AMAZONIA.

carrilhoni

New member
alguem aqui do forum já lá esteve???[:0][:0]
sempre fui apaixonado pela maior floresta tropical do mundo,inclusivamente como aquarofilista sempre preferi ter peixes da bacia amazonica e inclusivamente tive uma piranha vermelha k conservei largos anos como animal de estimação.:)
como as ferias k tinha originalmente programado para este ano ,ao k tudo indica não se vão concretizar,uma vez k muitas das pessoas á ultima da hora resolveram desistir,eu pensei...e pq não???;)
quando falo na amazonia a maioria das pessoas,ficam horrorizadas e começam logo com a lenga-lenga dos mosquitos e bichos etc,e modo k se fôr vou sozinho,até pq k è um sonho
muito pessoal e intransmissivel.[:X][:X]
se alguem tiver alguma opinião ou dicas a dár serão bem vindas.:)
não sei quantos anos cá estarei,mas não queria morrer sem ver o verde mais verde do planeta.;)
grande abraço a todos.

Já tive na floresta tropical no Brasil, mas não na Amazónia.
A sensação é de um enorme respeito pelos seres que nela habitam,porque existem animais em todos os recantos... É preciso ter conhecimento de que quando se vai a uma floresta tropical, não se vê logo milhentos animais... É preciso parar,respirar um pouco, às vezes meio minuto, outras vezes mais, e olhando com atenção desvendei insectos,macados-saguis coloridos, lagartos variados, rãs, papagaios,colibris, pegadas de grandes felinos, ,etc...
Eu conheço pessoas que já foram à Amazónia e a experiência, mesmo para quem nem era grande admirador da natureza, é simplesmente... Estrondosa!!!
Na Amazónia existem hoteis construidos em cima de árvores gigantes, passeios de canoa guiados, para ver golfinhos do Amazonas, peixes de variadissimas côres e tamanhos,luzes de várias côres à noite feitas por pirilampos, alguns peixes gigantescos ( com 300 kgs ou mais),tubarões de rio, jacarés, inumeras aves, em termos de biodiversidade: insectos, anfíbios, répteis, mamíferos, aves, peixes de água doce, numero de plantas, é a floresta com mais riqueza do que qualquer floresta ou região do mundo.Esta floresta tem mais de duas vezes a área da Índia e graças a ela o clima de grande do parte do mundo é relativamente regular.
Quanto às piranhas,na Amazónia a maior parte é herbivora, mas existem de várias côres e feitios.
Por acaso mantenho espécies tropicais, mas de caracois gigantes da selva africana.
Estranhos, espectaculares e fáceis de manter.
A tua piranha era de barriga vermelha e agressiva? Era carnivora?

Para ires à Amazónia convem n ir na época das chuvas, embora mesmo na estação seca pancadas ocasionais de água acontecem.
Tens que tomar vacinação, pôr repelentes ( acredita que a selva tropical tem mesmo mosquitos,sobretudo junto a cursos de água) mas nada de outro mundo... LOL, pior foi na Serra da Estrela este verão...
O calor inicialmente é de facto ofegante, 30 graus( reais) na floresta tropical são o equivalente a sentires 35, 40 ou mais, pela sensação que dão devido à humidade.
As noites são quentes, por isso convem dormir num quarto com ar condicionado.
Eu habituei-me ao calor com alguma facilidade, isso acontece em pouco tempo ( 2,3 dias).

