Pedro,
O que pesa mais nas contas do CB e das que fazes a mão, não é o fact de andares com R17 em vez de R15.
As pessoas têm essa "mania" de dizer que se meterem jantes maiores o carro gasta mais.E isso não é bem verdade.Ou pelo menos a diferença de consumos não é tão grande como se pensa.
Um factor que influência e muito nas contas é o facto do conta km com roda maior, ficar a contar menos km/h para a mesma rotaçã

u seja, fazendo o mesmo percurso, com jante+pneu de maior diametro, vais ter uma indicação de km percorridos inferior.
Se não andares a fazer arranques e a exigir acelerações bruscas a diferença real de consumo nem se nota.
Dou-te um exemplo.
O GTV, de origem trazia 205/50R16. A medida homologada pela TDS foi 225/40R18.Se fores ver estas medidas nem equivalentes são, mas ok.Foi o que eles homologaram.O perimetro de roda agora é bem maior, e onde antes o carro indicava 105-106Km/h agora indica-me 100.E isto aos 100km/h, mais para o fim de escala a diferença era ainda maior.Ou seja, eu em 500km efectuados com roda pequena marcaria qq coisa como 525-530km!
Outro exemplo, ainda mais brutal...O meu ex-patrol trazia de serie pneus 205/80R16.Eu meti-lhe pneus 35/12,5R15.(em métricas equivale +/- a uns 305/85R15
Se ele com os 205 marcava uns 160-165Km/h nas 4.000RPM´s, com os maiores marcava menos de 140 para as mesmas 4.000! [

]