Por vezes, dá me ideia ( posso estar enganado) que os biólogos não aprofundam muito a componente matemática e física. Isso é verdade ou estou enganado?
Falei na difusão pq um dia li um artigo desse tema da área da biologia e fiquei um pouco incrédulo pois o artigo era tipo um registo de dados de uma experiência com conclusão sobre um tratamento estatístico do mais elementar que pode haver... Não tinha uma fórmula um modelo nada quando era perfeitamente possível fazer um modelo matemático usando o mais básico que pode haver em termos de análise numérica...
Ando a estudar gestão e constato a mesma coisa. Grandes estudos com tratamentos estatísticos elementares e com conclusões tb elementares os dados ainda nem sequer estão espremidos pela metade e já está feito o artigo.
O objectivo da Biologia não é modelar os sistemas biológicos, mas sim estuda-los, e compreende-los....
...Se desse estudo e compreensão se puder apresentar um modelo CABAL e que reflicta a 100% as condições laboratoriais da experiência, óptimo já que sai mais barato e rápido...
...no entanto os sistema biológicos não se comportam como sistemas matemáticos perfeitos, o numero de variáveis e de variabilidade é de tal forma elevado, que a modelação computacional seria impraticavel ou inconclusiva...
Por outro lado, a estatística na biologia é usada como ferramenta descritiva aproximada, com limites de confiança ás variáveis e ás funções estatísticas, e não para adaptar a biologia aos modelos, mas sim os modelos á biologia...
Portanto, os modelos computacionais, as simulações, são úteis até determinado ponto, mas dado a carácter da biologia, a abordagem é SEMPRE a experimental e factual, COMPLEMENTADA com os modelos e com a estatística...
Onde os Biólogos "brilham" é na apresentação de resultados experimentais concretos reprodutíveis e verificáveis, e não na tradução desses estudos em modelos ou apresentações estatísticas...[

]
De notar, evidentemente que a matemática é uma ferramenta essencial na biologia.
Edit:
para acrescentar que os cursos de Biologia tem bastante formação na área da matemática/física/estatística:
-Alem das tradicionais matemáticas analise I e II, há
-bio probabilidade e estatística, onde se dão as mesmas ferramentas e modelos que se usam na física,
-há biofísica onde são abordadas para alem das matérias de mecânica clássica, termodinâmica e física de fluidos, e uma abordagem ao electromagnetismo na vertente transmissão de sinal,
-Informática aplicada com analise e tratamento de dados ( SPSS, matlab...)
fora as cadeiras mais da area da biologia onde se aprofundam ou aplicam mais em concreto os conhecimentos das disciplinas acima referidas.