citação:Originalmente colocada por Firefly

Para ires à Amazónia convem n ir na época das chuvas, embora mesmo na estação seca pancadas ocasionais de água acontecem.
Tens que tomar vacinação, pôr repelentes ( acredita que a selva tropical tem mesmo mosquitos,sobretudo junto a cursos de água) mas nada de outro mundo... LOL, pior foi na Serra da Estrela este verão...
O calor inicialmente é de facto ofegante, 30 graus( reais) na floresta tropical são o equivalente a sentires 35, 40 ou mais, pela sensação que dão devido à humidade.
As noites são quentes, por isso convem dormir num quarto com ar condicionado.
Eu habituei-me ao calor com alguma facilidade, isso acontece em pouco tempo ( 2,3 dias).
caro Firefly,obrigado pela tua resposta e descrição,gostei muito.
quanto á forma como o "Oceano verde"marca quem o visita,tanbem já li k é dificil ficar indiferente a tanta beleza natural e provavelmente sairemos de lá com outro repeito pela mãe natureza.[^][^]
quanto aos cuidados a ter com o clima tropical,já não são pra mim novidade,uma vez k já estive em diversos paises com clima tropical e o meu organismo habitua-se rapidamente ao calor e humidade elevados,em relação aos mosquitos e afins tanbem já são meus velhos conhecidos,dai k não tenciono facilitar-lhes vida ,é repelente pra cima a toda a hora.;)
ainda assim passei por uma situação dificil no Mexico,esquecime de levar o repelente numa visita ás ruinas Mayas em tulum,bem...iam-me comendo vivo,serviu-me de lição.[8][8]
o facto de considerar ir sozinho é pq,toda a malta com quem falei me achar maluco de me ir meter no meio de bichos venenosos e o calor e os insectos e blá blá blá,dai k não vale a pena mudar espiritos mais comodistas e burgueses.[xx(][xx(]
quanto á piranha k tinha éra a chamada piranha de ventre vermelho,é a mais famosa e agressiva de todas as especies,se bem k aquela historia de pôr a mão no aquario e ficar sem um dedo é pura ficção,isso só aconteceria se estivessem em cardume e esfomeadas,sem ser assim o instinto do animal é sempre o de fujir ao contacto humano,ainda assim certa vez mordeu-me mas foi por culpa minha uma vez k fui tirar um bocado de carne k tinha caido no meio das plantas e o bicho k na confusão das plantas não viu a minha mão e ferrou-me,mas mál se apercebeu largou logo,ainda sim é um corte incrivel parece k foi feito por duas laminas e ainda sangou um bocado.[8)]
comprei-a com 3cm e morreu ao fim de varios anos com mais de 30,éra um peixe incrivel.:)
acho k chegou a altura de as ir pescar no rio.:D:D
grande abraço.[8D]

Eu tive no Norte da Bahia e perto de Sergipe (zona de Sauípe) em zona de mangal e floresta tropical húmida ( Mata atlântica).
Na verdade esta floresta estende-se desde o sul ao Norte do Brasil.

citação:Originalmente colocada por Firefly

Eu tive no Norte da Bahia e perto de Sergipe (zona de Sauípe) em zona de mangal e floresta tropical húmida ( Mata atlântica).
Na verdade esta floresta estende-se desde o sul ao Norte do Brasil.
tanbem já ai estive perto mas mais a norte,na costa norte do estado de Alagoas quase na fronteira com Pernambuco,e ai tanbem fiz umas incursões nos mangais.
cá está:

2006813201946_100_9924.jpg

realmente aqui o mosquito é "mato".:D:D
repara na côr de chá da agua.:)

mas foi no Mexico k apanhei floresta tropical "á seria":

2006813202155_100_1274.jpg

ainda assim a amazonia é "outra fruta".;)

citação:Originalmente colocada por carrilhoni

sempre fui apaixonado pela maior floresta tropical do mundo,inclusivamente como aquarofilista sempre preferi ter peixes da bacia amazonica e inclusivamente tive uma piranha vermelha k conservei largos anos como animal de estimação.:)
como as ferias k tinha originalmente programado para este ano ,ao k tudo indica não se vão concretizar,uma vez k muitas das pessoas á ultima da hora resolveram desistir,eu pensei...e pq não???;)
quando falo na amazonia a maioria das pessoas,ficam horrorizadas e começam logo com a lenga-lenga dos mosquitos e bichos etc,e modo k se fôr vou sozinho,até pq k è um sonho
não sei quantos anos cá estarei,mas não queria morrer sem ver o verde mais verde do planeta.;)
grande abraço a todos.

[^] Parabens tens bom gosto!

Como deves saber a Amazónia é muuuuito GRANDE abarca uma grande area da América do sul, quase 50% do Brasil pelo que tens muitas opções em atractivos.

Estive lá em outubro do ano passado, mais concretamente nas regiões amazónicas dos estados de Mato Grosso e Rondónia. Conheço também a região amazónica do sul da Venezuela (Estado Bolívar ), posso te dar algumas dicas.

Para já o que te posso dizer é que se tens vontade de ir, deves ir! Faz um bom planeamento da viagem... e CAG* para as vacinas!!!!!! a uns anos atras era obrigatório a vacina contra a febre amarela hoje em dia não (opcional), e nem precisas vai por mim.;) Se queres um boa imunização alimenta-te bem!!! a melhor imunização é feita diariamente atraves de uma alimentação saudavel.

Se queres uma sugestão recomendo-te a região extremo norte do Brasil/ Sul da Venezuela (Estado Roraima do Brasil e Estado Bolivar da Venezuela) mais concretamente os parques: Parque Nacional Canaima no Sul da Venezuela e Parque Nacional Monte Roraima extremo norte Brasil. Tens ainda o "Pico de Neblina" já é mais complicado chegar lá, é preciso ter cabedal e coragem para ir ao cume dessa montanha. Há guias que organizam expedições mediante pagamentos como é obvio...Por exemplo para o Mote Roraima paga-se por volta de 1000 euros por uma viagem de 1 semana mais ou menos (ida e volta) que começa na cidade de Boa Vista até Santa Elena de Uairen (uma cidade da Venezuela) depois a viagem é feita a pé e leva 4 dias [:0] guiado por um indio yanomamio. O acesso a essa montanha é feita exclusivamente pelo lado venezuelano.

