga imposto, nao paga combustivel nem manutençao(barata), pra durar 5-10 anos, faça chuva, vento ou frio

Exactamente, já há boas propostas de bicicletas eléctricas, mas são caras ou bem mais caras comparadas com as propostas das bicicletas Chinesas, se o meu emprego tivesse uma distância de casa de cerca de 10/15 ou mesmo 20Km eu ponderava uma proposta como esta:Prime E+ 2 GTS (2014) - Bicis | Bicis Giant / Giant Bicycles | España

A bicicleta a motor de combustão do meu amigo é parecida a esta: Bicicleta não eléctrica - à venda Bicicleta, Aveiro - CustoJusto.pt

A BH tem vários modelos, soluções e parcerias (Bosh, Panasonic etc), pelo que tenho lido e visto são bastante boas! Bicicletas Easy Motion Ebikes | Loja Online Oficial da BH Bikes

Este site tem boas propostas, gostei dos modelos da Panasonic(que pelo que li partilha muita da tecnologia(sistemas hibridos, com a Yamaha).
O problema para mim destes sites são as garantias, quem assiste estas bicicletas em Portugal em caso de avarias? e assistência técnica?

ainda hoje estava a ir para o trabalho estava a pensar neste assunto, para fazer os meus 10km (ida e volta) seria uma boa opção, só precisava de bateria por 5km, porque para lá era sempre a descer o pior é para vir para casa, quando está fresco até costumo ir... mas com baterias a vontade era outra.

O pior de tudo, quando vejo os preços até me assusto... fico a pensar, bem o preço que vou dar por isto tenho gasolina por muuuuuuito tempo. será que compensa realmente?

ainda hoje estava a ir para o trabalho estava a pensar neste assunto, para fazer os meus 10km (ida e volta) seria uma boa opção, só precisava de bateria por 5km, porque para lá era sempre a descer o pior é para vir para casa, quando está fresco até costumo ir... mas com baterias a vontade era outra.

O pior de tudo, quando vejo os preços até me assusto... fico a pensar, bem o preço que vou dar por isto tenho gasolina por muuuuuuito tempo. será que compensa realmente?

Sai mais barato gastar dinheiro numa bicicleta decente + rack e panniers + treino pra pernas.

Este site tem boas propostas, gostei dos modelos da Panasonic(que pelo que li partilha muita da tecnologia(sistemas hibridos, com a Yamaha).
O problema para mim destes sites são as garantias, quem assiste estas bicicletas em Portugal em caso de avarias? e assistência técnica?
Estas bicicletas podem ser compradas em lojas de bicicletas em Portugal.

A assistência e garantias são tratadas nessas lojas. Aqui na minha cidade o representante é a Famabike por exemplo.

Um amigo meu aplicou um motor de roçadora(motor Honda Gx35) a 4 tempos numa bicicleta dita normal e consegue fazer médias de 1 l a cada 100Km, e pode sempre optar por dar aos pedais pois basta elevar um pouco o selim.Como desvantagens tem o barulho e não se poder andar com esse sistema á chuva pois a roda do motor "poliça" em contacto com o pneu molhado, mas para mim é sem dúvida uma exelente ideia pra dias não chuvosos e durante 1ano há muitos[;)].Já andei e gostei bastante.

De vez em quando veja uma biciclete com um sistema desses adaptado. Vê-se que é um trabalho artesanal mas nunca apreciei aquilo a andar; um destes dias peço ao proprietario para me dar pormenores do «evento»...[;)]

Última edição:
De vez em quando veja uma biciclete com um sistema desses adaptado. Vê-se que é um trabalho artesanal mas nunca apreciei aquilo a andar; um destes dias peço ao proprietario para me dar pormenores do «evento»...[;)]

Em Matosinhos? Há um rapaz que tem uma e está no Kartodromo do Cabo do Mundo!O sistema que ele tem é de pinhão e cremalheira, tem a desvantagem de se quiser só a pedais tem de se "arrastar" todo o sistema que para além do barulho também tem ainda algum atrito, como vantagem pode andar á chuva[kiss].

O sistema do meu colega(motor igual), esteticamente é menos agressivo á vista[;)] e pode-se andar normalmente a pedais assim que se queira[:cool:].

Em Aveiro vê-se algumas bicicletas eléctricas, mas 95% delas é dos Chineses e que passados 2 ou 3 anos estão quase todas encostadas, ou com problemasa graves de bateria ou quase todas "partidas"(peças e acessórios).

Lembro-me de ás uns 2 ou 3 anos andar de "olho" nas bicicletas Binas, com um motor de combustão, mas também li que tinham materiais muito fracos e o motor dava imensos problemas, para além de ainda serem a 2t.

