AMAZONIA.

citação:Originalmente colocada por Chewbacca

Bela ideia carrilhoni! Também é uma das minhas viagens de sonho!
Do pouco k conheço da amazónia, o mais importante foi através de um texto do Miguel Sousa Tavares, que saiu no livro "Sul". É fantástico!

Tás a pensar numa coisa turística ou mm de aventura?

O conselho k te posso dar é: tem cuidado com a saúde! Atenção à alimentação lá, mas isso já deves saber de outras viagens. Acho importante é fazeres a consulta do viajante! Basta ires ao teu centro de saúde, penso eu. É melhor prevenir certas doenças, k podem ser mt más!
só ir já é uma aventura:D,é um destino muito pouco habitual e só organizar isto já é dose.[xx(]
de qq maneira já não sou propriamente virgem no k tóca a ambientes tropicais,já estive em alguns e sei os cuidados a ter.;)

citação:Originalmente colocada por jjaguar

citação:Originalmente colocada por carrilhoni

citação:Originalmente colocada por jjaguar

Belo tópico Carrilhoni! [^]

Somente sinto que eu, brasileiro, ainda não pude desfrutar da beleza equatorial da Floresta Amazônica (Estados do Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Acre). Estou em começo de carreira, ainda faltando $$$ e tempo (embora este último é o que mais tem me faltado ultimamente).

Mas um dia irei! Abraços! ;)
lá chegará a tua hora;),pra já se não me engano ainda tens ai uma boa porção de Mata Atlantica no Espirito santo,ou estou enganado???[:0]
e já agora sempre conseguiram salvar o mico leão dourado??:(
eu já éra um apaixonado pelo brasil ainda antes de ai por os pés,desde a epoca k lia a revista Terra(ainda existe??)e depois de ai ter estado a vontade de voltar é muita.:):)
grande abraço jjaguar.[8D]

ps-esqueceste-te do estado do Amapá.;)

Tens razão, o Amapá! Tão longe... :D

Da Mata Atlântica só restou menos de 10% da cobertura original. Pouco há no Espírito Santo. O mico leão acredito que já esteja fora da lista dos animais sob risco de extinção, graças ao intenso trabalho que o IBAMA tem feito (embora o tráfico de animais silvestres por cá, principalmente nas estradas que atravessam o nordeste, continua ativo :().
Em relação à revista Terra, há muito que não vejo nos jornaleiros. Vou procurar ver se ainda se vende. Fiquei curioso agora.
Atualmente estou morando em São Paulo, uma selva também, porém de betão.
Abraço!
acredita k se havia uma revista k fazia uma pessoa morrer de vontade de conhecer o Brasil éra a Terra.:)
tinha exelentes artigos sobre a natureza de todo o mundo,mas aqueles sobre as maravilhas naturais do Brasil(e não estou a falar das mulatas:D)éram espetaculares,ainda hoje sei de cor o nome de todos os estados do Brasil,cortesia da revista Terra,e já consegui conhecer(um pouco claro)3 deles,bahia,alagoas e pernambuco.[^][^]
só é pena o pais não ser mais generoso para os seus habitantes pq de resto não tenho duvidas k é um dos mais bonitos e variados do mundo.:)

citação:Originalmente colocada por piky

Fui à dois anos à amazonia..e digo te que foi das melhores viagens que ja fiz em toda a minha vida, e se pudesse voltava sem pensar duas vezes..o hotel em cima d agua é fantastico,os passeios de barco lindos..uma realidade totalmente diferente que vale a pena conhecer..vivem-se momentos inesqueciveis..como a pesca da piranha, os passeios nocturnos de barco para ver os jacarés..simplesmente maravilhoso:):).....

Para alem de toda a beleza natural, conviver de perto com aquelas tribos, com culturas tao diferentes da nossa é uma experiencia linda..

Aconselho, para mim é dos locais mais lindos do mundo ;)
ficaste no Ariau jungle towers piky??[:0]:(
se sim podias dár-me algumas dicas acerca de como organizaste a viagem,qual foi a agencia k te tratou da viagem,k ligações tiveste k fazer etc,quanto foi a dolorosa €€€,etc etc...
se preferires manda-me PM.;)
um beijo piky.:)

Sim, fiquei nesse hotel :) é liindissimo..porque todo ele foi construido em cima de agua, sao pequenas cabanas ligadas por pontes, esta muito original..acordar comocantar de todos aqueles passaros é muito agradavel na alturaque fui havia uma macaquinha muito engraçada que andava sempre atrás de nos..um dia quando entrei no quarto estava ela a dormir na minha cama, enfim..experiencias que não se vivem todos os dias ;) aviso-te desde já...que não há telefones, e o telemovel tambem nao dá..só net:)

Fui pela agencia netviagens, não te posso dizer quanto gastei só para ir a amazonia....porque fui 15 dias(a primeira semana para a costa do sauipe e a 2ª para a amazonia)..mas fica caro pois não há voos directos..primeiro tive de ir de avião ate manaus, onde passei numa noite e depois de barco até à ilha onde fica o hotel...

