Autonomia e GPL

Jarod

New member
Sou um gajo pá, que gosta de um carro com autonomia para não estar a parar tantas vezes nas bombas. Tenho um carro a gasóleo com depósito de 70 litros que dá para ir e vir ao Algarve sem ter que parar (...para abastecer! Convém parar de 2 em 2 horas, mais ou menos)

E não, não vivo a 6 km do Algarve.

No futuro, pondero a aquisição de um carro a gasolina para posterior transformação a GPL. Dirijo-me à malta que tem carros a GPL, com ou sem dístico [;)], para que me digam que autonomia têm os seus carros, apenas com depósito tórico (no lugar do ex-pneu suplente). Não pretendo uma solução bi-tanque com o depósito cilíndrico porque quero aproveitar a totalidade da mala do carro.

Devo ficar assustado? Ou o possível tempo perdido em abastecimentos a mais é recuperado no valor que se poupa? O meu carro gasta 5,5L/100 de gasóleo por isso presumo que o equivalente, aos preços actuais do GPL e do gasóleo, seria um carro que gastasse 11L/100... com consumos inferiores a GPL a poupança seria imediata (após "buscar" o dinheiro investido na instalação).

Portanto, GPL boys (and girls...) ponham cá as vossas autonomias, as vossas médias (se souberem) e, porque não, os vossos custos por km.

Nota: continuo a ter enorme preconceito em relação ao GPL, aquilo não anda nada, "ai que horror" transformar o carro, "não dá status", não se pode estacionar nos centros comerciais, o dístico é feio embora muitos não se importem de andar em comerciais ligeiros para fins particulares com as suas chapeleiras feíssimas e grelha (gralha?) interior, e "há poucos postos de abastecimentos de GPL" embora tantos não se importam de percorrer km e km para abastecer os seus carros não-GPL a Espanha.

Nota sobre a Nota: Tudo isto é dito apenas e só para que se continue a "dizer mal" do GPL para assim manter os preços baixos. Já subiu 3 cêntimos só este mês depois de estar um ano (ou mais?) ao mesmo preço. ABAIXO O GPL! (para que os preços fiquem baixos...)

Última edição:
Pelas minhas contas, 5,5 litros de gasóleo dá 10,5 de GPL.

Ou seja, teria de ser um carro a gasolina que gastasse entre 8,5 a 9 litros a gasolina.

Em autonomia é só fazeres as contas:

Num depósito tórico de 55 litros, farias 523 kms entre abastecimentos (com um consumo a GPL de 10,5 litros).

Edit: Convém ter em atenção que um depósito de 55 litros tem menos litros úteis. Ou seja, o depósito teria de ser maior.

Última edição:
ALFA 147 1.6 TS Plus com 225 / 45 17 ( medida normal no GTA, não no 1.6 TS, e em consumos isso pesa )

Tenho um depósito tórico de 53 litros .

Normalmente encho com 43, para dar cerca de 20% de tolerância .

Em andamento citadino, faço 400 / 430 kms com esses 43 litros .

Em estrada nunca deu para medir em condições económicas, pois sempre que fui a estrada, para tiradas maiores, foi sempre carregado até transbordar, de pessoas e bagagem correspondente, e a médias acima dos 120 ( 140 / 160 ), onde gastou 11,8 salvo erro o que não considero nada mau para as circunstancias respectivas...

E dado o preço do GPL não me tenho preocupado muito... :sh)

Os outros que se pronunciem, para poderes tirar as tuas conclusões...

Nota sobre a Nota: Tudo isto é dito apenas e só para que se continue a "dizer mal" do GPL para assim manter os preços baixos. Já subiu 3 cêntimos só este mês depois de estar um ano (ou mais?) ao mesmo preço. ABAIXO O GPL! (para que os preços fiquem baixos...)

Como é um derivado directo do petróleo, a melhor perspectiva é uma subida de preço progressiva do GPL e não abrupta.

Nota: Apenas é uma constatação de um facto, nada mais.

Eu no meu BX GTi estou a fazer a GPL uma média que julgo rondar os 11 litros e tem-me dado para fazer cerca de 600 km's com um depósito de 80 litros.

Gasto quase 40 euros para atestar o depósito.

Como é um derivado directo do petróleo, a melhor perspectiva é uma subida de preço progressiva do GPL e não abrupta.

Nota: Apenas é uma constatação de um facto, nada mais.

Nos ultimos 2 anos o GPL não tem acompanhado a subida do preço de petróleo na mesma proporção que a gasolina e o diesel.

topico interessante, obrigado ao autor porque este é talvez o unico problema que tenho com o gpl é mesmo a autonomia ou possivel falta dela. Como tb sou um futuro utilizador de gpl

Peço-vos que não transformem mais carros para GPL...Já chega essa moda!!!Ou pelo menos não os legalizem.Daqui a uns tempos já nem o gás tempos a preços decentes?!:sh)

Um depósito só leva em "litros" cerca de 80% da capacidade máxima anunciada.A partir daí é fazer contas.Um depósito de 60litros, leva na realidade entre 48 a 50litros.
Se o carro gastar 10, fazes 500km até ficares sem gás.

