Apartamento ou Moradia???

Eu quando me refiro á segurança não é neste sentido dos assaltos "simples". Esses de facto parecem-me ser aleatórios, embora me pareça que a vivenda é mais propicia, principalmente se for algo isolada, e quando refiro isolada é tipo 100m. Se alguem quiser entrar e servir-se está mais á vontade.

O meu receio é mais ao nível dos assaltos com os habitantes no interior, e ai acho que as vivendas são bem mais propicias, mais uma vez, principalmente se forem isoladas.

Por acaso é algo que não me preocupa. Durmo mais descansado na vivenda que no apartamento.

A minha vivenda (isolada) está rodeada por 3 cães que reagem (ladram e tentam morder) ao mínimo movimento.

Bem, a única desvantagem, na minha opinião, de uma moradia é o maior custo de manutenção da mesma, e eu sei do que falo porque vivo numa com um terreno com 1,500 m2, com jardim na parte da frente e com horta e pomar na parte detrás, assim como mais umas coisitas.

Apartamentos... ter que aturar os vizinhos, reuniões de condomínio, barulhos, etc. fosga-se!

Só um aparte: eu li aqui, já não sei bem onde, que os apartamentos mas seguros em relação a assaltos são os do rés-do-chão, pois como estão mais perto da entrada do prédio, sendo zona de passagem constante de pessoas, são preteridos pelos ladrões a favor dos apartamentos dos andares de cima.

Claramente viver num andar. Perto de tudo, e facilidade de me deslocar. Alem disso comprar vivendas dentro da cidade com quintais ridiculos, nao me parece nada significativo.

Sou claramente fã do campo, e por isso tenho uma quinta (nao muito longe da cidade). Mas se apenas podesse ter um, seria claramente um andar.

Agora prós e contras tudo tem!!

Um terreno com 1500m2? isso nao é mais que um pequenissimo quintal...

Última edição:
Huummm...obrigado pela participação. As respostas vão "mais ou menos" de encontro ao que eu penso, ou seja, a decisão não é fácil. [s)]
É que eu até gosto do local onde vivo pois tenho aqui tudo "à mão". O local é "pacato", tem jardim quase privativo e até fica perto da praia (para quem gosta).
Mas a construção deixa muito a desejar (ouve-se tudo), problemas de condomínio, a garagem é tipo parqueamento comum (acho que me riscam mais o carro lá dentro do que na rua [8b]), etc, etc, etc...
Tempos atrás, o meu sonho era ter uma moradia no meio de uma quinta, onde pudesse ter uns quantos cães (adoro) e fazer churrascos à vontade com os amigos. Bem...atualmente tenho muitas duvidas. Como já referiram: trabalho/custos de manutenção, isolamento, etc.
Já pensei em manter este apartamento e comprar outro noutro local, mas, e se depois me vou deparar com os mesmos problemas?
E que tal alugar e só comprar depois de estar satisfeito com o local???
Não me vejo a viver num andar/moradia que não seja meu, mas face aos impostos sobre os imóveis não sei se atualmente não faz mais sentido alugar do que comprar. :confused:

Para mim vivenda sempre...!

Sou apaixonado pelo campo e não troco a moradia por nada. Não há vizinhos a chatear a cabeça a qualidade de vida é muito superior, como tudo tem prós e contras mas a mim é vivenda sem dúvidas.

Moradia no Alentejo profundo! Tipo ao Sul de Moura! A poucos km do Alviela e do extraordinário aeroporto de Beja que está sempre cheio de fantasmas e que recebe, nas semanas boas, 3 aviões por semana...

Ou já aqui perto da praia, na Charneca da Caparica.