Aqui fica a pagina do hotel:

http://www.ariautowers.com.br/portugues/index.html

Diverte-te;)

Originalmente colocada por carrilhoni

Originalmente colocada por piky

Fui à dois anos à amazonia..e digo te que foi das melhores viagens que ja fiz em toda a minha vida, e se pudesse voltava sem pensar duas vezes..o hotel em cima d agua é fantastico,os passeios de barco lindos..uma realidade totalmente diferente que vale a pena conhecer..vivem-se momentos inesqueciveis..como a pesca da piranha, os passeios nocturnos de barco para ver os jacarés..simplesmente maravilhoso:):).....

Para alem de toda a beleza natural, conviver de perto com aquelas tribos, com culturas tao diferentes da nossa é uma experiencia linda..

se sim podias dár-me algumas dicas acerca de como organizaste a viagem,qual foi a agencia k te tratou da viagem,k ligações tiveste k fazer etc,quanto foi a dolorosa €€€,etc etc...

Sim, fiquei nesse hotel :) é liindissimo..porque todo ele foi construido em cima de agua, sao pequenas cabanas ligadas por pontes, esta muito original..acordar com o cantar de todos aqueles passaros é muito agradavel, na altura que fui havia uma macaquinha muito engraçada que andava sempre atrás de nos..um dia quando entrei no quarto estava ela a dormir na minha cama, enfim..experiencias que não se vivem todos os dias ;) aviso-te desde já...que não há telefones, e o telemovel tambem nao dá..só net:)

Fui pela agencia netviagens, não te posso dizer quanto gastei só para ir a amazonia....porque fui 15 dias(a primeira semana para a costa do sauipe e a 2ª para a amazonia)..mas fica caro pois não há voos directos..primeiro tive de ir de avião ate manaus, onde passei numa noite e depois de barco até à ilha onde fica o hotel...

Aqui podes tambem ver todas as excursoes opcionais que podes fazer, e eu aconselho-te se puderes a faze-las todas..pois não é todos os dias que se vai à amazonia..principalmente a do encontro das aguas e o passeio de helicoptero...sao lindas:)

Diverte-te;)

boas,
tive la de ferias no ano passado. e, para mao variar adorei. nao fiquei no ariau, pq era mt caro e mt p turista. mas n deixa de ser espectacular. tive num q nao tinha luz nos quartos (como se quer :D) e dormi uma noi te na selva. mas nunca da p ver tudo, como e obvio, apenas uma infima parte do q e a selva.
boa viagem

Originalmente colocada por carrilhoni

Originalmente colocada por piky

Sim, fiquei nesse hotel :) é liindissimo..porque todo ele foi construido em cima de agua, sao pequenas cabanas ligadas por pontes, esta muito original..acordar com o cantar de todos aqueles passaros é muito agradavel, na altura que fui havia uma macaquinha muito engraçada que andava sempre atrás de nos..um dia quando entrei no quarto estava ela a dormir na minha cama, enfim..experiencias que não se vivem todos os dias ;) aviso-te desde já...que não há telefones, e o telemovel tambem nao dá..só net:)

Aqui podes tambem ver todas as excursoes opcionais que podes fazer, e eu aconselho-te se puderes a faze-las todas..pois não é todos os dias que se vai à amazonia..principalmente a do encontro das aguas e o passeio de helicoptero...sao lindas:)

Diverte-te;)
muito obrigado piky.[^]
eu ainda tenho algum tempo pra tratar de tudo,mas tenho k ir antes da estação das chuvas começar,por isso tenho k começar a orientar a coisa.;)
falaste-me na agencia NETVIAGENS[:0],sabes se eles têm site na net??
é k convinha-me tratar de tudo com uma agencia com expriencia neste destino,pra evitar andarem a inventar.;)

citação:Originalmente colocada por filipedias

boas,
tive la de ferias no ano passado. e, para mao variar adorei. nao fiquei no ariau, pq era mt caro e mt p turista. mas n deixa de ser espectacular. tive num q nao tinha luz nos quartos (como se quer :D) e dormi uma noi te na selva. mas nunca da p ver tudo, como e obvio, apenas uma infima parte do q e a selva.
boa viagem
boas filipedias,éra mesmo algo assim k eu gostava,o mais "rustico" possivel e o mais afastado de tudo o k cheire a civilização[B)][B)](estou farto de hoteis de 5*****:D)
o facto de eu ter mencionado o Ariau,foi apenas por ser o mais conhecido,mas ao k parece nos ultimos anos cresceu bastante e está muito o tipo de hotel pra americano,alem de ser carissimo.[xx(]
dai k pretendo ficar num sitio mais pequeno,omo o Acajatuba ou o Juma lodge,mas fiquei mesmo MUITO curioso acerca desse k nem luz tem nos quartos...isso é k é aventura.[^][^]
se puderes dizer-me como é k organizaste essa viagem,com k agencia,o k correu bem e o k correu mal,quanto foi o prejuizo etc,ficava-te muito agradecido.:)
se quiseres podes usar as PM.:)
um abraço e dou-te os parabens por seres uma pessoa de bom gosto.;)

citação:Originalmente colocada por GTS_M5

Hoje eu fiz BTT na mata atlêntica...mhuahuauhauaha!!