Aqui vai alguma fotos dessa região:

Salto Angel (a maior queda de agua do mundo). Parque Nacional Canaima-Venezuela

134652lr.jpg

La LLovizna - Estado Boliva

la_llovizna.jpg

Monte Roraima Brasil-Venzuela-Guayana Inglesa
MRoraima_foto1.jpg

Nasci na Venezuela e deixei aquilo só com 6/7 anos... ao olhar para essas imagens faz-me pensar em voltar lá novamente nem que sejam umas férias. Ainda tenho lá bastantes familiares.

Ainda me lembro bem do clima de lá... há uma alternância constante de chuva forte com períodos de muito sol/calor o que acaba por originar essas florestas riquissímas. Ainda me lembro do ar puro que se respira por lá...

O calor de lá não têm nada a ver com o de Portugal... aqui o Verão é muito seco. 40ºC também não são nada saudáveis.

Que saudades... :)

Fui à dois anos à amazonia..e digo te que foi das melhores viagens que ja fiz em toda a minha vida, e se pudesse voltava sem pensar duas vezes..o hotel em cima d agua é fantastico,os passeios de barco lindos..uma realidade totalmente diferente que vale a pena conhecer..vivem-se momentos inesqueciveis..como a pesca da piranha, os passeios nocturnos de barco para ver os jacarés..simplesmente maravilhoso:):).....

Para alem de toda a beleza natural, conviver de perto com aquelas tribos, com culturas tao diferentes da nossa é uma experiencia linda..

Aconselho, para mim é dos locais mais lindos do mundo ;)

citação:Originalmente colocada por GTS_M5

Moro a menos de 1 km duma das maiores reservasda Mata Atlântica...e digo-lhe que lá é lindo!
Mata Atlantica...hummm...norte do estado do Rio de Janeiro,Espirito Santo???[:0]:(
Leste de Minas Gerais, região do Parque Estadual do Rio Doce... ;)

citação:Originalmente colocada por piky

Fui à dois anos à amazonia..e digo te que foi das melhores viagens que ja fiz em toda a minha vida, e se pudesse voltava sem pensar duas vezes..o hotel em cima d agua é fantastico,os passeios de barco lindos..uma realidade totalmente diferente que vale a pena conhecer..vivem-se momentos inesqueciveis..como a pesca da piranha, os passeios nocturnos de barco para ver os jacarés..simplesmente maravilhoso:):).....

Para alem de toda a beleza natural, conviver de perto com aquelas tribos, com culturas tao diferentes da nossa é uma experiencia linda..

Aconselho, para mim é dos locais mais lindos do mundo ;)
ficaste no Ariau jungle towers piky??[:0]:(
se sim podias dár-me algumas dicas acerca de como organizaste a viagem,qual foi a agencia k te tratou da viagem,k ligações tiveste k fazer etc,quanto foi a dolorosa €€€,etc etc...
se preferires manda-me PM.;)
um beijo piky.:)

Moro a menos de 1 km duma das maiores reservasda Mata Atlântica...e digo-lhe que lá é lindo!
Mata Atlantica...hummm...norte do estado do Rio de Janeiro,Espirito Santo???[:0]:(
Leste de Minas Gerais, região do Parque Estadual do Rio Doce... ;)
tendo em conta o tamanho do brasil,não errei por muito ó GTS.;)
grande abraço gente boa.[8D]

citação:Originalmente colocada por Mendes77

grande abraço a todos.

[^] Parabens tens bom gosto!

Como deves saber a Amazónia é muuuuito GRANDE abarca uma grande area da América do sul, quase 50% do Brasil pelo que tens muitas opções em atractivos.

Estive lá em outubro do ano passado, mais concretamente nas regiões amazónicas dos estados de Mato Grosso e Rondónia. Conheço também a região amazónica do sul da Venezuela (Estado Bolívar ), posso te dar algumas dicas.

Para já o que te posso dizer é que se tens vontade de ir, deves ir! Faz um bom planeamento da viagem... e CAG* para as vacinas!!!!!! a uns anos atras era obrigatório a vacina contra a febre amarela hoje em dia não (opcional), e nem precisas vai por mim.;) Se queres um boa imunização alimenta-te bem!!! a melhor imunização é feita diariamente atraves de uma alimentação saudavel.

