Aprender uma língua nova

a utilidade do mandarim enquanto lingua com utilidade profissional para mim é dúbia porque:

É uma língua com uma curva de aprendizagem muito lenta.Demora-se anos até dominar e até lá não se sabe que voltas dá a economia mundial.
É uma língua difícil de aprender e que poucas pessoas dominam ou vão dominar no mundo ocidental, conheço algumas a aprender mandarim, não conheço ninguém que saiba o suficiente para manter uma conversa, pelo que acho que os chineses se vão habituando cada vez mais ao inglês.

Eu neste momento, e pelo meio que me rodeia, o russo é uma grande valia... Já aprendi alguma coisa, nada de especial (tudo por internet) mas aquilo custa bem, nao sei onde está a facilidade disso!!
Dei um descanço a cabeça umas semanas, e já foi quase tudo embora [8b]... e nao tenho desculpa, trabalho e convivo constantemente com russos, simplesmente com eles falo em espanhol :sh).

a utilidade do mandarim enquanto lingua com utilidade profissional para mim é dúbia porque:

É uma língua com uma curva de aprendizagem muito lenta.Demora-se anos até dominar e até lá não se sabe que voltas dá a economia mundial.
É uma língua difícil de aprender e que poucas pessoas dominam ou vão dominar no mundo ocidental, conheço algumas a aprender mandarim, não conheço ninguém que saiba o suficiente para manter uma conversa, pelo que acho que os chineses se vão habituando cada vez mais ao inglês.

Se quiseres trabalhar na China, acredito que saber falar mandarim será uma mais valia.

Eu recomendo vivamente é o Goethe Institut para estudar o Alemão, estudei lá 2 anos. Tive aulas de Alemão na Cambridge School e a professora, apesar de ser alemã, sabia tanto ensinar Alemão como eu Português; era uma engenheira e não uma professora de línguas.

Olha pelo menos da minha não tenho razão de queixa nenhuma. Também é alemã e é muito boa a explicar as coisas. Além de que tem um sentido de humor brutal o que faz sair de lá sempre com uma boa disposição brutal!

Cambridge school é aquela que está na Avenida da Liberdade, quem desce do Marquês? Cambridge School

Faço sempre confusão porque existe os exames de Cambridge de inglês ( http://www.cambridgeenglish.org ) também, mas com o qual essa escola não tem nada a ver.
Preparam para o exame mas, o dito exame tem de ser feito noutro sitio, em Lisboa acho que no British council ou no International Language House.

Sim mas eu estou na de Benfica.

Faz-me confusão isso de aprender linguas só porque sim, sem nunca se passar do básico, embora percebo que seja gratificante e um desafio intelectual grande.

Mas para mim, para aprender uma lingua, tem de ter uma forte motivação de a usar e ser fluente na mesma, dai desde à 2 anos haver muitos dias em que uso mais inglês que Português, que tento por agora não estudar, mas sim pelo menos acompanhar alguns sites e noticias em espanhol e finalmente ando a tentar fazer um esforço que se está a relevar muito complicado, de aprender alemão.

Acho tudo complicado no Alemão, e já é vergonhoso como com 2 cursos de 40 horas em cima, 3 anos de secundário e quase 9 meses a viver na Alemanha por vezes nem um hamburger consigo encomendar sem recorrer ao inglês.

é todo o vocabulário diferente, estruturas gramaticais diferentes, o facto de ter neutro mas depois muita coisa que é neutra não o é. É o plural do femenino ser o mesmo que para falar para pessoas importantes, só muda depois a conjugação do verbo, é o verbo em algumas casos partir e ir para o final, o que é pátetico, porque cria suspense "joao, maria e o tobias e a menina da vida no beco escuro de madrugada estavam encantados, um gelado comiam."

Mas uma coisa certa, não há português que com mais ou menos luta que não acabe a falar alemão.

Dito isto, acho que fazes muito bem em aprender alemão ou outra lingua, mas na minha opinhião ou é para aprender e ser fluente ou para saber meia duzia de palavras talvez haja coisas mais interessantes para aprender.