Muitas flores lindas... :-)
cuidado com o mico leão dourado...o FDP morde.[}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]
ólha ele ai olhando pra voçê fazendo BTT.

2006814215939_ficha_ft_mico-leao.jpg

o bicho tá querendo te pegar.[}:)][}:)][}:)]

Nããã, passo tão bazado que nem isso muitas vezes tenho tempo de observar..

Nããã, passo tão bazado que nem isso muitas vezes tenho tempo de observar..
não tenho a certeza,mas acho k ai em Minas não há mico(pelo menos o dourado)só no estado do Rio,mas não tenho a certeza.[8)]
ó GTS e não tens ai umas fotozitas dessa mata Atlantica??:(
móstra lá isso pá.;)

citação:Originalmente colocada por Crusher

Nasci na Venezuela e deixei aquilo só com 6/7 anos... ao olhar para essas imagens faz-me pensar em voltar lá novamente nem que sejam umas férias. Ainda tenho lá bastantes familiares.

Ainda me lembro bem do clima de lá... há uma alternância constante de chuva forte com períodos de muito sol/calor o que acaba por originar essas florestas riquissímas. Ainda me lembro do ar puro que se respira por lá...

O calor de lá não têm nada a ver com o de Portugal... aqui o Verão é muito seco. 40ºC também não são nada saudáveis.

Que saudades... :)

É um grande pais sem duvida! Também tenho familiares por aquelas bandas. Morei em Puerto La Cruz muitos anos, apesar das belas praias "Del Oriente" sou apaixonado pelos Llanos e Selvas, e também pela musica llanera, empanadas, hallacas, cachapa, arepa, raspaito, pabellon criollo, golfiados, cerveza Polar, uhmm!!! [B)][B)][B)]Que maravilla!! Vim de lé a 14 anos, espero voltar em breve, era para ter ido no ano passado mas não deu. Terei outras oportunidades, talvez para o ano que vem, quem sabe.

Tens que conhecer melhor a tua terra, Grande pais, boa cultura. ;)

caro Mendes,fico-te agradecido pelas dicas k e deste embora deva dizer k não me sinto lá muito em forma pra caminhadas de 1 semana pela selva,ainda assim é sempre uma ideia e nunca se sabe.;)
já agora estiveste na região em trabalho ou de ferias??[:0]
se quiseres partilhar mais algumas dicas fico agradecido,nomeadamente no k tóca organizar a viagem,encontrar uma agencia com expriencia nessas viagens etc.;)
se preferires por PM estás á vontade.:)
um abraço.:)

Pelo que percebi pretendes passar umas ferias na Amazónia em contacto com a selva porem sem o desgaste de uma expedição, então o ideal para ti será uma estadia num hotel de selva ou mesmo num acampamento turístico, essa ultima solução é porreira para quem pretende curtir a natureza com algum conforto o que será o teu caso, de qualquer maneira deves pensar na possibilidade de fazeres uma expedição pela selva (algum local de interesse) , é uma experiência única, muito enrriquecedora.

Pelo sim pelo não alerto para o facto de descartares a intenção de fazer “turismo urbano” a Amazónia não tem nada de especial a oferecer, nem mesmo Manaus a maior cidade da região Amazónica, principalmente para quem vive na Europa ou EUA. Na Amazónia só mesmo: Natureza, Selva.

Quanto a região que sugiro que visites penso não estar enganado se disser que o melhor da Amazonia se encontra naquela região que te falei na mensagem anterior, isto é: o extremo norte do Brasil e Sul de Venezuela, região que faz parte do chamado “Planalto das Guayanas”, é a região da Amazonia mais rica em atractivos, tem: montanhas, tepuis (formações rochosas mais antigas a face da Terra), quedas de aguas, rios caudalosos, vegetação densa, savana, fauna variada, infra-estrutura ecoturismo, etc., foi precisamente numa expedição levada a cabo por Artur Connan Doyle ( o criador de “sherlock Homes”) nessa região que o inspirou a escrever o famoso: “O Mundo Perdido”~, recentemente passou na RTP um serie baseada nesse conto do Artur C.D.

salto_angels_canaima.jpg

mapa_canaima.gif

Considero essa região como o melhor da Amazónia não só pelo facto de a conhecer mas também pelo que tenho lido, pesquisado e conversado com outras pessoas.

Agora, onde ir exactamente? Vai depender em grande parte daquilo que estas disposto a gastar, tem hotéis de selva que custa 450 dólares a diária outros que não vai alem dos 50, até poderá ter mais barato e mais caros mas desconheço, posso tentar descobrir.

