Apartamento ou Moradia???

Djalmao

New member
Boas

Vivo num apartamento e embora goste bastante do local já não consigo suportar o ruído feito pelos vizinhos [8b]. Portanto estou a pensar em mudar de casa. [s)]
Face a este problema do ruído, mudar para uma moradia seria o mais óbvio, mas...há sempre um mas, e o resto? Quais os problemas de viver numa moradia?
No fundo o que eu pretendo são opiniões do género "Moradia vs Apartamento". Se já houver algo do género por aqui coloquem o link sff.

Não se abstenham de mandar bitaites por mais esquisitos que possam parecer. [:D]

Obrigado

Embora prefira uma vivenda a um apartamento, hoje em dia sinto-me mais seguro num apartamento do que numa vivenda.

O ideal para mim seria mesmo um apartamento numa cobertura, com um grande terraço e vista a condizer! [:cool:]

Moro em moradia e em termos de segurança penso que conta mais a zona que outra coisa... Já nos aconteceu deixarmos janelas abertas (visíveis da rua), chegarmos noite alta e tudo tranquilo. A zona onde moro é super tranquila, na minha rua praticamente só passam moradores, agora com o verão com a malta a ir para a praia há mais movimento, mas nada do outro mundo.

O ponto negativo para mim é o custo manutenção exterior que é sempre a correr pela conta do mesmo.

depende da zona, moro numa moradia no Feijó e obviamente que não deixo janelas abertas, para além de ter alarme, e trancas nas janelas e arame farpado na vedação das traseiras e cão e etc...

Tenho os dois...

Prós do apartamento:
- Custos de manutenção mais baixa (limpeza, contas, obras a dividir pelos condóminos);
- Mais perto do local de trabalho;

Contras do apartamento:
- Ter que aturar o condomínio;
- Ter que aturar vizinhos;
- Parece que vivo fechado numa gaiola;
- Dificuldade em estacionar (não tenho garagem).

Prós da vivenda (isolada)
- Tenho espaço a dar "cum pau";
- Não tenho que aturar barulho a não ser o meu;
- Não tenho que ver os vizinhos;
- Não tenho condomínio;
- Tenho espaço para pôr uma piscina à vontade e não tenho vizinhos a olhar;
- Tenho uma garagem onde posso pôr carros e motas à vontade, onde posso fazer os meus restauros quando quiser;
- Posso estar a ler, ou a dormir a sesta, calmamente enquanto observo a natureza;
- Posso ter N cães sem me preocupar com o barulho que possam fazer.

Contras da vivenda:
- Inverso dos prós do apartamento.

vais sempre encontrar prós e contras. Do que vejo dos meus pais, numa moradia para as coisas estarem com aquele ar agradável ou pagas bem a alguém ou tens algum trabalho.
Agora é que dou valor a um relvado pelo trabalho que dá. E nem precisa de ser muito grande.
Depois terás mais coisas para limpar também.

Uma moradia provavelmente vai dar uma maior manutenção semanal/mensal, por o metros quadrados provávelmente serem maiores, tanto dentro como fora de casa... limpeza, cuidar do jardim, etc...

Apartamento recuado :) é a minha perdição (e onde vivo)

Prefiro um apartamento numa zona boa que uma bruta vivenda no meio de nada.

Nunca vivi em apartamento, mas quanto á segurança é como já disseram, depende da zona o mesmo aplica-se ao conforto e incómodos de barulho e "intimidades"[:D]
Por aqui e até agora é tranquilo, já por diversas vezes o meu pai deixou a carrinha do trabalho destrancada com ferramenta e tudo, pode-se deixar as portas abertas, no rés-do-chão não tenho portadas nem estores e as janelas são de vidro simples(irá levar tudo em condições quando renovar e aumentar a sala)
Pode-se dormir com tudo aberto no verão o único barulho é da natureza, quanto muito dependendo do vento e humidade ouvem-se uns carros da A2...
Quanto a jardins, já vai do gosto da pessoa também, há quem goste de ir tratando disso, ou quem deixe algum espaço e tenha jardim e horta(meu caso) e tendo horta é mais um ponto a favor, pois a qualidade do que se produz é notória, no meu caso só tenho o contra da água da companhia(o furo precisava de muita manutenção e esteve inutilizado durante alguns anos, optámos por não limpar, já me arrependi, hoje tinha uma piscina, mas pronto)
Acrescento, se tiver furo/poço, uma piscina, aumenta bastante o valor da casa, e é do melhor(caso esteja em condições) ter água fresca de qualidade, e poder regar sem restrições.

