As ciências

o que é que isso tem a ver?

se estiveres a chamar as leis criadas pelo homem de artificiais.....estás de a basear num pressuposto bem falacioso.......

o que é que faz as coisas criadas pelo homem serem mais ou menos naturais do que um ninho criado por um pássaro?

Há dois tipos de "escolas" relativamente ao facto da contabilidade ser ou não uma ciência.

Eu acho que não é. Mas sou suspeito porque estudei muita química, muita física e alguma biologia. Agora ando a estudar contabilidade e análise financeira e consigo perfeitamente ver a diferença...

Contabilidade são técnicas.

E onde é que se aplica o Método Científico em Direito?

pois, eu percebo perfeitamente onde tu queres chegar, e é perfeitamente legitimo........mas a Ciência não pode só ser interpretada num sentido puramente literal, de algo que formula,descobre e postula......

Acho é que o conceito de CIÊNCIA é demasiado fechado........na sociedade

é que isto não é uma formula matemática......mas parece que para ser Ciência é necessário ter determinadas caracteristicas inerentes, aliás é dai que vem a tradicional "guerrinha" Ciências Sociais VS Ciências Naturais [:D]

Eu sempre vi nisto uma guerra sem sentido..............., a sociedade não é natural?As ciências que estudam a Sociedade não estudam a natureza do Homem?

Estou em crer de que a grande ciência de todas é de facto a fisica. Basta conhecer um pouco da nossa história e da historia da ciência.

Sinceramente, ciência á só uma........... com muitas ramificações......

O conhecimento cientifico tem de ser especializado, mas, quer eu seja químico, biólogo, geólogo, filosofo, matematico, fisico, etc..... estou a estudar ciência......

Agora, se quiserem chamar de ciencia cada ramo da mesma então temos milhares de ciências....

Mas se formos a extremos então a biologia não pode ser incluida nesse ramo....

A biologia não é mais que a química e a física aplicada num ser.

Sinceramente, ciência á só uma........... com muitas ramificações......

O conhecimento cientifico tem de ser especializado, mas, quer eu seja químico, biólogo, geólogo, filosofo, matematico, fisico, etc..... estou a estudar ciência......

Agora, se quiserem chamar de ciencia cada ramo da mesma então temos milhares de ciências....

Mas se formos a extremos então a biologia não pode ser incluida nesse ramo....

A biologia não é mais que a química e a física aplicada num ser.

Wrong![;)]

A Biologia é muito mais do que a química e a física aplicadas... dai que desde sempre tenha sido considerada como ciência independente de pleno direito..

...Somente a química e a física seriam por si só incapazes de explicar e compreender a grande maioria dos fenómenos Biológicos..

...o contrario se passa com a geologia, em que de facto, é possível em larga medida recorrendo á física, química e matemática explicar a generalidade dos fenómenos geológicos..

É como disse nuns post mais acima..

...depende sobretudo da escala a que queremos classificar as ciências...
inclusivamente, muita da química é explicada pela física....

Mas ciência é sobretudo todo o ramo do conhecimento que aplique o método cientifico, algo que o direito por exemplo não utiliza...

Não confundir raciocínio, que é aplicado a tudo que requeira relacionamento de conhecimentos, com método cientifico...

O direito recorre ao raciocínio, NÃO ao método cientifico, logo não é uma ciência[;)]..

Perceber as mulheres tb é uma ciência. [:)]

Edit: E o pior é q não conseguimos viver sem elas!!!
É verdade [:D]
O que era para ser uma arte virou ciencia
Temos que ponderar entre o custo beneficio e a logica da psicologia feminina, que muitas vezes parece nao fazer sentido [8b]

Wrong![;)]

Não confundir raciocínio, que é aplicado a tudo que requeira relacionamento de conhecimentos, com método cientifico...

O direito recorre ao raciocínio, NÃO ao método cientifico, logo não é uma ciência[;)]..

...ai ....estes cientistas naturais e a tradicional questão![:D] [:D]

...ai ....estes cientistas naturais e a tradicional questão![:D] [:D]

Não e é uma questão de tradição, é uma questão de método..[;)]

O método cientifico implica:

uma observação factual,
hipótese,
teoria explicativa,
experimentação,
repetição,
controlo,
analise de resultados e
conclusão ( entre outros )...

no dia a dia usamos sem duvida PARTES do método cientifico como ferramentas de raciocínio a que aplicamos a tudo que nos rodeia.

Raciocínio é pensamento lógico dedutivo mas não é um método sistematizado!

Raciocínio diferente de método cientifico logo diferente de ciência, por definição, por lógica e não por tradição..[;)]

Hoje lembrei-me de uma teoria de um ex-professor em que, segundo ele, só existem 3 ciências. A Biologia, a Física e a Química.

E porquê? Porque qualquer fenómeno do Universo é explicado pelo menos por uma destas ciências.

Sinto-me tentado a concordar com ele embora tenha dúvidas se incluiria ou não mais uma. A Psicologia.

O que é que acham?
A Filosofia também, visto a Psicologia ter tido a sua origem na Filosofia, só mais tarde é que adoptou um método de estudo só seu (começando com Wundt), e tornando-se assim uma ciência à parte da Filosofia.[;)]

Wrong![;)]

...Somente a química e a física seriam por si só incapazes de explicar e compreender a grande maioria dos fenómenos Biológicos..
.