Sobre as agencia de viagem não sei dizer, sempre fui por mim próprio, quando morei na Venezuela ia (frequentemente) para a Amazónia Venezuelana com familiares e amigos, no ano passado e por primeira vez fui a região amazónica do estado de Mato Grosso e Rondónia (Brasil), e respondendo a tua pergunta não fui nem a negocio nem de ferias, fui a pesquisa.

Recomendo-te o fórum: www.mochileiros.com [^]

em especial o link dedicado a Colômbia, Venezuela, Suriname e Guianas:

http://www.mochileiros.com/viewforum.php?f=115&sid=351e6b4ccdb39c1bb927c06a20bb3b30

basicamente falam das regiões amazónicas, lá podes encontrar muuuuitas dicas de viagem (hotéis, acampamentos, custos, locais de interesse, etc) este fórum foi de grande utilidade quando fui para o brasiu.

+ uma dica de ouro: na Venezuela com apenas 4 Euros enches o deposito de gasolina (50 litros), podes creer!!!!! É mais barato que a agua!!!![:0][:0][:0]

Vídeo de uma expedição feita algures no Parque Nacional Canaima (Venezuela)e Monte Roraima (Venezuela-Brasil): http://video.google.com/videoplay?docid=-1168388320462328785&q=salto+angel Acabei de ver o vídeo, até fiquei arrepiado.

Outro video do Parque Nacional Canaima (Venezuela)e Monte Roraima (Venezuela-Brasil): http://video.google.com/videoplay?docid=-6473466538685577768&q=salto+angel

Abraços :)

citação:Originalmente colocada por Mendes77

caro Mendes,fico-te agradecido pelas dicas k e deste embora deva dizer k não me sinto lá muito em forma pra caminhadas de 1 semana pela selva,ainda assim é sempre uma ideia e nunca se sabe.;)
já agora estiveste na região em trabalho ou de ferias??[:0]
se quiseres partilhar mais algumas dicas fico agradecido,nomeadamente no k tóca organizar a viagem,encontrar uma agencia com expriencia nessas viagens etc.;)
se preferires por PM estás á vontade.:)
um abraço.:)

Pelo que percebi pretendes passar umas ferias na Amazónia em contacto com a selva porem sem o desgaste de uma expedição, então o ideal para ti será uma estadia num hotel de selva ou mesmo num acampamento turístico, essa ultima solução é porreira para quem pretende curtir a natureza com algum conforto o que será o teu caso, de qualquer maneira deves pensar na possibilidade de fazeres uma expedição pela selva (algum local de interesse) , é uma experiência única, muito enrriquecedora.

Pelo sim pelo não alerto para o facto de descartares a intenção de fazer “turismo urbano” a Amazónia não tem nada de especial a oferecer, nem mesmo Manaus a maior cidade da região Amazónica, principalmente para quem vive na Europa ou EUA. Na Amazónia só mesmo: Natureza, Selva.

Quanto a região que sugiro que visites penso não estar enganado se disser que o melhor da Amazonia se encontra naquela região que te falei na mensagem anterior, isto é: o extremo norte do Brasil e Sul de Venezuela, região que faz parte do chamado “Planalto das Guayanas”, é a região da Amazonia mais rica em atractivos, tem: montanhas, tepuis (formações rochosas mais antigas a face da Terra), quedas de aguas, rios caudalosos, vegetação densa, savana, fauna variada, infra-estrutura ecoturismo, etc., foi precisamente numa expedição levada a cabo por Artur Connan Doyle ( o criador de “sherlock Homes”) nessa região que o inspirou a escrever o famoso: “O Mundo Perdido”~, recentemente passou na RTP um serie baseada nesse conto do Artur C.D.

salto_angels_canaima.jpg

mapa_canaima.gif

Considero essa região como o melhor da Amazónia não só pelo facto de a conhecer mas também pelo que tenho lido, pesquisado e conversado com outras pessoas.

Agora, onde ir exactamente? Vai depender em grande parte daquilo que estas disposto a gastar, tem hotéis de selva que custa 450 dólares a diária outros que não vai alem dos 50, até poderá ter mais barato e mais caros mas desconheço, posso tentar descobrir.

Sobre as agencia de viagem não sei dizer, sempre fui por mim próprio, quando morei na Venezuela ia (frequentemente) para a Amazónia Venezuelana com familiares e amigos, no ano passado e por primeira vez fui a região amazónica do estado de Mato Grosso e Rondónia (Brasil), e respondendo a tua pergunta não fui nem a negocio nem de ferias, fui a pesquisa.

Recomendo-te o fórum: www.mochileiros.com [^]

em especial o link dedicado a Colômbia, Venezuela, Suriname e Guianas:

http://www.mochileiros.com/viewforum.php?f=115&sid=351e6b4ccdb39c1bb927c06a20bb3b30

basicamente falam das regiões amazónicas, lá podes encontrar muuuuitas dicas de viagem (hotéis, acampamentos, custos, locais de interesse, etc) este fórum foi de grande utilidade quando fui para o brasiu.

