dysplay21
New member
Mas agora já não tenho a medida mais pequena...
Ando á procura de umas jantes 15...
tens umas 16' pra troca?...lol foi o desespero que me fez perguntar...
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Mas agora já não tenho a medida mais pequena...
Ando á procura de umas jantes 15...
Não é mania, é um facto incontornável.
As alterações bem feitas aumentam o diâmetro da jante e diminuem o perfil do pneu, de modo a não alterar o diâmetro do conjunto. Se não for assim, é porque está mal feito.
Mantendo o diâmetro, o consumo aumenta por dois factores:
O primeiro é que a roda torna-se geralmente mais pesada. Pode parecer pouco significativo, mas o facto é que está na zona mais sensível a esse aumento.
O segundo é que regra geral, quando passas de jante 15 para 17 também tens de colocar um pneu mais largo, logo com maior atrito.
O site do tuning online tinha há uns anos uma experiência muito interessante sobre este tema. Agarraram num golf TDI e fizeram diversas medições (incluindo arranques e recuperações) com diversas medidas de jante/pneu mantendo o diâmetro final.
As conclusões não levantaram dúvidas - por cada aumento de tamanho de jante, o carro perdia em performances.
Mesmo assim, temos de notar que sendo um TDI tem muito binário. Num carro a gasolina ou diesel sem turbo, a diferença é bem maior.
Exacto !
Confirma os resultados dos testes que mencionei. []
tenho como norma nao falar das coisas de cor e como futuro utilizador de gpl nao ganho com o dizer mal. Um amigo meu tem um xantia antigo e para abastecer de gpl tem de atarrachar um peça da cor do cobre no orificio do gpl.
Pelo site da pneubeato o meu está com um erro de menos 1,4% ( alteração de 215 para 225 )Eu sei disso tudo.E não disse que o consumo não aumenta.
Apenas quero frisar que o consumo não aumenta tanto como os numeros podem fazer crer.
é que emsmo a fazer contas a mão, vamos ter o erro induzido pela alteração do diametro de jante no conta km.
PAra a mesma rotação o conta-km vai a marcar + ou - km, conforme o caso.
É só isto que eu quero referir.
Como disse atrás o meu carro com jante 16 qd marcava 105Km, agora com a R18 marca 100.Isto nuns 1000km dá uma indicação de menos 50km para a mesma distância percorrida.Apesar da distância real ser a mesma.MAs na altura das contas esses numeros vão lá estar!! []
Esse teu amigo deve ter um sistema que não é o Italiano,
talvez tenham colocado esse por falta de espaço.
Então ele tem que colocar o adaptador para adaptar o sistema
dele para o Italiano (que é o adoptado em Portugal).
Ou seja, o problema é do carro dele e não das bombas.
Por isso, parece-me que desta vez não respeitaste a tua norma, paciência,
acontece aos melhores.
Tu viste o teu colega a colocar o adaptador, e assumiste que era por causa
daquelas bombas, e nem sequer colocaste a hipótese de a "culpa" ser
do carro do teu colega.
P. S.: Mas mesmo que seja necessário colocar o adaptador, também não é grande problema,
e se for viajar para Espanha ou outros países sem sistema Italiano, tem mais
facilidade em abastecer, já que adaptador do sistema Italiano para os outros
é o mais caro e difícil de arranjar. Já o contrário é mais fácil.
E eu já tive esse problema, não consegui abastecer em Espanha por não haver
adaptador do sistema Italiano para o Holandês (usado em Espanha) e
comprar um sai caro (custa 35€, no mínimo).
o meu irmão tem um R19 GPL à 2 ou 3 anos e nunca fez essas revisões dos 900km. só faz as revisões normais como qualquer outro carro.
tu gostas mesmo de desconversar, se eu logo no inicio do topico disse que estava interessado na resposta do mesmo e ate fiz outra é porque pouco percebo de gpl e pretendo ser um utilizdor. Eu ao principico nao sabia se era da bomba ou do carro tu é que disseste que em nao sei quantas bombas nunca tinhas visto nada disso logo assumi pelas tuas palavras que era da bomba.
Nao queres ajudar nao ajudes nao penses é logo que o mundo inteiro quer acabar com o gpl
Eu, por causa dessas coisas, já conduzo de fraque, ando com o caixão na mala, e uma nota no bolso, para quando o meu depósito explodir. Na nota diz: "Por favor, enterre-me na cratera criada pela explosão. A pá está no que sobrou da mala do carro." Assim, escuso de arrastar a minha famelga em mais despesas, só porque um belo dia decidi xungificar o meu carro com um kit "faça a sua própria FATAH", tudo porque não consegui entrar no restrito clube glamourento e prestigiante dos TDI.(...)
