Se a pessoa ganha 2500 euros para trabalhar 35h/semana e trabalha 50/60h por semana, parece-me evidente que tem de existir um pagamento relativo ao trabalho suplementar.
Só que, li e mais uma vez digo que não sei se é verdade, que as condições salariais eram diferentes, daí a pergunta.
Ex. o vencimento fixo que pode ir até dos 570€ aos2.455€ por mês - parece-me perfeitamente normal com a progressão na carreira ao longo de uma vida.
Mas...Por cada dia em que voe, sem prejuízo de outros extras e subsídios, o tripulante recebe um valor "Per Diem" de cerca de 70€.
Se não voar, por não ser escalado, recebe em alternativa, por dia, uma "Prestação retributiva especial" de 3,5% do vencimento fixo (de 19,95€ a 85,93€). No mínimo, são sempre garantidos 15 dias desta prestação por mês, mesmo que se por alguma razão o tripulante não voasse nenhum dia. Estaria mesmo assim garantido um acrécimo de 3,5% x 15 dias, ou seja, mais 52,5% do vencimento fixo mensal. - Isto é que já me parece um exagero.
Li ainda que:
foi estabelecido um plafond de 780 horas por ano para ter direito a estes valores. Como um ano tem 52 semanas, 780 horas / 52 = 15 horas por semana. Para receber o salário, na TAP basta voar em média 15 horas por semana.
se ultrapassarem o plafond e voarem mais de 15horas por semana, recebem as horas extra-plafond pelo valor de 2,5% dovencimento fixo, que pode ir dos 14,25€ aos 61,38€/hora no topo da carreira.
O que traduzido dá:
imaginemos que um tripulante(comissário/assistente de bordo) voa uma média de 25 horas por semana (15plafond + 10 horas extra). Um mês tem em média 30,42 dias (365 / 12) e tem emmédia 4,34 semanas (30,42 / 7). O número médio de horas extra nesse mês é 43(4,34 x 10). A 2,5% cada hora, temos 43 x 2,5% = 107%, ou seja, vai somar aoseu ordenado mais um ordenado em horas extra!
A isto ainda é necessário somar o "PerDiem" diário se voarem ou a Prestação Retributiva Especial diária (3,5%VF) se não voarem, ambos pagos com uma garantia mínima de 15 dias por mês. Comum "Per Diem" de 70€ garantido no mínimo em 15 dias, são 1.050€ asomar aos valores anteriores.
Isto é que acho exagerado, o número diminuto de horas para se ter acesso aos complementos.