Serviu carapuça? [

] [

]
O 308 é claramente inferior o Golf (como produto e all-rounder), mas isso não invalida o facto de ser uma boa opção!
Os materiais no geral são inferiores, a montagem também e em certas zonas pode-se mesmo dizer que os materiais são até sofríveis (como aliás é típico na PSA, zonas muito boas acompanhadas de verdadeiros "tiros no pé" noutras zonas)!
De resto, também estamos a falar de diferenças de preços significativas que faz com que exista uma certa equivalência depois em termos de value for money!
De qualquer maneira, nem o 308 (e muito menos o Golf) são as melhores opções de value for money do mercados, mas isso são outras "lutas" que por aqui não vão trazer mais valias.
Não é uma questão de servir a carapuça. É óbvio que te estavas a referir a mim. Felizmente, vivo bem com as minhas opções e opiniões, [

] por isso reitero que, segundo os meus critérios de apreciação, o 308 é um excelente automóvel.
Não acho que os materiais sejam inferiores aos do Golf. Na parte superior, usam um revestimento diferente para chegarem ao mesmo resultado, no fundo. A cena de terem materiais fracos na parte inferior não é característica do grupo PSA, mas sim de todo o segmento. O Focus, por exemplo, até faz bem pior: as portas de trás são num material diferente das da frente.
O 308 e o Golf não têm propriamente nenhum ponto onde sejam referências destacadas. No entanto, também são carros a que é muito difícil apontares defeitos. Ao primeiro olhar, não apaixonam, mas basta uns km com eles para ficares a gostar e esqueceres a falta de sal. É o mesmo que acontece com o teu Octavia.
Se queres um carro que te apaixone mais, vai para um Bravo ou Leon. Mas convém estares preparado para conviver com os defeitos que têm, inexistentes no Golf e 308.
Sinceramente, e conhecendo todos os modelos do segmento, não acho que haja nenhum que, no global, seja mais competente que estes dois. O Focus é mais divertido de guiar? É, mas perde em aspectos de ordem prática. Este é só um exemplo.
Sei que no value for money te referes ao Octavia e dou-te razão. No entanto, não se enquadra neste tópico.