Por ex. a difusão do sal para dentro (acho q existe se a memória não me falha) de uma célula é um fenómeno físico químico ou biológico?

Por ex. a difusão do sal para dentro (acho q existe se a memória não me falha) de uma célula é um fenómeno físico químico ou biológico?

difusão e osmose são processos físicos que afectam a química celular atravez de uma membrana biologica...[;)]

Isolados, os processos de difusão e osmose são físicos...
Os sais a agua e a solução são químicos
O meio por onde ocorre (a membrana celular) é biológico..

difusão e osmose são processos físicos que afectam a química celular atravez de uma membrana biologica...[;)]

Isolados, os processos de difusão e osmose são físicos...
Os sais a agua e a solução são químicos
O meio por onde ocorre (a membrana celular) é biológico..

És biologo?

Um biólogo estuda os modelos matemáticos da difusão, ou não tem interesse prático?

Tem interesse pratico..

O biólogo não estuda directamente os modelos em si, mas aplica-os e usa-os em modelos de comunicação celular, no estudo de modelos de membranas, em laboratório in-vivo na medição das taxas efectivas, e para determinação da correlação modelo/in-vivo..

Das aplicações concretas dessa iteração, está a aplicação destes conhecimentos em fármacos, por exemplo...

Tem interesse pratico..

O biólogo não estuda directamente os modelos em si, mas aplica-os e usa-os em modelos de comunicação celular, no estudo de modelos de membranas, em laboratório in-vivo na medição das taxas efectivas, e para determinação da correlação modelo/in-vivo..

Das aplicações concretas dessa iteração, está a aplicação destes conhecimentos em fármacos, por exemplo...

Por vezes, dá me ideia ( posso estar enganado) que os biólogos não aprofundam muito a componente matemática e física. Isso é verdade ou estou enganado?

Falei na difusão pq um dia li um artigo desse tema da área da biologia e fiquei um pouco incrédulo pois o artigo era tipo um registo de dados de uma experiência com conclusão sobre um tratamento estatístico do mais elementar que pode haver... Não tinha uma fórmula um modelo nada quando era perfeitamente possível fazer um modelo matemático usando o mais básico que pode haver em termos de análise numérica...

Ando a estudar gestão e constato a mesma coisa. Grandes estudos com tratamentos estatísticos elementares e com conclusões tb elementares os dados ainda nem sequer estão espremidos pela metade e já está feito o artigo.

Por vezes, dá me ideia ( posso estar enganado) que os biólogos não aprofundam muito a componente matemática e física. Isso é verdade ou estou enganado?

Falei na difusão pq um dia li um artigo desse tema da área da biologia e fiquei um pouco incrédulo pois o artigo era tipo um registo de dados de uma experiência com conclusão sobre um tratamento estatístico do mais elementar que pode haver... Não tinha uma fórmula um modelo nada quando era perfeitamente possível fazer um modelo matemático usando o mais básico que pode haver em termos de análise numérica...

Ando a estudar gestão e constato a mesma coisa. Grandes estudos com tratamentos estatísticos elementares e com conclusões tb elementares os dados ainda nem sequer estão espremidos pela metade e já está feito o artigo.

O objectivo da Biologia não é modelar os sistemas biológicos, mas sim estuda-los, e compreende-los....

...Se desse estudo e compreensão se puder apresentar um modelo CABAL e que reflicta a 100% as condições laboratoriais da experiência, óptimo já que sai mais barato e rápido...

...no entanto os sistema biológicos não se comportam como sistemas matemáticos perfeitos, o numero de variáveis e de variabilidade é de tal forma elevado, que a modelação computacional seria impraticavel ou inconclusiva...

Por outro lado, a estatística na biologia é usada como ferramenta descritiva aproximada, com limites de confiança ás variáveis e ás funções estatísticas, e não para adaptar a biologia aos modelos, mas sim os modelos á biologia...

Portanto, os modelos computacionais, as simulações, são úteis até determinado ponto, mas dado a carácter da biologia, a abordagem é SEMPRE a experimental e factual, COMPLEMENTADA com os modelos e com a estatística...

Onde os Biólogos "brilham" é na apresentação de resultados experimentais concretos reprodutíveis e verificáveis, e não na tradução desses estudos em modelos ou apresentações estatísticas...[;)]

De notar, evidentemente que a matemática é uma ferramenta essencial na biologia.

Edit:
para acrescentar que os cursos de Biologia tem bastante formação na área da matemática/física/estatística:

-Alem das tradicionais matemáticas analise I e II, há
-bio probabilidade e estatística, onde se dão as mesmas ferramentas e modelos que se usam na física,
-há biofísica onde são abordadas para alem das matérias de mecânica clássica, termodinâmica e física de fluidos, e uma abordagem ao electromagnetismo na vertente transmissão de sinal,
-Informática aplicada com analise e tratamento de dados ( SPSS, matlab...)

fora as cadeiras mais da area da biologia onde se aprofundam ou aplicam mais em concreto os conhecimentos das disciplinas acima referidas.

Última edição:
Voltar
Superior