Banco Alimentar

Estou contra porque achei tudo aquilo lamentável, não só eu.

Historiadora acusa Isabel Jonet de usar fome como arma política - TSF

A historiadora Raquel Varela acusou a presidente do Banco Alimentar de usar a fome como arma política e de promover o retrocesso social.
Referindo-se à carta aberta de três páginas que escreveu, Raquel Varela diz que a fez porque se sentiu incrédula e indignada com as declarações de Isabel Jonet na SIC Notícias na terça-feira, que entende só «provocarão mais fome» e não a combatem.
«Vivemos num país que produz uma riqueza de 170 mil milhões de euros e não estamos a utilizar toda a força de trabalho, porque há mais de um milhão de desempregados», explicou.
Perante isto, Raquel Varela perguntou-se como Isabel Jonet afirma que não se pode comer carne, declarações que considerou serem «absolutamente inaceitáveis e inenarráveis».
Esta investigadora do Instituto de História Contemporânea defendeu que a fome é flagelo e que esta não pode ser usada para promover o retrocesso social, tal como fez Isabel Jonet.

Espanta-me como essa historiadora interpretou as declarações dessa maneira.
Tiro ao lado do porta-aviões.

Ninguém pretende reduzir o seu nível de vida (eu incluído), mas de facto se não o fizermos não sairemos deste buraco, aliás neste momento nem temos grande alternativa (emigrar?!), pois o Governo já fez questão de baixar o nível de vida a toda a sociedade.

Sem entrar em grandes tecnicismos, é claro que o país (na sua generalidade, onde incluí particulares, empresas e máquina estatal) gastou muito acima das possibilidades, ou não teriamos este nível absurdo de endividamento.

O que a Isabel Jonet defende é que teremos que fazer um ajuste (para o diminuir) ao nosso estilo de vida, não me pareceu difícil a interpretação no entanto...
A estória dos bifes e do copo de água para lavar os dente,s são elementos usados descontextualizados.

O que eu adoro a carneirada das redes sociais, as pessoas nem ouvem o que é dito. Parecem papagaios, acéfalos, sem espírito critico.

A Isabel Jonet disse coisas certas mas usou exemplos muito maus. Só queria que a maioria que andou a dizer cobras e lagartos ouvisse as declarações e pensasse no assunto.

O que eu adoro a carneirada das redes sociais, as pessoas nem ouvem o que é dito. Parecem papagaios, acéfalos, sem espírito critico.

A Isabel Jonet disse coisas certas mas usou exemplos muito maus. Só queria que a maioria que andou a dizer cobras e lagartos ouvisse as declarações e pensasse no assunto.

Tu achas isso eu vi a entrevista e achei degradante.
Até a Dra. Manuela Ferreira Leite e o convidado estavam com a cara no chão.
Foi mau demais.

Espanta-me como essa historiadora interpretou as declarações dessa maneira.
Tiro ao lado do porta-aviões.

Ninguém pretende reduzir o seu nível de vida (eu incluído), mas de facto se não o fizermos não sairemos deste buraco, aliás neste momento nem temos grande alternativa (emigrar?!), pois o Governo já fez questão de baixar o nível de vida a toda a sociedade.

Sem entrar em grandes tecnicismos, é claro que o país (na sua generalidade, onde incluí particulares, empresas e máquina estatal) gastou muito acima das possibilidades, ou não teriamos este nível absurdo de endividamento.

O que a Isabel Jonet defende é que teremos que fazer um ajuste (para o diminuir) ao nosso estilo de vida, não me pareceu difícil a interpretação no entanto...
A estória dos bifes e do copo de água para lavar os dente,s são elementos usados descontextualizados.

Se não me engano essa historiadora perfilha os ideais de alguns dos críticos às declarações da Isabel Jonet, por isso não me surpreende nada a opinião dessa Raquel Varela.

Foi mau demais.

Eu também vi e não interpretei dessa maneira. E não, não sou rico, não tenho pais ricos, não sou adepto do PSD nem CDS nem PS, não sou de classe alta, etc.
Achei mais degradante algumas declarações recentes de alguns bloquistas do que as declarações da Isabel Jonet.