+ uma dica de ouro: na Venezuela com apenas 4 Euros enches o deposito de gasolina (50 litros), podes creer!!!!! É mais barato que a agua!!!![:0][:0][:0]

Vídeo de uma expedição feita algures no Parque Nacional Canaima (Venezuela)e Monte Roraima (Venezuela-Brasil): http://video.google.com/videoplay?docid=-1168388320462328785&q=salto+angel Acabei de ver o vídeo, até fiquei arrepiado.

Outro video do Parque Nacional Canaima (Venezuela)e Monte Roraima (Venezuela-Brasil): http://video.google.com/videoplay?docid=-6473466538685577768&q=salto+angel

Abraços :)
obrigado pela resposta Mendes.:)
com efeito pretendia ficar num sitio o mais rustico possivel,afinal estar na Amazonia e querer luxos é completamente idiota,fiquei interessado em saber onde ficou o Filipedias e já lhe mandei uma PM,esperemos k me responda.
como deves saber esses pequenos hoteis de selva sempre fazem algumas pequenas expedições e acampamentos para pernoitar no meio a selva e como é obvio vou de certeza aproveitar,tanbem há os passeios de canoa e a pescaria da piranha k são imprescindiveis.:)
o problema está mesmo em organizar isto,é k é um destino muito pouco comum e só chegar lá já é uma aventura,são varios vôos,transfers,ligações etc etc,e se já é uma aventura no Brasil na região de Manaus imagina na Venezuela na região do Roraima.[xx(]
concordo contigo k provavelmente a região do Monte Roraima deve ser mesmo espetacular,mas chegar lá só mesmo em expedição e sou sincero,acho k não tenho a preparação ideal pra esse tipo de coisa.[8)]
posto isto ainda é preciso fazer contas,pois não tenho um orçamento ilimitado e preciso ver até onde posso chegar,enfim com calma vou vendo o k posso fazer,pra já estou á espera de umas respostas e depois verei o k fazer.;)
mais uma vez obrigado pelas dicas(exelentes e inteligentes por sinal)Mendes.[^][^]
um grande abraço.[8D]

obrigado pela resposta Mendes.:)
com efeito pretendia ficar num sitio o mais rustico possivel,afinal estar na Amazonia e querer luxos é completamente idiota,fiquei interessado em saber onde ficou o Filipedias e já lhe mandei uma PM,esperemos k me responda.
como deves saber esses pequenos hoteis de selva sempre fazem algumas pequenas expedições e acampamentos para pernoitar no meio a selva e como é obvio vou de certeza aproveitar,tanbem há os passeios de canoa e a pescaria da piranha k são imprescindiveis.:)
o problema está mesmo em organizar isto,é k é um destino muito pouco comum e só chegar lá já é uma aventura,são varios vôos,transfers,ligações etc etc,e se já é uma aventura no Brasil na região de Manaus imagina na Venezuela na região do Roraima.[xx(]
concordo contigo k provavelmente a região do Monte Roraima deve ser mesmo espetacular,mas chegar lá só mesmo em expedição e sou sincero,acho k não tenho a preparação ideal pra esse tipo de coisa.[8)]
posto isto ainda é preciso fazer contas,pois não tenho um orçamento ilimitado e preciso ver até onde posso chegar,enfim com calma vou vendo o k posso fazer,pra já estou á espera de umas respostas e depois verei o k fazer.;)
mais uma vez obrigado pelas dicas(exelentes e inteligentes por sinal)Mendes.[^][^]
um grande abraço.[8D]

Infelizmente não conheço esse tipo pacotes de viagens, sempre fui por conta própria, acho muito mais interessante , há mais liberdade para irmos onde queremos e não corremos o risco de comer gato por lebre, a outra opção a dos pacotes de viagem também não são más principalmente para quem não pode perder tempo com o planeamento, poupa-se algumas chatices é verdade e até poderá ficar mais barato, o único problema será encontrares uma agencia honesta que venda aquilo que promete.

De qualquer maneira se mudares de opinião e optares por ir por conta própria, seres tu mesmo a planear toda a viagem (onde apanhar autocarros, barcos, hotéis, pousadas, visitas a locais de interesse, etc) posso te dar umas dicas, até sugerir um roteiro porreiro desde a saída de Portugal até a chegada. Um roteiro "bonzito" de 1-2 semanas de viagem fica pelo menos em 1500 euros por pessoa com hotéis, deslocações (taxis, autocarros, barcos), comida, etc.

Considera a possibilidade de fazeres uma viagem de barco pelo rio Amazonas partindo de Belem do Pará até Manaus ou ao contrario, a viagem a feita em 4 dias, é uma especie de cruzeiro pela Amazonia, quanto ao preço existe muitas opções.