Huummm...obrigado pela participação. As respostas vão "mais ou menos" de encontro ao que eu penso, ou seja, a decisão não é fácil. [s)]
É que eu até gosto do local onde vivo pois tenho aqui tudo "à mão". O local é "pacato", tem jardim quase privativo e até fica perto da praia (para quem gosta).
Mas a construção deixa muito a desejar (ouve-se tudo), problemas de condomínio, a garagem é tipo parqueamento comum (acho que me riscam mais o carro lá dentro do que na rua [8b]), etc, etc, etc...
Tempos atrás, o meu sonho era ter uma moradia no meio de uma quinta, onde pudesse ter uns quantos cães (adoro) e fazer churrascos à vontade com os amigos. Bem...atualmente tenho muitas duvidas. Como já referiram: trabalho/custos de manutenção, isolamento, etc.
Já pensei em manter este apartamento e comprar outro noutro local, mas, e se depois me vou deparar com os mesmos problemas?
Não me vejo a viver num andar/moradia que não seja meu, mas face aos impostos sobre os imóveis não sei se atualmente não faz mais sentido alugar do que comprar. :confused:

Se tens possibilidade de comprar uma quinta, mantendo o andar, eu nao pensaria duas vezes! Viver numa moradia, com um quintal apenas para dizer que se tem um jardim, para mim não acrescenta nenhuma qualidade de vida.

Do que referes, eu também gosto. Por isso gosto do campo. Em relação a comprar ou arrendar, claramente comprar. Arrendar apenas caso nao possas comprar.

Agora claro, cada um sabe da sua carteira!!

Se tens possibilidade avança para uma moradia. Os custos não vão ser muito diferentes, a nao ser que tenhas azar, vais e ocupar muito mais do teu tempo com a casa. O custo compensa as vantagens.

Tanto quanto sei há alguns novos apartamentos que estão a fazer isso, em modelo de leasing, ou seja, vais arrendando até te decidires a comprar (e abate no valor do apartamento). Acho que ainda não é muito comum em Portugal (vai sendo à medida que o mercado for procurando mais essa solução face à falta de empréstimos, ou custos dos mesmos.)

Quanto ao último ponto, os impostos do apartamento estão incluídos no valor da renda, ninguém no seu perfeito juízo te vai arrendar a perder dinheiro, o valor da renda tem de cobrir condomínio, despesas correntes, impostos, empréstimo (se for caso disso), inflação e % de lucro (falava-se noutro tópico que anda à volta de 3-6% de lucro anual). Portanto a ideia de arrendar para não pagar impostos não faz sentido.

Moradia no Alentejo profundo! Tipo ao Sul de Moura! A poucos km do Alviela e do extraordinário aeroporto de Beja que está sempre cheio de fantasmas e que recebe, nas semanas boas, 3 aviões por semana...

Ou já aqui perto da praia, na Charneca da Caparica.

Óhh diaxo...

[:D]

Tanto quanto sei há alguns novos apartamentos que estão a fazer isso, em modelo de leasing, ou seja, vais arrendando até te decidires a comprar (e abate no valor do apartamento). Acho que ainda não é muito comum em Portugal (vai sendo à medida que o mercado for procurando mais essa solução face à falta de empréstimos, ou custos dos mesmos.)

Quanto ao último ponto, os impostos do apartamento estão incluídos no valor da renda, ninguém no seu perfeito juízo te vai arrendar a perder dinheiro, o valor da renda tem de cobrir condomínio, despesas correntes, impostos, empréstimo (se for caso disso), inflação e % de lucro (falava-se noutro tópico que anda à volta de 3-6% de lucro anual). Portanto a ideia de arrendar para não pagar impostos não faz sentido.
E quando não há renda onde é que estao incluidos os impostos?

A renda reflete mais a oferta vs procura. Aqui na zona é o que tenho visto em alguns apartamentos novos. Como não os conseguem vender arrendam a preço simpático. Claramente não paga o custo da casa mas ajudam os donos a suportar temporariamente as despesas.

E quando não há renda onde é que estao incluidos os impostos?

A renda reflete mais a oferta vs procura. Aqui na zona é o que tenho visto em alguns apartamentos novos. Como não os conseguem vender arrendam a preço simpático. Claramente não paga o custo da casa mas ajudam os donos a suportar temporariamente as despesas.

