Ataques informáticos - "Vida" digital em risco?...

quote_icon.png
Originalmente Colocado por augustus
Por pouco pensei que a Motorguia tinha sido adquirida pela Impresa e por solidariedade tinha mandado o site abaixo. [:)][:)]
Pensei logo nisso também... [:D]

O pmct precisou de todo o power dos servidores para tentar quebrar o código dos Hackers. [:D]

Por falar nisso. PMCT quando fazemos um update a sério ao fórum?
Ainda não foi feito?... [:D]
Xiii, que ele anda a prometer isso desde os meus tempos... [:)]

O PMCT tinha prometido o ano passado uma nova versão do fórum xpto alojada nuns servidores topo de gama que tinha comprado, promessas... estes politicos são todos iguais [:)]
Capitalistas, é o que é!!!... [:D]

estive a plicar um patch
quando houver chips mais baratos, esta muita caro dass
Ai este patronato forreta!!!... [:)]

Ataque à liberdade imprensa... pois.
1b362908cb3dcbd56572afbf5f8e9477.jpg
Esse cavalheiro deveria aprender o que é o direito de reserva.

Que a consequência do ataque se traduziu num atentado à liberdade de imprensa, é evidente.

Que essa foi a motivação do ataque, ainda há que apurar.

É como num sinistro rodoviário que provoca 1 morto: a consequência é sempre a morte de uma pessoa. A morte dessa pessoa pode ter sido a motivação do condutor. Mas também pode nao ter sido. Agora dizer neste contexto que não ha 1 morte mas tão somente um acidente não faz sentido.

Mas sabes lá se isso não está a ser feito....
Ou vocês tambem fazem inquéritos em 1 semana?
Ah.

Ouvi dizer que a equipa do inquérito está ser formada com uma base muito ampla, e aceitam candidaturas para o email inquerito.impresa@example.com .

Parece que é para enviar currículo Europass e fotos frente e verso do cartão de cidadão e de um cartão de crédito (ambos não expirados, claro).

Deve ser uma boa oportunidade, calculo que haja interesse aqui [:p]

Que a consequência do ataque se traduziu num atentado à liberdade de imprensa, é evidente.

É como num sinistro rodoviário que provoca 1 morto: a consequência é sempre a morte de uma pessoa. A morte dessa pessoa pode ter sido a motivação do condutor. Mas também pode nao ter sido. Agora dizer neste contexto que não ha 1 morte mas tão somente um acidente não faz sentido.

É , eu já tinha feito a observação.
Ng sabe o motivo certo mas a verdade é que condiciona liberdade de imprensa.

Mas usar o termo terrorismo já acho um exagero da parte da Impresa.

Neste caso será mais liberdade de propaganda.
Não são bem jornalistas. São mais técnicos de marketing a vender um produto.

Em empresas maiores, como aquela onde estou agora, o ramsonware é levado a sério e o fenómeo é explicado com algum detalhe para que todos os trabalhadores sintam o peso da responsabilidade de informação que manipulam.

Então vejamos:
- A motivação principal do ramsonware é essencialmente mercantilista e monetária, focada em atacar e aproveitar empresas conhecidas, com alguma fama e visibilidade, que notoriamente não têm em consideração conceitos básicos de segurança nem tão pouco têm um DRP (obrigatório ter para qualquer organização que se ache relevante);
- Estatisticamente a esmagadora maioria dos ataques cibernéticos são focados em espionagem industrial e estes as empresas evitam que a comunicação social saiba.
- O critério dos ataques é definido pela oportunidade (temos o velho ditado que a "ocasião faz o ladrão", pois é isto mesmo).

Uma pequena percentagem dos ataques tem motivações políticas sendo mesmo ultrapassada em muito pela dos funcionários insatisfeitos que deixam as empresas, cujas credenciais e acessos são comprometidas de propósito.

Usando a tua analogia rodoviária, este caso é mais parecido com andares com 4 pneus carecas durante anos a fio e depois ao teres um acidente grave queixares-te das condições da estrada ou do malandro do fabricante de pneus que te ia tirando a vida.

Da mesma forma que se tu ficares preso no transito condiciona a tua liberdade de circulação. [:D]

Em Portugal é sempre difícil identificar as coisas como elas são.

Há uma falta gritante de objectividade e de seriedade em quase todos os temas que são debatidos.

Mas ainda dou de barato que a versão russa do Rui Pinto se manifeste publicamente (eventualmente em cirílico) e que diga que na realidade o que eles queriam era mandar o Grupo Impresa abaixo pelo papel relevante que eles têm na comunicação social Portuguesa [:)]

Última edição:
o email que eles disponibilizam é privacidade.impresa@gmail.com

o zé que por aí anda lê o endereço numa notícia do expresso. Não o copia, mas fica com aquilo no subsconsciente: endereço gmail, não sei quê privacidade.

agora eu crio uma nova conta de email chamada privacidades.impresa@gmail.com e começo a espalhar isto nos fóruns e facebook.

o zé lê e acha que é exactamente a mesma coisa, e começa-me a mandar emails e eu saco-lhe os dados pessoais todos.

isto que a impresa está a fazer é mais do que incompetência.... é negligência, é criminoso.

Segundo eles, não há provas que os dados dos utilizadores tenham sido corrompidos [:)]

Eu percebo zero de IT. Aliás nem percebo metade dos posts deste tópico.

No entanto numa noite de insónia aprendi no YouTube a fazer sites em WordPress. Já fiz dois e estão on line.

Se bem me parece este novo site é em WordPress.

Tambem consigo criar uma conta no Gmail.

Portanto creio que devo estar ao nível do departamento de IT do Expresso.

Ainda dizem que este país não dá oportunidades às pessoas! Qual sonho americano srs liberais! Isto é o sonho Tuga!

Eu com uma noite de formação num tutorial dado por um tipo que só tem um nome próprio conseguia estar no Expresso!

Só tens um problema...

Não te chamas Zé Galvão [:)]

O google já me avisa disso há muito tempo. As que estão comprometidas, no meu caso, são de sites que já não uso há muito e de passwords que também já não uso. Talvez este site te possa ajudar a perceber de onde ocorreram fugas: https://haveibeenpwned.com/
Já conhecia, mas obrigado. [;)]

Porém, aproveitei a tua lembrança e fui verificar quais eram os sites e, afinal, eram também contas antigas, com passwords que já não uso há alguns anos!

Na verdade eu uso passwords o mais complexas que possa, a tal ponto que quase todas só o Windows as memoriza...[:D] Isso tem, porém, como sabemos, a vantagem de ter os mecanismos de recuperação sempre a mexer para mudar as ditas, que altero quase todas as semanas, ou até mais vezes em alguns casos... Não imuniza, mas dificulta! [;)]

Os funcionários da Altice é que não devem andar muito satisfeitos, com os seus dados pessoais expostos na d@ark w€b...

mais outra argolada de sapateiros.

o vector de ataque "sql injection" é tão básico, que eu já nem acreditava que fosse possível utilizar hoje em dia..... muito menos num site da Altice......

E que uma ferramenta de analise de código vai identificar, nem é preciso ser-se grande génio para evitar.

Voltar
Superior