Moro no ultimo andar de um prédio, com terraço, sem vizinhos no mesmo piso... Nem ouço os vizinhos de baixo. Parece que só moro cá eu...
Mas sinto-me enjaulado, sem ter uma garagem ao sair da porta de casa (tenho garagem... Mas não é o mesmo que a ter numa vivenda), sem jardim, com o sofá a puxar a preguiça...).
Claro que para não quem quer ter trabalho, um apartamento leva sempre vantagem.

Moro num apartamento de cobertura e juro nunca mais. Frio no inverno, quente no verão, humidades, dividas de condóminos, elevador parado por não haver dinheiro para a reparaçao, etc. O barulho que um ou outro pode fazer esporádicamente é o menor dos meus problemas. Logo que lossa mudo para uma moradia.

Tirando os custos que são obviamente mais altos (podem ser muito, muito mais) numa vivenda, acho que a vivenda tem todas (ou quase todas) as vantagens em relação a um apartamento.
Obviamente há que ter em conta a localização. O ideal, perto de tudo e longe da confusão.

Algum pessoal refere a segurança, mas diria quem em 99,9% do país é um não problema, a probabilidade de assaltarem uma vivenda ou um apartamento não deve ser muito diferente.

Também há problema de vizinhos, embora menores, mas também os há e por vezes dão confusão (€€€) que chegue.

Em todo o caso estudar bem a área antes da mudança, os bons negócios ás vezes trazem história por trás.

Moro num apartamento de cobertura e juro nunca mais. Frio no inverno, quente no verão, humidades, dividas de condóminos, elevador parado por não haver dinheiro para a reparaçao, etc. O barulho que um ou outro pode fazer esporádicamente é o menor dos meus problemas. Logo que lossa mudo para uma moradia.

Pois eu troco bem o frio (que acaba por se resolver com o aquecimento central) pelo espaço no terraço, falta de barulho, a possibilidade de fazer uma churrascada, lavar as bicicletas à pressão no terraço, etc...
Humidade não tenho. Sobra um bocadinho de calor no verão. Mas sem dúvida que estou mal habituado pelo mimo do ultimo andar recuado.

...a probabilidade de assaltarem uma vivenda ou um apartamento não deve ser muito diferente.

Eu quando me refiro á segurança não é neste sentido dos assaltos "simples". Esses de facto parecem-me ser aleatórios, embora me pareça que a vivenda é mais propicia, principalmente se for algo isolada, e quando refiro isolada é tipo 100m. Se alguem quiser entrar e servir-se está mais á vontade.

O meu receio é mais ao nível dos assaltos com os habitantes no interior, e ai acho que as vivendas são bem mais propicias, mais uma vez, principalmente se forem isoladas.

Tenho um recuado em Leça da Palmeira e é uma dor de cabeça com a humidade... :sh) Sei que as casas não são todas iguais, mas nunca mais compro últimos andares.
Em relação à pergunta do tópico, depende do apartamento e da moradia. Mas prefiro um bom apartamento na cidade que uma moradia nos arredores.

A questão da segurança depende da zona. Se morarem numa zona complicada, não é por viverem num andar que se safam do perigo.
A questão da manutenção também depende muito. Uma vivenda não tem que ser obrigatoriamente uma propriedade com 1234134 m2 de jardim, piscina, etc e tal.
Pessoalmente, estou farto de viver enjaulado, como dizem. Quando tiver oportunidade, moradia. Troco os prós do apartamento pelos contras da moradia numa zona segura.

Voltar
Superior