bem, onde posso não concordar contigo é quando retratas a praxe como uma coisa branda, pelo menos pela minha vivência em nenhum momento senti que a praxe era uma coisa "bon enfant", não o era, quer seja na minha universidade como nas outras onde ia beber uns copos.
inicialmente fui praxado com muito respeitinho, porque segundo se consta tenho mau feitio, depois deixei claro que não admitiria certas coisas, passaram a condicionar-me a entrada a alguns eventos os quais acabei obviamente por assistir porque não seria um puto que vai dizer-me o que devo ou não fazer, e fui a tribunal de praxe, nada de transcendente, bateram-me nos dedos com uma colher de pau, a qual eu parti e disse para ir buscar uma mais mole, caso o problema não fosse da colher, o encapuzado passaria pelo mesmo processo de substituição. cortaram-me um pouco de cabelo para receber o meu certificado com a pata do burro.
tive uma praxe pacifica e sem contrariedades mas assisti à certas cenas, que eram totalmente inaceitáveis, desde uma caloira em lagrimas que mesmo assim continuava a ser alvo de insultos e arremesso de ovos, até um rapaz mantido em esforço com a cabeça numa poça de excrementos.
quantas as represálias, proibição de entrar em festas e em actos acadêmicos, cortejos, insultos publicos e ameaças de escândalos em cerimonias acadêmicas onde participariam os pais. uma insustentável pressão psicológica. dava-te uma lista tão extensa que até dava uma novela.
gostei da minha vida acadêmica, passados já uns largos anos ficaram esses amigos que tenho como familia, passamos momentos fantasticos e ficam historias que são repetidas vezes sem conta sempre com o mesmo entusiasmo. mas há algo que é recordado com amargura, são as praxes e ao que se assistiu, e que não podia ser comentado, era uma vergonha, os casos de desistência a meio do primeiro ano, as pessoas que foram abusadas em todos os sentidos. os pais querem e devem acreditar que é tudo um folclore, que estão ali a brincar as escolinhas mas não sabem metade da missa, porque se soubessem acredito que muitos deles lá vinham repor ordem nessa gente.
quanto as politiquices, um topico a discutir ao lado com certeza, mas não precisaremos de grandes debates para chegar a conclusões interessantes.