Lê com cada coisa aqui que até fico pasmado.Bom vou começar por falar com conhecimento de causa, pois por um lado tenho uma astra ST e por outro estive durante duas semanas a fazer um curso na ford onde deu para testar e muito(desde ligar o carro a maquina, detectar avarias, configurar parametros do carro, condução, etc) o novo ford focus com vários tipos de equipamento.
Qualidade, o olimpo referiu ser melhor, quanto a mim é pior o focus em relação ao astra e isso é facilmente perceptível. Onde o focus quanto a mim é ligeiramente melhor, mas só por ter mais é na parte superior do tablier, onde até a pala do quadrande é com material mole, enquanto que o astra essa zona não o é, não sei porquê. Mas de resto.
Começando pelo revestimento as portas onde os plásticos duros e com ar de chineses até ao rádio em que os plásticos usados ou os botões têm um ar de fraca qualidade. Em compensação os plásticos do astra no revestimento das portas é de material mole e e com muito melhor qualidade, e os botões tem um toque em que se nota e transparece uma qualidade superior.
Acho que se queixam tanto porque o astra tem imensos botões na consola central, mas não percebo pois o rádio do focus é tão ou mais confuso que o astra, isto hipoteticamente, pois não percebo qual é a dificuldade de leitura quer num quer noutro, mas enfim.
Dinamicamente, ambos são muito parecidos, favorecendo ligeiramente o focus, mas por uma margem muito mínima devido ao tipo de suspensão traseira que o focus e muito bem usa, multilink ao invés de barra torção no astra. O astra atenua isso com a introdução da ligação Watt, como muitos já poderam ler nas revistas da especialidade, isto é uma solução importada e muito usada nas corridas. Mas a minha opinião é a seguinte, no segmento C o focus domina no dinamismo, mas já não é tão evidente como antigamente, muito por culpa deste novo astra que se for equipado com o flexride, então ai há empate.
Ligado a isto temos também a posição de condução, em que o focus está a meu ver pior, isto porque a manete da caixa de velocidades está numa posição para a direita e não centrada, por exemplo com o apoio de braços, além da caixa ser muito leve e já ter alguma folga, isto para um carro com apenas 2k km. Quanto aos bancos são parecidos os dois com praticamente o mesmo apoio lombar e bastante confortáveis. O volante de longe o do astra, mais pequeno, melhor pega, e sem aquela perfusão de botões que primeiro que se perceba como tudo funciona....
No astra a posição de a meu ver melhor, pois os comandos e o ar do interior parece que nos abraça e temos tudo a mão em posições perfeitas. Depois a questão da manete de velocidades eu gosto delas mais rijas, alinhadas com o apoio de braços e sem folga.
Equipamento, de facto este novo focus pelo preço é imbatível, mas só na versão de lançamento, pois quando acabar volta tudo ao mesmo, mas mesmo assim o astra na versão cosmo é muito bem equipado.
Motor, no meu caso tenho o 1.7 de 125cv e tem mais alma que este 1.6 115cv, apesar de estar muito redondo e com boa disponibilidade, mas noto mais poder no astra.
Como estamos a falar de carrinhas acho que o espaço a astra ganha, a mala do focus é mais pequena e pouco funcional, o espaço a traz é mais reduzido e da maneira como eu gosto de conduzir a pessoa que fosse a traz de mim não iria ter muito espaço para pernas.
Conforto, ambas são muito boas e não acho que uma seja melhor que outra.
Ruído de motor, ambos são bastante silenciosos o do focus fora do carro é mais silencioso, mas dentro do carro o astra achei mais silencioso, isto não quer dizer que o astra seja muito ruidoso, pois não é, até é muito silencioso em compensação do mesmo motor no astra H, a isto deve-se a opel de ter feito um reforço acústico na carrinha.
Desculpem lá o testamento, mas o que descrevo aqui é a minha opinião, ou seja, do contacto que tive e tenho de ambos os carros. Isto não é com intenção de deitar a baixa uma ou outra marca ou dizer que uma é melhor que a outra, antes pelo contrário, pois cada uma tem coisas a favor e outras contra.
É que já ando farto de opiniões não fundadas sobre carros e marcas em questão pois o bota a baixo e não gosto por dá cá aquela palha neste país é muito frequente.
Penso que é tudo.