rcontra
Well-known member
És da área ou apenas um curioso?As leis da termodinâmica terão uma palavra a dizer quanto a isso…
De teóricos estou eu fartinho de aturar no dia a dia.
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
És da área ou apenas um curioso?As leis da termodinâmica terão uma palavra a dizer quanto a isso…
Se tens gás natural, era essa a minha opção.Litoral centro.
Sim, há gás natural.
A bomba de calor aparentemente fica muito mais cara ...
És da área ou apenas um curioso?
De teóricos estou eu fartinho de aturar no dia a dia.
Para a mesma potência de aquecimento, a área de transferência de calor depende da temperatura média da água vs temperatura do ar desejada.Podes dizer que os métodos normalmente usados para aquecer água a altas temperaturas têm um baixo rendimento, isso é verdade.
Agora se o aquecimento é por água a alta temperatura numa superfície radiante pequena, ou a baixa temperatura numa superfície radiante grande, não estou a ver onde é que está a diferença em termos de energia dissipada para manter a mesma casa à temperatura x.
Se tens gás natural, era essa a minha opção.
Nao por ser mais eficiente (que não é), mas a diferença de custo de operação não compensa o investimento inicial.
Como vais arrefecer a casa?
Para a mesma potência de aquecimento, a área de transferência de calor depende da temperatura média da água vs temperatura do ar desejada.
O piso radiante não leva a menores consumos por ter mais área de transferência de calor, mas sim Porque o equipamento que está a produzir água quente trabalha num regime onde a eficiência é maior.

Importa na produção de água quente (que é o que importa na fatura).Ora porra, mas isso é o que eu estou a dizer desde lá em cima
Agora como colocaste a questão, é que parecia que a temperatura da água é que importava.
Uma bomba de calor em condições nunca fica a menos de 6000€.Ora aqui vai a minha experiência...
Casa isolada em zona agrícola com cerca de 300 m2 em apenas um piso em formato L, utilizamos aquecimento com radiadores de parede e caldeira a gás natural. Consumo de cerca de 500 € de gás nos meses mais frios, dez e jan.
Obra feita em 2011, na altura o iluminado do arquitecto dizia que bastava um cheirinho de AC e a casa aguentava quente tranquilamente..... Acho piada a estes teóricos sem experiência no terreno...
Além de ter investido mais de 10 K€ em AC, no início, que não servem para quase nada, pois a casa no verão só muito esporadicamente há necessidade de refrescar (e pra isso temos um tanquezito de água), e no inverno o aquecimento por AC é super desconfortável, já tive de fazer vários melhoramentos na casa:
.instalação de capoto
. Substituição das portadas por estores eléctricos para controlo térmico,
. Roofmate
. Instalação de aquecimento central com caldeira a gás natural
Se fosse hoje, e atendendo ao que tenho experiênciado, teria feito as seguintes opções, sem qualquer dúvida:
. Aquecimento no chão com água, bomba de calor de baixa temp.
É a opção mais confortável, de longe, mesmo que a eficiência seja igual aos radiadores de parede, e depois não compromete nenhuma parede para móveis ou decoração... Só que neste momento para colocar esta opção teria de partir o chão todo da casa algo que não estou nessa condição....
Estive em situacao parecida no ano passado quando mudei de casa. Nem sequer cheguei a ligar a caldeira a gasoleo.
Tendo gas natural, caldeira a gas sem pensar 2 vezes. BB de calor para radiadores tem de ser de alta temperatura.
Instalei caldeira para aquecimento apenas (da apoio ao deposito se for necessario), deposito de 500L para aguas quentes e 3 paineis. No pico do inverno, o maximo que gastei foram 100EUR em gas. Aquecimento sempre ligado entre os 18 e os 22 graus. Vivenda com 2 pisos e garagem, com 360m. Ainda assim perco muito pelas janelas que sao fracas.
O estoiro ficou por 8000+IVA.
As caldeiras de condensação são mais eficientes a temperaturas mais baixas (para aproveitar a condensação dos gases de combustão).Por acaso a minha caldeira a gas natural nem é de condensação... Acho que é uma vulcano euroline.... Talvez com uma de condensação fizesse melhores consumos, não rcontra? Achas que valeria o investimento?
É que a minha está boa e a funcionar perfeitamente.... Agora nos meses mais frios, a gaja tá sempre a trabalhar... Mas a malta gosta de andar de t-shirt dentro de casa....
Sim, era a ideia que tinha. A minha caldeira já tem 10 anos, mas como funciona perfeitamente...As caldeiras de condensação são mais eficientes a temperaturas mais baixas (para aproveitar a condensação dos gases de combustão).
Qualquer caldeira recente é mais eficiente que uma antiga, mas se estiver a funcionar bem não troques.
A compra + instalação da caldeira nova vai demorar muito tempo a amortizar.
As caldeiras de condensação são mais eficientes a temperaturas mais baixas (para aproveitar a condensação dos gases de combustão).
Qualquer caldeira recente é mais eficiente que uma antiga, mas se estiver a funcionar bem não troques.
A compra + instalação da caldeira nova vai demorar muito tempo a amortizar.
Compra caldeira e não te vais arrepender.A minha é uma Ferroli e tem cerca de 23/24 anos ... funciona bem nos meses fora do inverno em que o aquecimento não é requerido.
Fora isso, normalmente entre novembro e fevereiro (+-) ou está ligada em permanência ou está sempre a perder pressão (e mesmo ligada vai perdendo) e consequentemente a desligar-se. Já há uns anos a mandei reparar e fiz um investimento razoavelmente grande, pelo que agora não sei se estou interessado em fazê-lo ou se invisto noutra coisa.
A bomba de calor parece-me que ficar demasiado cara, pelo que a minha opção se calhar terá que ser uma nova caldeira e dentro desta lógica parece-me que as de condensação serão mais vantajosas.
Compra caldeira e não te vais arrepender.
A Baxi pode não ser a melhor marca de caldeiras (longe disso), mas se tiveres um problema vais ter a assistência mais rápida (de longe).
A bomba de calor é sempre eficiente. Seja para o que for. Até porque pode ser uma solução de aquecimento central e aqs.Do que li, bomba de calor, para ser eficiente em termos de custos, é adequada para Piso radiante. Radiadores «pedem» outro tipo de fonte de calor, caldeira a Gás/pellets, por exemplo.
O que justifica a prazo é a autoproducao de energia, que só poderá ser usada com bomba de calor.O arrefecimento da casa apenas se justificaria meia dúzia de dias por ano. Sei que a bomba de calor daria para isso e um caldeira de condensação não, mas parece-me que não justifica o investimento.
E o investimento (adicional) em ar condicionado também não me parece justificar-se.
8000 + iva ?!?