Anéis de Curso

citação:Originalmente colocada por NLS___87

Eu, acho que se alguem vier ter comigo e me tratar por Engenheiro, como não obriguei ninguém a me tratar como tal (nem vou obrigar), acho "normal" e deixo tar...

Acho que é esta atitude socio-culturalmente aceite.

Mas a partir do momento que alguem obriga outra pessoa a lhe tratar por "Dr." ou "Eng.", acho que essa pessoa perde logo a razão. Para mim, é um palhaço com um canudo na mão (ou não) que se acha grande!

Isso!;)

Eu para ser diferente já passei por todas as fases e acho que a certa e determinda altura há que marcar o terreno pois "isto aqui" não é um mar de rosas e para um gajo ser respeitado só há uma forma e por mais q vos custe não é a serem tratado por "tu"

Normalmente as pessoas tratam-me por eng por "defeito". Durante muito respondia que "há e tal não precisa de me tratar por eng" só que com o passar do tempo fui notando o pessoal acaba por abusar. E apartir daí já não há respeito e só com um "par de beros" é que a coisa vai ao sítio o que por vez é mau para a nossa imagem.

É certo q tb nunca obriguei e nunca vou obrigar ng a tratar-me por eng.

citação:Originalmente colocada por neoxic

Eu para ser diferente já passei por todas as fases e acho que a certa e determinda altura há que marcar o terreno pois "isto aqui" não é um mar de rosas e para um gajo ser respeitado só há uma forma e por mais q vos custe não é a serem tratado por "tu"

Normalmente as pessoas tratam-me por eng por "defeito". Durante muito respondia que "há e tal não precisa de me tratar por eng" só que com o passar do tempo fui notando o pessoal acaba por abusar. E apartir daí já não há respeito e só com um "par de beros" é que a coisa vai ao sítio o que por vez é mau para a nossa imagem.

Não é por tratar por "tu" o gestor de projecto ou o chefe que começo a abandalhar aquilo. ;)

As pessoas reagem para nós, conforme nós reagirmos para elas ....

Se souber-mos estar sempre no nosso lugar, as pessoas tb saberão estar sempre no lugar delas, com ou sem Dr....

Com colegas o tratamento é, salvo algumas excepções (hierarquias...) tu cá, tu lá,.....mas também a maior parte é licenciado ......

Se o relaccionamento for com uma empresa exterior uns tratam de uma maneira, outros de outra (Dr, Sr).
O meu comprtamento, a minha forma de estar é igual!
Continuo a dizer que isto dos doutores e engenheiros é uma mania portuguesa .....

Há aquela velho máxima: "Se queres ser respeitado, faz-te respeitar".
Assumam essa postura e vão ver que com título ou sem título serão sempre respeitados!

Karma imagina-te numa unidade industrial (fábrica) com dezenas de empregados anciosos por te ouvir mandar um posta ou por te ver cometer um erro...

Não é a mesma coisa q estar num escritório todo pipi no tagus park ( ou lagoas...) de uma empresa de informática onde o pessoal todo tem um mínimo de formação e civismo...

Karma imagina-te numa unidade industrial (fábrica) com dezenas de empregados anciosos por te ouvir mandar um posta ou por te ver cometer um erro...

Não é a mesma coisa q estar num escritório todo pipi no tagus park ( ou lagoas...) de uma empresa de informática onde o pessoal todo tem um mínimo de formação e civismo...

Pois, nunca passei por uma situação dessas, felizmente trabalho num escritório todo pipi, não no Lagoas, mas lá ao lado, na quinta da fonte.:D

Já tenho ouvido muitas histórias como a tua, por isso, não quero caír no erro que caíste (e ainda bem que te safaste). Então, e em advogados, médicos, engenheiros civis, os "doutores" que dependem muito da sua relação com a opinião pública (profissionais liberais), casos de pessoas que perderam o respeito por não suportarem o "Dr." ou o "Eng." atrás, são o pão nosso de cada dia.

Apesar do pessoal que está de igual para igual, tásse tudo na boa, ainda há muita gentinha atrasada que pensa que por tratar uma pessoa de "tu" ou por Zé ou António, ou pelo nome dele, pensa que já é "amiguinho" dessa pessoa e que esta está lá por favor...

Mas também acho um bocado *****, uma pessoa ser merecedor do título e não o aceitar... Afinal, não é perciso auto-estima numa profissão qualificada? Um médico, pode ser bom médico sem ter fé em si? Quem é que confia num engenheiro que não se acha capaz de qualquer coisa e merecedor do título dado pela ordem dos engenheiros?

Lá está! Era também por causa dessas situações que referia o uso do titulo.

Uma coisa é estarmos numa AutoEuropa ou num local aonde o pessoal contratado é maioritariamente formado,ou pelo menos,tem alguma noção de educação, civismo e "saber estar em sociedade".Ai como é bastante lógico,não terei qualquer problema em que me tratem por tu,até para uma melhor integração no grupo de trabalho.
Outra situação totalmente diferente foi a referida pelo neoxic,a qual pode levar a abusos por parte de algum pessoal.

Dai que, de modo a evitar problemas e não se sabendo o que se pode confrontar no dia-a-dia do trabalho,prefiro usar o titulo,do que depois me arrepender,tal como o neoxic...

è uma questão de gosto pessoal acho eu!
Raramente uso o meu, ocasioes especiais e assim! para mim representa o esforço de +- 20 anos, e tb dos meus pais!, além disso tem tb valor estimativo já k me foi oferecido por eles! De qq forma o titulo não mexe em nada comigo já k toda a gente me trata pelo nome, até os meus formandos( é uma exigencia minha! lol).

Não caiam é naquele erro de atender o telefone e dizer:
- Estou daqui fala o Eng.º/Dr. xxxxxx...

Isso cai mal, mal, mal .....

citação:Originalmente colocada por Omega

Não caiam é naquele erro de atender o telefone e dizer:
- Estou daqui fala o Eng.º/Dr. xxxxxx...

Isso cai mal, mal, mal .....

qd é assim responde-se:

"ou doutor é de aplelido ou de médico?":D

Anel de curso, q coisa mais retrógrada!!!

Pessoalmente qto menos Sr. Dr. melhor, acho q nunca me vou habituar a ideia. Alias no BI não aparece o Dr. Em locais onde não me conhecem por aquilo q faço não levo nada mal q me tratem apenas por Sr., ou mesmo por tu se a pessoa for mais velha ou tiver a mesma idade ou ainda um pouco mais nova.

Ao telefone, a mesma coisa, nunca me identifico por Dr., mesmo no desempenho do meu trabalho. Cheques e cartões multibanco, idem aspas, apenas o nome. No entanto, por falha minha tenho um cartão multibanco com o Dr. [8]

No meu local de trabalho, onde apenas eu faço valer as minhas habilitações academicas, não trato os outros pelo titulo academico q ostentam, como diria um professor meu em cada capoeira só há um galo.

Voltar
Superior