A bicicleta que o meu amigo têm(motor Honda) já fez + de 2000Km e ainda não teve qualquer tipo de problema.

Aveiro mandou vir agora bikes eléctricas...la vai acabar como as BUGAs, devido a não haver fiscalização e à estupidez das pessoas.

E bikes a motor de combustão? Ando a ver também umas pela zona, têm um estilo do caraças

Há uns anos fui a Sevilha e havia muitas bicicletas do genero das Bugas, mas com um sistema de cartão recarregável, a pessoa que queria utilizar as bicicletas tinha de fazer um registo(como os telemóveis) e depois fazia carregamentos conforme a utilização.Só se conseguia retirar o cartão em locais especificos ou seja havia várias "praças" de estacionamento dessas bicicletas espalhadas pela cidade e cada utilizador tinha de as colocar nesses parques senão estava sempre a contar como utilização.

Envolve outo tipo de investimento inicial mas claro que tem "pernas" para andar, até mesmo a questão da manutenção das bicicletas, pois com um sistema pago e suportável as bicicletas estão sempre impecáveis.

O projecto Buga nasceu "torto" e nunca irá ser viável nos moldes actuais, infelizmente.

Em Matosinhos? Há um rapaz que tem uma e está no Kartodromo do Cabo do Mundo!O sistema que ele tem é de pinhão e cremalheira, tem a desvantagem de se quiser só a pedais tem de se "arrastar" todo o sistema que para além do barulho também tem ainda algum atrito, como vantagem pode andar á chuva[kiss].

O sistema do meu colega(motor igual), esteticamente é menos agressivo á vista[;)] e pode-se andar normalmente a pedais assim que se queira[:cool:].

Em Aveiro vê-se algumas bicicletas eléctricas, mas 95% delas é dos Chineses e que passados 2 ou 3 anos estão quase todas encostadas, ou com problemasa graves de bateria ou quase todas "partidas"(peças e acessórios).

Lembro-me de ás uns 2 ou 3 anos andar de "olho" nas bicicletas Binas, com um motor de combustão, mas também li que tinham materiais muito fracos e o motor dava imensos problemas, para além de ainda serem a 2t.

A bicicleta que o meu amigo têm(motor Honda) já fez + de 2000Km e ainda não teve qualquer tipo de problema.

Não....creio que a referida bicicleta é de um segurança que trabalha no Lidl da Maia. A tracção é transmitida á roda traseira através de um «cilindro» constituido por «dois cones» «picotados» que encostam no pneu.

Há uns anos fui a Sevilha e havia muitas bicicletas do genero das Bugas, mas com um sistema de cartão recarregável, a pessoa que queria utilizar as bicicletas tinha de fazer um registo(como os telemóveis) e depois fazia carregamentos conforme a utilização.Só se conseguia retirar o cartão em locais especificos ou seja havia várias "praças" de estacionamento dessas bicicletas espalhadas pela cidade e cada utilizador tinha de as colocar nesses parques senão estava sempre a contar como utilização.

Envolve outo tipo de investimento inicial mas claro que tem "pernas" para andar, até mesmo a questão da manutenção das bicicletas, pois com um sistema pago e suportável as bicicletas estão sempre impecáveis.

O projecto Buga nasceu "torto" e nunca irá ser viável nos moldes actuais, infelizmente.

O mesmo projeto em Barcelona

https://www.bicing.cat/

Qual o melhor sistema:
Este:

BH-SPORT-2013_1_1.jpg

Ou este:

1_BH-NEO-RACE-2013_1_1.jpg

Estou para comprar um coisa destas e estou a gostar mais da segunda, mas tecnicamente não sei qual o melhor.

Na 1ª consegues tirar a bateria fora, e colocar a carregar em casa (por exemplo)? Se sim, preferia esse sistema, apesar que a nível de design a 2ª sem mais atractiva.

Na 1ª consegues tirar a bateria fora, e colocar a carregar em casa (por exemplo)? Se sim, preferia esse sistema, apesar que a nível de design a 2ª sem mais atractiva.

Na segunda também.....há uma parte onde está escrito, Emotion, que é de encaixe aonde está a bateria. O minha duvida é saber qual é o melhor sistema....estou encaminhado para a segunda.

Mas como existem Kits para montar, preferia comprar um para a minha BTT, e então comprar um boa bicicleta de estrada....... tenho que ir a um boa loja de Bikes.

Na primeira o motor é na roda pedaleira, na segunda é no cubo de trás.

Sem saber mais nada sobre elas (potência, duração da bateria, peso) e assumindo que são equivalentes, escolhia a 2ª por questões meramente estéticas...

Quanto a comprares um kit para a tua, a vantagem é poderes mudar de bicicleta e manter o kit, mas não sei se isso não trará desvantagens.

Voltar
Superior