Não percebi, se não há renda? Então estão lá a viver de graça?

Quanto aos que estão a arrendar a perder dinheiro, são opções, eu preferia perder dinheiro noutras coisas, mas isso sou eu...

Também tenho os dois e cada vez mais gosto do apartamento. A moradia é boa ao fim de semana, quando há tempo, Para aproveitar o espaço para churrascaria e afins.

Cada caso é um caso é claro mas eu prefiro apartamentos. Já vivi numa casa e não vejo vantagem para o meu modo de vida. Gostava de ter uma garagem maior para o meu carro não ficar lá fora mas não se pode ter tudo. Vivo numa cidade pequena e estou perto do centro. Está literalmente tudo a uma curta distância a pé. Com uma casa isso não era possível. Barulhos e problemas com vizinhos não tenho.

Neste momento prefiro apartamento. Um dia mais tarde, quando estiver mais próximo da reforma, possivelmente mudarei de ideias. Não sei. Já vivi muitos anos numa vivenda e reparo que só desde que me mudei para um apartamento comecei a aproveitar verdadeiramente os espaços públicos e a ter mais tempo livre. Uma vivenda dá muito trabalho. Ao contrário do que as pessoas dizem eu acho que uma pessoa numa vivenda tende a fechar-se mais em casa do que num apartamento. Um apartamento, por ser um espaço limitado, faz-me sair mais, nem que seja para tomar um café ou dar uma volta pelo parque. Quando vivia numa vivenda passava fins-de-semana inteiros sem sair de casa (do quintal).
Na verdade acho que a localização é sempre o mais importante, seja vivenda ou apartamento. Uma vivenda enfiada numa fileira de prédios não faz sentido nenhum, tal como não faz sentido um prédio de apartamentos no meio de uma aldeia bucólica, como infelizmente vamos tendo bastantes por esses país fora.

Os meus pais vivem numa vivenda, na aldeia, e é a melhor coisa do mundo para se morar.
Eu moro em apartamento na cidade e sempre tive aquele preconceito com a segurança das moradias em espaço urbano. O certo é que o barulho e as intimidades dos meus vizinhos (e eu até acho o meu prédio bastante calmo) estão cada vez mais a dar-me a vontade de procurar um novo poiso, preferencialmente, numa moradia.

É preciso ter sorte viver numa vivenda e não ouvir barulho dos vizinhos...

Já estive em várias vivendas onde os vizinhos se lembravam de dar churrascadas e aquilo era gritos o dia todo. Ou quando alguém faz anos... Ainda por cima o pessoal das vivendas pensa, que por viver numa vivenda, pode fazer o barulho que quiser.

Assim como as festas privadas em vivendas com piscina exterior onde já fui (pool partys), só não levei com um tiro de caçadeira dos vizinhos porque não calhou!!! [:D]

Na minha casa não me sinto muito segura por um motivo: Tenho várias janelas no telhado e já ouvi casos de pessoas que entraram por aí.

Última edição:
Quando falo em moradia, teria que ser perto do centro, pois o "Alentejo profundo", para viver não me cativa. É demasiado sossegado. Nem oito nem oitenta. [;)]

A "NaoInteressa" tocou num ponto importante. Há pessoal que pensa que que por viver numa moradia, tem licença para tudo e mais alguma coisa. O meu apartamento fica virado para uma quinta e tenho que me sujeitar a algumas coisas pouco agradáveis. Desde festas de aniversários com musica pimba pela noite fora, até tiro aos pombos com caçadeira. E depois se alguém se queixa é porque tem a mania que é importante, etc...Santa paciência. [8b]
Talvez um apartamento com uma boa construção (principalmente a nível acústico) e com uma boa garagem...mas, e há sempre um mas...a chatice do condomínio. [8b]

Última edição:
Voltar
Superior