ALFA 147 1.6 TS Plus com 225 / 45 17 ( medida normal no GTA, não no 1.6 TS, e em consumos isso pesa )

Tenho um depósito tórico de 53 litros .

Normalmente encho com 43, para dar cerca de 20% de tolerância .

Em andamento citadino, faço 400 / 430 kms com esses 43 litros .

Em estrada nunca deu para medir em condições económicas, pois sempre que fui a estrada, para tiradas maiores, foi sempre carregado até transbordar, de pessoas e bagagem correspondente, e a médias acima dos 120 ( 140 / 160 ), onde gastou 11,8 salvo erro o que não considero nada mau para as circunstancias respectivas...

E dado o preço do GPL não me tenho preocupado muito... :sh)

Os outros que se pronunciem, para poderes tirar as tuas conclusões...

Pedro,

O que pesa mais nas contas do CB e das que fazes a mão, não é o fact de andares com R17 em vez de R15.
As pessoas têm essa "mania" de dizer que se meterem jantes maiores o carro gasta mais.E isso não é bem verdade.Ou pelo menos a diferença de consumos não é tão grande como se pensa.
Um factor que influência e muito nas contas é o facto do conta km com roda maior, ficar a contar menos km/h para a mesma rotação.Ou seja, fazendo o mesmo percurso, com jante+pneu de maior diametro, vais ter uma indicação de km percorridos inferior.
Se não andares a fazer arranques e a exigir acelerações bruscas a diferença real de consumo nem se nota.
Dou-te um exemplo.
O GTV, de origem trazia 205/50R16. A medida homologada pela TDS foi 225/40R18.Se fores ver estas medidas nem equivalentes são, mas ok.Foi o que eles homologaram.O perimetro de roda agora é bem maior, e onde antes o carro indicava 105-106Km/h agora indica-me 100.E isto aos 100km/h, mais para o fim de escala a diferença era ainda maior.Ou seja, eu em 500km efectuados com roda pequena marcaria qq coisa como 525-530km!

Outro exemplo, ainda mais brutal...O meu ex-patrol trazia de serie pneus 205/80R16.Eu meti-lhe pneus 35/12,5R15.(em métricas equivale +/- a uns 305/85R15
Se ele com os 205 marcava uns 160-165Km/h nas 4.000RPM´s, com os maiores marcava menos de 140 para as mesmas 4.000! [;)]

Esquece, se queres autonomia com um depósito no lugar do pneu
é para esquecer completamente o assunto. Deixa-te estar com o fogareiro
que estás muito bem, senão depois vais ter que parar 2 ou 3 vezes a caminho
do Algarve e em cada vez perdes para aí uns 30 minutos a atestar.
Não sei se já tinha dito, mas esquece isso, esquece completamente
que é possível transformar carros a gasolina para GPL, aliás, esquece
sequer que o GPL existe.

Tens que verificar que depósito é que cabe no lugar do pneu
suplente para depois teres a noção de qual a autonomia. Mas prepara-te
para abastecer muitas vezes, mas em geral há bombas por todo o lado,
mas convém veres exactamente nos teus percursos habituais.
Atenção: Esta parte da mensagem é secreta e autodestruir-se-á depois de lida pelo destinatário.

Nos ultimos 2 anos o GPL não tem acompanhado a subida do preço de petróleo na mesma proporção que a gasolina e o diesel.

Ninguém disse o contrário, mas com o preço da máteria-prima acima dos 100 dólares o barril, uma cada vez maior procura por parte deste método de combustão, parece ser simples a lógica de mercado a seguir por parte dos fornecedores.

Eu tenho um "depósitosito" que leva 40 l de GPL. Com o meu 147 1.6 faço sempre um mínimo de 420 KM... é de facto pouco para quem precisa de muita autonomia.
Também não ponderei a colocação de um depósito maior porque chega para o tipo de deslocações que faço e tenho uma bomba repsol mesmo à saída de casa (2 KM)!

Um apelo a toda a comunidade automobilística nacional: Por favor não alterem os carros para GPL! Já não compensa![:D]

Ou pelo menos não os legalizem.Daqui a uns tempos já nem o gás tempos a preços decentes?!:sh)

Isso é um simples problema fiscal de Portugal.

Iva a 16% para todo o gás em Espanha.

Iva a 21% para o gás butano/propano, Iva a 5% para o gás natural ambos os casos cá no burgo.

Bem eu com o meu Abarth neste ainda tenho a minhas médias altas ando a fazer com um depósito tórico de 53L mais ou menos 350Km, quer dizer médias de 13.5 l/100km

Bem eu com o meu Abarth neste ainda tenho a minhas médias altas ando a fazer com um depósito tórico de 53L mais ou menos 350Km, quer dizer médias de 13.5 l/100km

Com esse BICHO [br:)]querias o quê? Menos de 12 só se andares a pastelar.... E aí qual é o objectivo de ter tanto pónei de baixo do pé direito?

Voltar
Superior