Qualquer coisa tas a vontade. :)

Expedição ao Pico da Neblina (AM)
Autor: João Paulo Barbosa

imagem_grande.jpg

Chegar ao ponto mais alto do Brasil, o Pico da Neblina, com 3.014 m de altitude, é um sonho para qualquer montanhista brasileiro. Encravada no noroeste do estado do Amazonas, essa montanha em forma triangular já atraiu andarilhos de diversos outros países. »»»

brasilienamazoniensh7.gif

Mesmo com o status de ser o topo do Brasil (e o ponto mais alto da América do Sul à parte dos Andes), é um lugar muito pouco visitado. O livro de registro de entrada no Parque Nacional do Pico da Neblina mostra que menos de 300 pessoas já tiveram o privilégio de estar no meio da famosa neblina, que dá o nome ao pico.

picotrailenrv4.jpg

Uma verdadeira expedição</u>

Realizei duas expedições dentro do Parque Nacional do Pico da Neblina, que junto com o seu vizinho venezuelano Parque Nacional de La Neblina forma a segunda maior área ambiental protegida do mundo. A primeira expedição aconteceu em 1996, quando tive a oportunidade de conviver durante 12 dias com um grupo de índios ianomâmis, e também, de acampar no cume do pico, com mais três colegas e dois índios.

A segunda expedição, em dezembro de 1999, confirmou-me o que eu tinha percebido antes: alcançar o topo do Pico da Neblina significa percorrer a trilha mais difícil do Brasil. Nessa ocasião passei a noite, com mais seis companheiros, no topo do 31 de Março, a segunda maior montanha do país, com 2.992 m.

Planejamento, logística, trabalho em equipe, preparo físico e persistência mental são palavras essenciais em uma expedição ao Pico da Neblina. E que não fique só nas palavras, mas que se tornem ação. Afinal, o isolamento é absoluto e as possibilidades de resgate são quase nulas.

A trilha mais nobre do Brasil</u>

O ponto de partida é a cidade de São Gabriel da Cachoeira, distante 850 km de Manaus. De avião, são três horas de viagem. De barco, três dias. São Gabriel é uma das cidades mais importantes da Amazônia. Assistir ao sol nascendo atrás da Bela Adormecida, um dos morros da Serra do Curicuriari, sentado nas areia brancas da praia de São Gabriel da Cachoeira incita momentos de paz e reflexão.

A BR-307, conhecida como Frente Sul, liga São Gabriel da Cachoeira a Cucuí, cidade mais ao norte onde está a famosa Pedra de Cucuí, futuro paraíso de escaladas em rocha. A estrada é de terra e cheia de buracos. Na época mais chuvosa, nem pense em ir sem um 4x4. O primeiro passo é chegar ao km 85, onde, à direita, encontra-se o igarapé do Lá Mirim, que significa "português" na língua ianomâmi.

O procedimento usual é passar todos os equipamentos, alimentos e, em média, quase 300 litros de gasolina para dentro da "voadeira", pequeno barco a motor, de no máximo 45 HP. Dependendo da época do ano (de setembro a novembro chove menos) o nível da água pode ajudar ou não o deslocamento de 180 km, de ida e volta, pelos rios. Há épocas em que o rio baixa até 9 metros, o que já causou várias colisões de barcos em pedras. Em linha reta, entre a partida do Lá Mirim até o início da trilha, a "boca" do Tucano, a distância não passa de 70 km. São curvas e mais curvas, onde cada ângulo se torna um espetáculo à parte.

Kanu.jpg

A imensidão verde da floresta emociona muito quem está ali pela primeira vez. São dois dias subindo os rios Cauaburí e Tucano. O desconforto da voadeira só é compensado com os vôos das aves (garças brancas, tucanos, mutuns, maguaris, maçaricos e jacutingas), e também, com as belíssimas serras do Padre e do Maiá. Nas margens dos rios encontram-se algumas aldeias Tucano. Os índios Maku vivem nessa região, porém mais para dentro da mata fechada.

Uma boa opção para passar a noite, tanto na ida quanto na volta, é no Posto da Funai, conhecido como "Pedra", por ter uma praia de pedra só visível na época de pouca chuva. Se estiver nos planos uma visita a aldeia ianomâmi de Maturacá, onde há uma Missão Salesiana e um destacamento do exército, além do contato com os índios, é possível avistar a serra do Pirapucu e um pedaço da cordilheira do Pico da Neblina.

A trilha de caminhada começa na "boca" do Tucano, no igarapé do Tucano, a uma altitude de 150 metros. Daí para frente, até chegar à base do Pico da Neblina, o terreno é extremamente sinuoso, com muitas subidas e descidas. Dorme-se em redes sob uma precária estrutura de lona de plástico em todos os pontos da trilha onde é possível pernoitar com um mínimo de conforto. A distância total da trilha até o topo é de 36 km.