Se queres uma sugestão recomendo-te a região extremo norte do Brasil/ Sul da Venezuela (Estado Roraima do Brasil e Estado Bolivar da Venezuela) mais concretamente os parques: Parque Nacional Canaima no Sul da Venezuela e Parque Nacional Monte Roraima extremo norte Brasil. Tens ainda o "Pico de Neblina" já é mais complicado chegar lá, é preciso ter cabedal e coragem para ir ao cume dessa montanha. Há guias que organizam expedições mediante pagamentos como é obvio...Por exemplo para o Mote Roraima paga-se por volta de 1000 euros por uma viagem de 1 semana mais ou menos (ida e volta) que começa na cidade de Boa Vista até Santa Elena de Uairen (uma cidade da Venezuela) depois a viagem é feita a pé e leva 4 dias [:0] guiado por um indio yanomamio. O acesso a essa montanha é feita exclusivamente pelo lado venezuelano.

Aqui vai alguma fotos dessa região:

Salto Angel (a maior queda de agua do mundo). Parque Nacional Canaima-Venezuela

134652lr.jpg

La LLovizna - Estado Boliva

la_llovizna.jpg

Monte Roraima Brasil-Venzuela-Guayana Inglesa
MRoraima_foto1.jpg
caro Mendes,fico-te agradecido pelas dicas k e deste embora deva dizer k não me sinto lá muito em forma pra caminhadas de 1 semana pela selva,ainda assim é sempre uma ideia e nunca se sabe.;)
já agora estiveste na região em trabalho ou de ferias??[:0]
se quiseres partilhar mais algumas dicas fico agradecido,nomeadamente no k tóca organizar a viagem,encontrar uma agencia com expriencia nessas viagens etc.;)
se preferires por PM estás á vontade.:)
um abraço.:)

Belo tópico Carrilhoni! [^]

Somente sinto que eu, brasileiro, ainda não pude desfrutar da beleza equatorial da Floresta Amazônica (Estados do Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Acre). Estou em começo de carreira, ainda faltando $$$ e tempo (embora este último é o que mais tem me faltado ultimamente).

Mas um dia irei! Abraços! ;)

citação:Originalmente colocada por jjaguar

Somente sinto que eu, brasileiro, ainda não pude desfrutar da beleza equatorial da Floresta Amazônica (Estados do Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Acre). Estou em começo de carreira, ainda faltando $$$ e tempo (embora este último é o que mais tem me faltado ultimamente).

lá chegará a tua hora;),pra já se não me engano ainda tens ai uma boa porção de Mata Atlantica no Espirito santo,ou estou enganado???[:0]
e já agora sempre conseguiram salvar o mico leão dourado??:(
eu já éra um apaixonado pelo brasil ainda antes de ai por os pés,desde a epoca k lia a revista Terra(ainda existe??)e depois de ai ter estado a vontade de voltar é muita.:):)
grande abraço jjaguar.[8D]

ps-esqueceste-te do estado do Amapá.;)

Bela ideia carrilhoni! Também é uma das minhas viagens de sonho!
Do pouco k conheço da amazónia, o mais importante foi através de um texto do Miguel Sousa Tavares, que saiu no livro "Sul". É fantástico!

Tás a pensar numa coisa turística ou mm de aventura?

O conselho k te posso dar é: tem cuidado com a saúde! Atenção à alimentação lá, mas isso já deves saber de outras viagens. Acho importante é fazeres a consulta do viajante! Basta ires ao teu centro de saúde, penso eu. É melhor prevenir certas doenças, k podem ser mt más!

citação:Originalmente colocada por jjaguar

lá chegará a tua hora;),pra já se não me engano ainda tens ai uma boa porção de Mata Atlantica no Espirito santo,ou estou enganado???[:0]
e já agora sempre conseguiram salvar o mico leão dourado??:(
eu já éra um apaixonado pelo brasil ainda antes de ai por os pés,desde a epoca k lia a revista Terra(ainda existe??)e depois de ai ter estado a vontade de voltar é muita.:):)
grande abraço jjaguar.[8D]

ps-esqueceste-te do estado do Amapá.;)

Tens razão, o Amapá! Tão longe... :D

Da Mata Atlântica só restou menos de 10% da cobertura original. Pouco há no Espírito Santo. O mico leão acredito que já esteja fora da lista dos animais sob risco de extinção, graças ao intenso trabalho que o IBAMA tem feito (embora o tráfico de animais silvestres por cá, principalmente nas estradas que atravessam o nordeste, continua ativo :().
Em relação à revista Terra, há muito que não vejo nos jornaleiros. Vou procurar ver se ainda se vende. Fiquei curioso agora.
Atualmente estou morando em São Paulo, uma selva também, porém de betão.
Abraço!

Voltar
Superior