Eu até sei de um primo de um amigo meu que meteu o carro dele a gás e além de já ter perdido um braço numa explosão (agora custa a enroscar o adaptador) foi uma vez de viagem para o Alentejo e como já não tinha GPL para voltar acho que ficou por lá e já se casou e tudo... É complicado!
O meu é comercial (diesel) e gasta 5l/100Km, estou quase a transformar a mala TODA em depósito só para ir à bomba apenas 1x por ano! Odeio as bombas, são uma chatice!!!
Vai por mim, arranja um atrelado transformado em depósito e passas a ir à bomba de 5 em 5 anos.
De qq. modo como o diesel não dá para transformar para GPL és menos um para contribuir para o aumento do consumo do GPL e consequente apetite do Governo para rever impostos e gasolineiras os preços.
Abaixo o GPL. Não tem puto autonomia, polui como o caraças, diminui as prestações dos veículos, dá cabo dos motores etc etc etc.
Ainda para mais isto, tem que se pôr e tirar pecinhas, é uma chatice.
Nunca, esquece isso de uma vez por todas, ao menos no diesel tens fumo
com fartura, agora pecinhas é coisa que não tens.
Pecinha? Que pecinha? Será um adaptador? Só necessário quando
o sistema de abastecimento é diferente? Isso cá é raro.
Ópa 5 estrelas o comentário do eduardomaio []
Eu apesar de ter um carro Diesel não é por status, já tem 11 anos, gosto do gasóleo pois eu valorizo a autonomia, mudanças de relação de caixa o mais cedo possível etc., e aceito as tuas piadas pois eu também as mando, porque sei que muitos "Dieseis" que andam por aí que não se justificavam porque de certo que não exploram ao máximo os benefícios do Diesel (a malta quer é Repro's e motores super turbinados para darem 150 cv com a mesma cilindrada, e depois admiram-se da fiabilidade não ser a mesma, para não falar dos consumos).
Força nisso e subscrevo tudo o que dizes sobre o GPL. Correcção: as revisões são a cada 900km e não a cada 1000.
...foi o facto de ser um gajo muito pouco sociável. E o abastecimento do GPL ser distante dos outros.
Isto é sem dúvida o tópico mais sarcástico de todos.
E digo isto sem sarcasmo!
[][
][
]
Está boa.
A verdade é que os gajos metem o GPL lá para o canto mais isolado das bombas, que é para
minimizar os estragos em caso de explosão.
Com a quantidade de vezes que os carros a GPL explodem, era uma
chatice ter que estar sempre a reconstruir completamente as bombas.
N fales do q aparentemente n sabes.
Sou um gajo pá, que gosta de um carro com autonomia para não estar a parar tantas vezes nas bombas. Tenho um carro a gasóleo com depósito de 70 litros que dá para ir e vir ao Algarve sem ter que parar (...para abastecer! Convém parar de 2 em 2 horas, mais ou menos)
E não, não vivo a 6 km do Algarve.
No futuro, pondero a aquisição de um carro a gasolina para posterior transformação a GPL. Dirijo-me à malta que tem carros a GPL, com ou sem dístico [], para que me digam que autonomia têm os seus carros, apenas com depósito tórico (no lugar do ex-pneu suplente). Não pretendo uma solução bi-tanque com o depósito cilíndrico porque quero aproveitar a totalidade da mala do carro.
Devo ficar assustado? Ou o possível tempo perdido em abastecimentos a mais é recuperado no valor que se poupa? O meu carro gasta 5,5L/100 de gasóleo por isso presumo que o equivalente, aos preços actuais do GPL e do gasóleo, seria um carro que gastasse 11L/100... com consumos inferiores a GPL a poupança seria imediata (após "buscar" o dinheiro investido na instalação).
Portanto, GPL boys (and girls...) ponham cá as vossas autonomias, as vossas médias (se souberem) e, porque não, os vossos custos por km.
Nota: continuo a ter enorme preconceito em relação ao GPL, aquilo não anda nada, "ai que horror" transformar o carro, "não dá status", não se pode estacionar nos centros comerciais, o dístico é feio embora muitos não se importem de andar em comerciais ligeiros para fins particulares com as suas chapeleiras feíssimas e grelha (gralha?) interior, e "há poucos postos de abastecimentos de GPL" embora tantos não se importam de percorrer km e km para abastecer os seus carros não-GPL a Espanha.
Nota sobre a Nota: Tudo isto é dito apenas e só para que se continue a "dizer mal" do GPL para assim manter os preços baixos. Já subiu 3 cêntimos só este mês depois de estar um ano (ou mais?) ao mesmo preço. ABAIXO O GPL! (para que os preços fiquem baixos...)