Muita caminhada</u>

Os tempos de caminhada entre um acampamento e outro variam de três a cinco horas. Na volta, com as mochilas mais leves e a vontade de chegar em casa, o tempo estimado diminuí quase que pela metade. Em ordem, os acampamentos (leia-se pequenas áreas desmatadas) chamam-se Boca do Tucano, Cachoeira do Tucano (onde há um rio para tomar banho), Bebedouro Velho, Macacos, Bebedouro Novo (onde fica a cachoeira de Coiabixi), Laje e garimpo do Tucaninho, o mais alto do Brasil, à 2.300 metros de altitude.

É claro que não é preciso dormir em todos esses lugares. A idéia é que cada grupo tenha sua estratégia de marcha e vá escolhendo os pontos de acampamento segundo o seu ritmo. O normal é que se comece a caminhar às oito horas da manhã e que se pare às duas horas da tarde. A noite chega dentro da floresta antes do crepúsculo. Então é importante calcular um tempo para montar o acampamento e preparar a comida, geralmente preparada pelos mateiros. O cardápio consiste basicamente em arroz, feijão, carne de charque, macarrão, farinha e café.

A beleza das aves</u>

Outra vantagem de acordar cedo é que as aves são mais ativas pela manhã. Antes de chegar aos campos de altitude (2.000 metros), onde a vegetação fica mais rasteira, é comum observar beija-flores, aracari, pica-paus, periquitos e picaparras.

O calor constante se mescla com a chuva e a umidade extrema em perfeita harmonia. O terreno é muito molhado e acidentado. É preciso pular troncos, subir segurando em raízes, agachar embaixo de teias de aranhas, atravessar poças d'água e rios. O mais irritante, dentre as adversidades naturais da região, é a eterna presença de insetos, como o mosquito, o carapana e o pium.

Papagai2.jpg

Este último é o pior de todos. Como é um inseto muito pequeno, entra facilmente pelo tecido das roupas e da rede de dormir. O pium é uma espécie de borrachudo que transmite uma doença, a oncocercose, que pode provocar cegueira total no homem. Para prevenir, use repelente o tempo todo e esteja totalmente vestido no início da manhã e no final da tarde, principalmente se estiver perto de um rio.

O ambiente muito fechado da trilha do Pico da Neblina, significa que a fauna de grande porte é escassa. Mesmo assim, encontra-se cutias, macacos, ratos, mucuras e quatis. À noite, os ruídos mais típicos vem dos sapos, grilos e corujas. Acima dos dois mil metros, o clima fica mais agradável O visual começa a se mostrar mais aberto e a vista pode relaxar com as primeiras aparições da serra do Camelo e do Baruri. É aproximadamente nessa altitude que o Wissia (na região chama-se Seis e Meia), pássaro migratório dos EUA passa o verão. Ali e em outras montanhas no norte da América do Sul.

Rumo ao topo</u>

AmazonasPicoTrekking.jpg

Antes de se atingir o garimpo do Tucaninho, último acampamento antes do topo do Pico da Neblina, entra-se numa floresta de campos de altitude, com milhares de bromélias, gravatás, orquídeas, líquens, musgos e plantas carnívoras. A trilha fica mais lamacenta e não adianta segurar em galhos porque no mínimo esforço eles arrebentam.

pico_da_neblina.bmp

620-foto.jpg

pico.jpg

Para quem deseja subir e descer no mesmo dia, o importante é sair bem cedo. O trajeto todo dura quase 10 horas. A trilha é uma espécie de "escalaminhada", onde o auxílio das mãos é imprescindível. Em apenas um pequeno trecho de dez metros de altura é recomendável o uso de cordas de alpinismo.

A única maneira de apreciar uma das paisagens mais lindas da Amazônia é quando não há neblina no topo da montanha. Ou seja, de manhã cedo e no final da tarde. Para isso, acampar no topo é a única solução plausível. E, para quem tiver fôlego para mais uma montanha, basta seguir, por uma hora, pelo lado esquerdo da crista que liga o Pico da Neblina ao 31 de Março, para atingir o segundo ponto mais alto país. A recompensa é a imagem do Pico da Neblina em forma de uma pirâmide de quase mil metros de altura.

Mitos do pico</u>

O Pico da Neblina por si só é um mito. Pelo que representa geograficamente e pelo poder de atração que exerce em muitos aventureiros e pesquisadores. Apesar de todas as dificuldades inerentes a uma caminhada de grande esforço físico - até os mateiros ficam "acabados" no final - é uma experiência marcante explorar a trilha mais importante do Brasil. Parece mesmo um sonho, que perdurará por muito tempo, como se fosse uma viagem clássica de exploração moderna: escalar uma verdadeira montanha nos confins da maior floresta do mundo.

