Aparências

Picard

Well-known member
Tenho notado, há já uns anos a esta parte, na quantidade de jovens - entre os 20's e 30's - que conduzem automóveis de >40 mil euros. É vê-los nas bombas a abastecer ou nos hiper com Bmw, Audi, Mercedes. Não é que tenha alguma coisa a ver com isso mas os bancos andam a dar créditos ao desbarato como nos anos 90 e início de 2000? Noutra perspectiva vejo mais jovens ainda, principalmente raparigas, com brutos Iphones e bolsas de marcas internacionais.

Já sei que vão dizer que é inveja mas não é, garanto. O que me faz impressão é esta cultura do show-of, de parecer rico ou ter status acima daquilo que é a realidade. E nem sequer estou a falar das redes sociais e daquela tendência de causar burburinho entre os seguidores. é o que vejo diariamente.

Opiniões?

que tópico sem sentido
cada um gasta o dinheiro no que quer, ponto final. não quer dizer que esteja a fazer show off

Há uma mudança geral cultural. Os jovens em geral saem de casa cada vez mais tarde, com mais formação e melhores condições de trabalho.
Os pais também ajudam mais e cobram menos.
Um puto em IT a ganhar 2k+ brutos por mês, sem qualquer despesa, pode facilmente andar a comprar bugigangas e carros caros...

Há algumas explicações para alguns dos pontos que falas.

As gerações mais novas são bem mais gastadoras que as gerações mais antigas.
Além disso cada vez mais tarde de sai de casa dos pais.
Por outro lado, há muito mais licenciados, que apesar de não garantir um ordenado alto, leva a que muitos "jovens" sejam absorvidos por consultoras e afins. Onde o ordenado ao coemço não é alto, mas é mais do que suficiente para viver uma boa vida em casa dos pais. E com isso tens malta de 23 anos a receber 1000€ (e não falando da malta nas ITs e afins que ganham muito mais), com isso e com 0 encargos dá perfeitamente para uma vida de iPhone, carros um pouco melhores e malas de marca. Essa questão das malas é simples de ver, as miudas querem, algumas são falsas, mas outras são malas de 400...600...800. Basta o subsidio de natal e oferecem-se a si mesmo com essas malas

Há uma mudança geral cultural. Os jovens em geral saem de casa cada vez mais tarde, com mais formação e melhores condições de trabalho.
Os pais também ajudam mais e cobram menos.
Um puto em IT a ganhar 2k+ brutos por mês, sem qualquer despesa, pode facilmente andar a comprar bugigangas e carros caros...
Tudo verdade. Hoje em dia programador ganha 2000e de forma fácil.

Por outro lado, também e fácil qualquer um ter uma marca premium, importado e carregado de klm fica ao preço de uma marca normal novo..

Enviado do meu SM-A528B através do Tapatalk

Conheço um pessoa que anda série 5 todo XPTO mas vive com os pais e o salário dele deve ir todo para o carro que ainda é do banco durante 10 anos.
Com os jovens saiem cada vez mais tarde de casa, isso é normal.

Picard percebo perfeitamente o que dizes.
Claro que num forum algo elitista alguem te vai já cair em cima mas faz parte

A cena é, antigamente era " a mesma coisa " mas em vez dos Serie 3 e serie 1 xunning tinham ibizas du açu a investir centenas de euros por mês naquilo, saxos cup alterados , subarus, etc ( este ultimo ja noutro nivel ).

Mas não são só os mais jovens.
os quarentões ex saxos cup tambem.

A cena é que eles nem aproveitam os carros que têm, não fazem viagens grandes, andam muitos deles com manutenção pelos mínimos, pneus carecas etc, topam-se facilmente.
Gostam mt de exibir, pah, nada contra, afinal a vaidade não é exclusivo de agora.

Para quem não vai compreender, fica aqui o adiantado de que não, não estou a generalizar, mas sim a identificar um tipo de pessoa que anda mt por aí.

E depois são uns parvalhões, tão, compram um BMW série 3 para andar a rebaixar, meter jantes foleiras e reprogramar?

dass, comprem masé um 320i e mantenham-no de origem que pelo menos sempre me delicio com o som deles [br:)]

Daqui a não muito tempo vamos ver como iremos estar. Há 12 anos atrás eram os bancos a ficarem com casas aos desbarato. Nada mudou. Há muito ileteracia financeira e não tem como acabar bem.