Por exemplo, um curso que gostava de fazer, vi uma vez publicidade, era do tipo "20horas, pré.requesito : Fluente em uma das linguas PT/ES/FR e aprendias em apenas 20 horas a ler textos em qualquer das linguas. Achei bastante interesante.

Faz-me confusão isso de aprender linguas só porque sim, sem nunca se passar do básico, embora percebo que seja gratificante e um desafio intelectual grande.

Mas para mim, para aprender uma lingua, tem de ter uma forte motivação de a usar e ser fluente na mesma, dai desde à 2 anos haver muitos dias em que uso mais inglês que Português, que tento por agora não estudar, mas sim pelo menos acompanhar alguns sites e noticias em espanhol e finalmente ando a tentar fazer um esforço que se está a relevar muito complicado, de aprender alemão.

Acho tudo complicado no Alemão, e já é vergonhoso como com 2 cursos de 40 horas em cima, 3 anos de secundário e quase 9 meses a viver na Alemanha por vezes nem um hamburger consigo encomendar sem recorrer ao inglês.

é todo o vocabulário diferente, estruturas gramaticais diferentes, o facto de ter neutro mas depois muita coisa que é neutra não o é. É o plural do femenino ser o mesmo que para falar para pessoas importantes, só muda depois a conjugação do verbo, é o verbo em algumas casos partir e ir para o final, o que é pátetico, porque cria suspense "joao, maria e o tobias e a menina da vida no beco escuro de madrugada estavam encantados, um gelado comiam."

Mas uma coisa certa, não há português que com mais ou menos luta que não acabe a falar alemão.

Dito isto, acho que fazes muito bem em aprender alemão ou outra língua, mas na minha opinião ou é para aprender e ser fluente ou para saber meia duzia de palavras talvez haja coisas mais interessantes para aprender.

Por exemplo, um curso que gostava de fazer, vi uma vez publicidade, era do tipo "20horas, pré.requesito : Fluente em uma das linguas PT/ES/FR e aprendias em apenas 20 horas a ler textos em qualquer das línguas. Achei bastante interesante.

Por isso é que a minha prof diz que é muito complicado para nós aprender alemão, é que o português tem a mania de interromper a frase do outro a meio, e no alemão não podes fazer isso porque ficas sem perceber a frase dado que o verbo está no fim [:D]

De qualquer maneira acho a língua super interessante, eu também tinha medo do alemão mas depois de "ver a coisa" não é nada de muito complicado [;)]

Isso do fluente é muito relativo, a dada altura é preciso considerar que se sabe "o suficiente" para aquilo que se quer fazer com essa língua, caso contrário só podemos estar satisfeitos com um mestrado e uma década a viver lá [:D]

Muita gente só precisa da língua para pequenas interacções do quotidiano. Outros precisam de falar em negócios, outros trabalham numa área mais técnica e precisam de saber os termos da profissão, outros querem conseguir ler textos históricos e precisam para além da língua de um conhecimento aprofundado da história e cultura do povo para aquilo fazer sentido...

Depende do objectivo. É que se pensarmos bem, falar a língua mesmo, mesmo bem, dominar a gramática toda, os verbos, ter um léxico extremamente vasto etc, isso nem a esmagadora maioria dos nacionais conseguem, e viveram lá a vida toda e estudaram a língua desde crianças. Quem aqui é que pode dizer que domina mesmo plenamente o português e podia ir escrever um livro de gramática assim de cabeça?

Acho que se a maioria dos portugueses conseguissem ter boa nota num exame, vá, B2 a português já era muito bom [:D]

Última edição:
Bem, eu gostava de aprender Castelhano, Alemão e Catalão.
Castelhano porque tenho sonhos de ir viver para a América do Sul (Chile) e também dá jeito com os nossos vizinhos do lado. Catalão porque adoro Barcelona, mas era mais só por capricho, não me parece que fosse obrigado a aprendê-lo se lá vivesse.
Alemão gostava de aprender para também lá ir viver, mas tive um semestre num curso semi-intensivo e tive bastantes dificuldades.

Voltar
Superior