As ciências

Zizo

Consultor
Hoje lembrei-me de uma teoria de um ex-professor em que, segundo ele, só existem 3 ciências. A Biologia, a Física e a Química.

E porquê? Porque qualquer fenómeno do Universo é explicado pelo menos por uma destas ciências.

Sinto-me tentado a concordar com ele embora tenha dúvidas se incluiria ou não mais uma. A Psicologia.

O que é que acham?

Biologia, Fisica, Quimica, e matemática são as tradicionalmente mais concideradas...

No entanto a resposta depende da escala a que se queira ir...

outros concideram como ciencia independente a geologia...

De qualquer modo há cada vez mais sub variedades de cada uma, que no limite vão dar á mesma, caso da fisica quantica no limite do estudo da quimica atómica....

outros concideram como ciencia todo o ramo do conhecimento que aplique o metod cientifico, caso da psicologia, sociologia, e outras "ciencias" humanas...

.há algumas tendencias de pensamento actualmente, de chamar ciencia apenas ao conhecimento "fisico" do universo, deixando a matemática não como ciencia mas sim algo supra ciencia ou ferramenta cientifica, ficando como ciencia somente a Fisica Quimica e Biologia

Pessoalmente considero as ciencias "base" a matematica a quimica a fisica e a biologia....

de qualquer maneira são apenas preciosismos académicos e tertulianos que em nada afectam o papel de cada uma individualmewnte, ou em interação colectivo no contributo que prestam

.

Última edição:
Hoje lembrei-me de uma teoria de um ex-professor em que, segundo ele, só existem 3 ciências. A Biologia, a Física e a Química.

E porquê? Porque qualquer fenómeno do Universo é explicado pelo menos por uma destas ciências.

Sinto-me tentado a concordar com ele embora tenha dúvidas se incluiria ou não mais uma. A Psicologia.

O que é que acham?

hmmm talvez... mas assim uma logica de quem ainda não se deitou (amanhã posso-me arrepender quando acordar [:D] )... mas a psicologia lida com a mioleira e problemas dela... logo é quimica e biologia.. mas sei la... a minha biologia agora ta toda estoirada por causa da quimica e do fisico de uma maluca... shhh n ligues.

Deveria ter perguntado qual dessas Ciencias explica o fato dele estar dando aula ao inves de estar na praia tomando uma cerveja [:D]

O que é que acham?

Psicologia? O cérebro humano não passa de um aglomerado de átomos -> química, explicado pela biologia...

Logo , apesar de ser uma ciência as ourtra 3 ficam "por cima".

Então e a célebre Matemática, que tudo "explica"?...

A Matemática não é uma ciência, pois não consegue demonstrar a existência de um único objecto que trate mas simplesmente a existência de uma relação num cenário suposto (axiomatizado): a Matemática não pode provar a existência sequer de um átomo, pois passos essenciais do método científico não lhe são acessíveis.

E no entanto é, a par da Filosofia, o mais versátil e deslumbrante dos conhecimentos.

A Matemática não é uma ciência, pois não consegue demonstrar a existência de um único objecto que trate mas simplesmente a existência de uma relação num cenário suposto (axiomatizado): a Matemática não pode provar a existência sequer de um átomo, pois passos essenciais do método científico não lhe são acessíveis.

E no entanto é, a par da Filosofia, o mais versátil e deslumbrante dos conhecimentos.

apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)

[:D]

Se esse professor disse isso, deve pensar que é o Einstein![:)]

Nesta fase prematura da Humanidade, afirmar com vemêencia tal coisa, é nem ter noção do que se passa á nossa volta!

Essas ciências explicam o âmago da construção molecular do Universo e da interacção atómica das coisas...........

mas se quiseres explicar o resto do tudo.............tens que utilizar muitas outras ciências, que não se baseiam na complexidade da materia mas sim em aglomerações vivênciais que não estão explicadas na individualidade organica mas sim na conjunção de diversos factores que levam por exemplo um ser humano a tomar uma decisão e a agir de uma determinada forma.....e quem diz um ser humano, diz uma sociedade!

Realmente admitir essa redundância de teorias.......é ser muito pequeno!!!

Só como exemplo......para essas três ciências, a história não é mais do que o passar dos anos e as implicações que o tempo tem nos materiais...[:D] [:D] ......

descurando todos os processos vivênciais que isso implica.......

Não é. Contabilidade são regras criadas pelo homem. Tal como o direito.

o que é que isso tem a ver?

se estiveres a chamar as leis criadas pelo homem de artificiais.....estás de a basear num pressuposto bem falacioso.......

o que é que faz as coisas criadas pelo homem serem mais ou menos naturais do que um ninho criado por um pássaro?

Voltar
Superior