Foi mau demais.
Esses pelos vistos sao carneirada tambem segundo alguns users daqui que devem PODER comer bifes todos os dias.
PIMENTA NO CÚ DOS OUTROS É REFRESCO!!!!!!![:vm)]

Eu fui através de conhecidos... o 1º ano fui para o armazém, e nos anos seguintes para uma superfície comercial...

Podes inscrever-te em Voluntariado - Banco Alimentar, mas se tiveres temp, aconselhava-te a aparecer num armazém do BA, e colocar diretamente a questão. Não sei com que frequência vêm a listagem de inscritos.

PS: No ano em que fui para o armazém, bastava aparecer e perguntar "O que há para fazer?". Eras logo enviado para um local onde fosses necessário: descarregar camiões e carrinhas, abrir sacos, fazer triagem, mudar caixotes, etc.

PS2: Parabéns por quereres ajudar.

Inscrevi-me o ano passado (so posso aos fds mas penso ser nessa altura que mais precisam de voluntarios) e nunca fui contactado...

então acho que perdi uma boa oportunidade de não ter perguntado ao homem. [s)]

É isso é e vou mesmo contar com o BA para me ajudar[:D]

BA ou outra, só espero que não precises. este ano vou ajudar uma família com um cabaz de natal, modesto, mas mais vale modesto que nenhum. é de um caso que já expus aqui neste fórum, em que os dois estavam desempregados e a mulher vin ha de um cancro, têm 3 filhos, em que 2 foram para um orfanato por uns tempos porque não tinham que comer e cujos pais trataram de lá os por... pelos vistos parece que o homem já arranjou algum tipo de trabalho.

estou desempregado, mas ajudo. pelo menos sinto-me bem, sempre alegra a alma.

Como é que ficou aquela historia das 2 empresas de refeitórios que se abasteciam no banco alimentar?

(a polémica da jonet não me interessa minimamente)

Há muita história de gente que se aproveita do banco alimentar, não só pessoas que lá trabalham como quem não precisa e vai lá. Resta saber se a percentagem destes casos é relevante ou não.

há sempre quem se aproveite, mas quero acreditar que 90% da comida vai ter o destino previsto.

edit: tenho aqui umas sacas de roupas e vou pô-las ao lado de um contentor de roupa. há muita gente a precisar de roupas assim para o quente que em áfrica não fazem falta e neste tempo de crise aguda pode ajudar umas quantas pessoas. esta semana já vao para lá 1 ou 2 sacos. pode ser que sejam bem aproveitadas.

Última edição:
há sempre quem se aproveite, mas quero acreditar que 90% da comida vai ter o destino previsto.

edit: tenho aqui umas sacas de roupas e vou pô-las ao lado de um contentor de roupa. há muita gente a precisar de roupas assim para o quente que em áfrica não fazem falta e neste tempo de crise aguda pode ajudar umas quantas pessoas. esta semana já vao para lá 1 ou 2 sacos. pode ser que sejam bem aproveitadas.

Contentor de roupa?

Epá basta acontecer para tirar daí o sentido de ajudar[;)]

Eu também gostava de saber que tipo de pessoas ajudam o banco alimentar e depois trazem de lá comida " à socapa " e eu sei que isso existe. Espero é que sejam pouquissimos casos.

Eu gosto mais de ajudar associações de ajuda a pessoas com cancro ou crianças deficientes, etc.

Ainda no outro dia a entrar num qualquer centro comercial, apareceu-me uma senhora identificada de uma associação que não me recordo o nome, a pedir ajuda para ajudar as crianças com paralesia cerebral. Deu 2 euros porque nem sequer tinha mais moedas nem notas na carteira, porque se la tivesse 10 ou 20 euros acho que os dava.....é tão triste ver crianças numa cadeira de rodas especializada, completamente dependente de toda a gente e saber que possivelmente vai ser assim para o resto da vida [s)]

Voltar
Superior