Personagem</u>

Existe no Nepal (Ásia) um alpinista, Ang Rita Sherpa, que já escalou o Everest 10 vezes. O Brasil tem, respeitando as devidas proporções, o seu equivalente: Antônio Henriques Leão. Branco, como é conhecido em São Gabriel da Cachoeira, já escalou o Pico da Neblina 18 vezes (dormiu três vezes no topo), cinco delas apenas no ano passado. Esteve no 31 de Março duas vezes (dormiu uma vez no topo).

Antes de começar a trabalhar como guia turístico em 1992, Branco era mais um garimpeiro da região em busca do ouro cada vez mais escasso. A vida no garimpo durou de 1990 até 1992. Atualmente, Branco trabalha na construção civil em São Gabriel da Cachoeira. Mas o seu verdadeiro prazer é guiar grupos pelas florestas e encostas do Pico da Neblina. E, na volta, curtir um merecido descanso com sua esposa e sua filha de 10 anos.

Foi ele que acompanhou o fotógrafo Araquém Alcântara, em 1997, quando estava preparando um livro sobre os Parques Nacionais Brasileiros. Branco também guiou um cliente com paralisia no braço esquerdo até os 3.014 metros da montanha. Conversando sobre os índios da região, já bastante civilizados e cada vez menos interessados em suas raízes, Branco comentou que quem realmente ajuda os índios é o exército.

Figura ímpar na história do Parque Nacional do Pico da Neblina, famoso por gritar "ALVORAAAAADA !" às cinco e meia da manhã, Branco conhece as trilhas do Morro dos Seis Lagos e de outras montanhas vizinhas ao Pico da Neblina. Para ele, sua maior preocupação na trilha é sempre o bem estar dos clientes. "Grupos entre três e cinco pessoas seria o ideal", arremata.

História e dicas sobre o Pico da Neblina</u>

Até meados da década de 60, a atual área que abrange o Parque Nacional do Pico da Neblina era considerada como "terra de ninguém". O Brasil e a Venezuela ainda não haviam terminado com os litígios fronteiriços.

A primeira expedição ao Pico da Neblina, em outubro de 1964 não chegou a atingir o seu cume. Foi liderada pelo senhor Roldão e teve como participante o jornalista Carlos Marchesini que nos deixou a seguinte impressão: "Aquele era um mundo perdido, ainda intocado pelo homem". Ele estava correto pois, até a descoberta de ouro na região, o Pico da Neblina era totalmente ignorado.

A conquista definitiva veio no ano seguinte, quando ainda não estava confirmado se o Pico da Neblina era realmente brasileiro. Liderada pelo general Ernesto Bandeira Coelho, a expedição Mista de Limites - a segunda ao Pico da Neblina - alcança o ponto mais alto em março de 1965.

Até o início da década de 90, apenas cientistas e militares tinham permissão para explorar a região. Uma das expedições mais interessantes foi a coordenada pelo etnólogo (estudioso de insetos) Victor Py-Daniel, do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), que também fez pesquisas científicas da região do Morro dos Seis Lagos.

Dicas:</u>

Se o "Everest brasileiro" é o seu sonho de consumo, confira as dicas especiais de quem já esteve por lá e faça um planejamento cuidadoso antes de se aventurar:

- Uma expedição ao Pico da Neblina dura entre 10 e 15 dias, dependendo do ritmo do grupo e das condições climáticas.

- Uma capa de chuva é fundamental em todos os dias.

- Quando estiver caminhando e sentir que areia ou pedras entraram no seu calçado, pare e retire. O atrito com a pele pode comprometer a caminhada.

- Leve tampões de ouvido para o trecho da voadeira. Não é nada agradável o barulho constante do motor por mais de dez horas seguidas.

- É necessário uma permissão do Ibama para entrar no Parque Nacional do Pico da Neblina. Maiores informações no www.ibama.gov.br ou pelo telefone 0800-618080, que atende 24 horas.

- A taxa diária de permanência dentro do Parque é simbólica. Algo em torno dos R$ 4 por dia.

- Repelente e protetor solar são vitais.

- O ideal é contratar um mateiro que também seja piloto de voadeira. Os melhores chamam-se Branco e Arlindo.

- Para visitar qualquer aldeia indígena dentro do Parque Nacional do Pico da Neblina, é preciso uma autorização da Funai. Mais informações no www.funai.gov.br ou pelo telefone (61) 313-3500.

Fonte: http://aventure-se.ig.com.br/materias/17/0001-0100/53/53_01.html

Carrilhoni embora já saibas disto e só venho aqui dizer isto pq houve quem dissesse o contrário:Na Amazónia cuidados com a saúde SEMPRE , vacinas toma as necessárias, mais vale prevenir que remediar. A minha irmã já ficou doente em países tropicais à pala dessas cenas,a suar desalmadamente de cama durante dias(!) e se se recomendam vacinas é pra se tomá-las.:)
´Não há cá grupos e num sítio tão húmido e quente ( equatorial e não tropical, ou seja mais mosquitos ainda) e com muita água e uma fauna vastíssima, é regra ter precaução.

Voltar
Superior