Bati por trás :(

Sr.Saxo

Banido
Olá,
Hoje tive o azar de dar um toquezinho na estrada e gostaria de ter opiniões sobre de quem é realmente a culpa.
À entrada para um entroncamento o veículo vermelho que seguía à minha frente parou e eu parei atrás dele (veículo azul).
Quando deixaram de vir carros ele arrancou e eu ao ver que não vinham mais carros arranquei também. O problema foi que ele travou de repente e e eu não tive tempo de parar e dei-lhe um toque [8)].
Apesar de me dar como culpado não fiquei muito convencido porque ele parou sem razão aparente.
Qual é a vossa opinião?
2006726135334_croqui.JPG

Se a situação é como a descreves, é um facto que a maior parte da culpa é dele...

Mas do ponto de vista de lei, a responsabilidade é 100% tua.

quem bate por trás paga.
ora analisa lá porquê que bateste!
ou ias distraido, ou não ias a respeitar a distancia de segurança que te permitisse parar atenpadamente.

AF147, se fosse sempre assim as filas de transito tinham o dobro do tamanho porque toda a gente teria que deixar distancia para o da frente... Mas pronto lei é lei a culpa é minha e agora há que largar os €€s! :(

Por acaso penso que não será bem assim.

Se ficasse provado (parece impossivel neste caso), que o condutor da frente travou sem qualquer tipo de razão, acho que há a possibilidade de ele ser culpado.

Mas mesmo assim tu tens sempre de deixar uma margem de segurança e não deixaste.

A culpa é tua.

Olha foi assim que chumbei no meu 1º exame de condução, a diferença foi q n bati pq o intrutor travou :).
A culpa é tua, mas é uma situação frustrante sem dúvida.

Uma hesitação ao entrar noutra via pode ser defendidocomo certificação de que não vinha ninguém afastando assim o "sem razão aparente". Háuns anos aconteceu-me exactamente o mesmo em que a condutora do carro da frente parou já em plena via onde tinha entrado... Paguei e calei.

Há quinze dias aconteceu-me exactamente o mesmo...

Resultado: Um estrago de 230 €... Felizmente não me meteu seguro... eh eh...

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Por acaso penso que não será bem assim.

Se ficasse provado (parece impossivel neste caso), que o condutor da frente travou sem qualquer tipo de razão, acho que há a possibilidade de ele ser culpado.

Mas mesmo assim tu tens sempre de deixar uma margem de segurança e não deixaste.

A culpa é tua.

a única forma que vejo de um condutor que cirula na frente ser culpado, é afirmar que travou com intenção de o que vem atrás bater, e mesmo assim...

citação:Originalmente colocada por Crimson

Nas questões de embates por trás não há nada a fazer.

nem sempre é assim... imagina que vais numa estrada com prioridade. um toni qualquer entra mesmo á queima e tu sem tempo de travagem bates na trazeira do carro dele. ai a culpa é dele (caso o acidente acontece a x metros do cruzamento em causa)

quanto ao assunto do topico. quem bateu por traz tem culpa e ponto final. se bates-te é porque nao tinhas a distancia de segurança blá blá blá...

Travar sem razão aparente não é legal, mas provavelmente o outro condutor assustou-se com alguma coisa e a distracção não pode ser perdoada nesses casos.
Mesmo que a travagem fosse totalmente disparatada tal seria muito complicado de provar.

Acho que o SilverArrow tem razão. Não é tão linear assim de quem bate por trás é culpado. O problema disto é que se torna extremamente complicado comprovar que o condutor da frente o fez. Penso que neste caso lá tens que pagar.

citação:Originalmente colocada por AF147

quem bate por trás paga.
ora analisa lá porquê que bateste!
ou ias distraido, ou não ias a respeitar a distancia de segurança que te permitisse parar atenpadamente.

Subscrevo na integra!

eu acho que estas situações de batidas por trás em cruzamentos/entradas são muito frequentes. como não veêm carros, pensam que o carro da frente já arrancou e "tau". no inico, qunado comçei a conduzir apanhei um ou dois sustos assim, punha-me a olhar também para o cruzamento e como via que não vinham carros, arrancava pensando que o dá frente também já tinha arrancado. por sorte nunca bati. desde então, fico sempre a olhar para o da frente e só dpeois de ver que ele realmente arrancou é que olho no cruzamento/entrada para ver se não vêm carros.

Neste caso só me resta pensar como na anedota do fernando rocha... Tive sorte, podia-me ter aleijado.
O que me está a custar é que o único estrago no outro veículo foi a pintura do para choques e ele não quis tratar do assunto sem meter o seguro ao barulho por causa do carro de substituição e tal... enfim...

Errr, por mais que custe admitir, tens uma ponta de responsabilidade, porque cabe-te exclusivamente a ti provar que o veiculo vermelho parou de repente e sem motivo aparente.

Ora sem testemunhas e sem provas é complicado provares isso logo para todos os efeitos e no que concerne a seguradora o culpado és mesmo tu.

Voltar
Superior