Conheço um pessoa que anda série 5 todo XPTO mas vive com os pais e o salário dele deve ir todo para o carro que ainda é do banco durante 10 anos.
Com os jovens saiem cada vez mais tarde de casa, isso é normal.
E mais tarde irão sair se continuam assim, mas também não podemos dizer que aos 20 anos se tem juizo.

Daqui a não muito tempo vamos ver como iremos estar. Há 12 anos atrás eram os bancos a ficarem com casas aos desbarato. Nada mudou. Há muito ileteracia financeira e não tem como acabar bem.
Verdade. Nada mudou mesmo e a crise não ensinou nada a ng...

Muitos dos que agora são jovens adultos, foram adolescentes a ver os pais desempregados em 2008-2012, mas pronto...

que tópico sem sentido
cada um gasta o dinheiro no que quer, ponto final. não quer dizer que esteja a fazer show off
Tens toda a razão. Quando não houver dinheiro e os bancos começarem a aumentar os juros, quando o estado não tiver (bem, nunca tem a não ser tap e novo banco) e começarem a ir ao bolso de quem não entrou nesta moda de comprar e ir pagando para ter os tais iPhones e bm's, sim, tem a ver connosco.

Há muita gente que liga muito mais a ter um bom carro, ter um bom telemóvel, boa roupa, do que ter uma boa casa.
A casa deveria ser a prioridade e principal investimento, é aonde passamos mais tempo e que deveria ter o melhor conforto. Muita gente ainda não percebeu isso, e muitos jovens não são bem formados pelos pais. Aliás, muitos paizinhos e avozinhos ajudam muito desse despesismo bacoco, e não educam para o que realmente importa.

Acho que ainda é um bocado cultural do nosso país, mas com o tempo deve mudar.

Eu acho que essa coisa do " IT ordenados altos " não é grande explicação.
1º porque depende mt da empresa e da área de IT, pelo menos em inicio de carreira.

E depois, vejam, há 20 anos tambem se sacavam grandes ordenados a trabalhar nas obras, camionistas, etc, coisa que muitos miudos optavam.
Os combustiveis eram mt mais baratos e o custo de vida tb, e tambem muitos deles ficavam em casa dos pais mt tempo.

Ou seja profissoes bem pagas face ao custo de vida sempre existiram.

E muita dessa malta voces ja sabem que não têm grande formação...

Há muita gente que liga muito mais a ter um bom carro, ter um bom telemóvel, boa roupa, do que ter uma boa casa.
A casa deveria ser a prioridade e principal investimento, é aonde passamos mais tempo e que deveria ter o melhor conforto. Muita gente ainda não percebeu isso, e muitos jovens não são bem formados pelos pais. Aliás, muitos paizinhos e avozinhos ajudam muito desse despesismo bacoco, e não educam para o que realmente importa.

Quem daqui tiver sobrinhos ou filhos novos, quantos já vos andam a pedir o iPhone 13? Uma sobrinha queria /quer um e ela tem 9 anos. Horas e horas no YouTube dá nisto.

Percebo mas em parte discordo.

Há muita malta mais minimalista em termos de casa.
Muitos não precisam de uma casa tão boa quanto isso, basta que seja mediana.

Por outro lado, há também muita malta nova que não liga nem quer ter carros.
Já não é como antigamente.

Quem daqui tiver sobrinhos ou filhos novos, quantos já vos andam a pedir o iPhone 13? Uma sobrinha queria /quer um e ela tem 9 anos. Horas e horas no YouTube dá nisto.

É natural que peçam, mas os pais é que têm que saber educar. Infelizmente o que se vê é que a maioria são paizinhos, não são pais. [8b]

As iludências aparudem.

Não me faz qualquer tipo de confusão mas às vezes pergunto me "como?"

Eu sou desta geração, tenho bom salário mas "vivo" com os pais, porquê? Porque sou comodista e só mudo para melhor e dado o tipo de emprego que tenho, não me compensa ter casa.

Para um carro, com as condições que tenho, facilmente comprava um carro de ~50k sem precisar dos 120 meses de crédito

topico do ano .. lol
lá está, é a tua opinião, e nada contra!
no entanto não somos todos iguais

há quem não ligue muito à casa, desde que tenha o básico para o dia a dia, e prefira andar a viajar , prefira ter um carro melhor, o que for ...

Voltar
Superior