amazon.co.uk e o IVA

Só mesmo de políticos desfasados da realidade é que fazem leis em que um vendedor tem que saber todas as taxas de IVA de todos os países da UE. Isso para mim é ridículo E duvido muito que nos states aconteça o mesmo. E a maior parte dos vendedores não pratica isso, e também nada de mal lhes deve acontecer. São leis ridículas, que depois quase não são aplicadas.

Ou aplicavam uma taxa igual para toda a UE para compras online entre países diferentes, ou então aplicavam a taxa do país do vendedor.

Só mesmo de políticos desfasados da realidade é que fazem leis em que um vendedor tem que saber todas as taxas de IVA de todos os países da UE. Isso para mim é ridículo E duvido muito que nos states aconteça o mesmo. E a maior parte dos vendedores não pratica isso, e também nada de mal lhes deve acontecer. São leis ridículas, que depois quase não são aplicadas.

Ou aplicavam uma taxa igual para toda a UE para compras online entre países diferentes, ou então aplicavam a taxa do país do vendedor.

Se o IVA fosse aplicado ao pais de envio tornava-se muito complicado em termos competitivos com países menores. É natural que este seja cobrado ao país de destino.

Pelo menos na Amazon, o IVA do item é automaticamente calculado com base no país de destino não é necessário ninguém calcular nada.

Se o IVA fosse aplicado ao pais de envio tornava-se muito complicado em termos competitivos com países menores. É natural que este seja cobrado ao país de destino.

Pelo menos na Amazon, o IVA do item é automaticamente calculado com base no país de destino não é necessário ninguém calcular nada.

É calculado automaticamente porque alguém teve que programar o software para fazer isso, alguém teve que andar a pesquisar quais as taxas de IVA nos 27 estados membros, e alguém teve que introduzir isso no sistema. Portanto deu muito trabalho a várias pessoas. E para um pequeno vendedor não é possível fazer isto, daí que a maior parte dos sites cobrem o IVA do seu país.

Quanto ao problema de competitividade entre países, afinal estamos num mercado livre ou não? São estas mer**** que eu não percebo, fazem o mercado livre, mas afinal há sempre uns entraves...

Nos States cada estado tem a sua taxa, por isso a situação é exactamente como na Europa, onde cada país tem a sua taxa.

Expliquem-me uma coisa. Se pagamos 23% de imposto para o uk, quem fica com esse dinheiro?

O imposto não é para o UK, mas sim para o Luxemburgo onde está a sede fiscal da Amazom Europe!

Em teoria, a Amazon envia ao Estado Português.

Pois, teoricamente, já que na pratica, não chega cá nada...
Sendo praticamente toda a actividade da Amazon Europe, realizada no RU, nem lá pagam impostos...
BBC News - Google, Amazon, Starbucks: The rise of 'tax shaming'

São estas a belas políticas europeias que permitem que multinacionais "manhosas" como a Amazom, etc, façam concorrência desleal às empresas mais pequenas que não tem hipótese de entrar neste tipo de "esquemas"...[:vm)][:vm)][:vm)]

Sendo praticamente toda a actividade da Amazon Europe, realizada no RU, nem lá pagam impostos...

São estas a belas políticas europeias que permitem que multinacionais "manhosas" como a Amazom, etc, façam concorrência desleal às empresas mais pequenas que não tem hipótese de entrar neste tipo de "esquemas"...[:vm)][:vm)][:vm)]

Eu sei, foi por isso que disse que era na teoria [;)]

Para mim, a culpa disto não é da Amazon, é de quem lhe permite fazer isto...

Eu subscrevo vários serviços ( bbc player, itunes, sportify, e mais uns quantos ) a partir de uma morada e cartão de credito portugues, e eles alguns até enviam facturas (por vezes..) e é Luxemburgo, UK, Irlanda, Espanha, mas IVA português nunca vi.

Chamar politicas europeias quando é o UK que defende isto com a sua City e derivados, ainda hoje saiu (mais uma) reportagem sobre a city e o quanto o UK beneficia disto.

Eu sei, foi por isso que disse que era na teoria [;)]

Para mim, a culpa disto não é da Amazon, é de quem lhe permite fazer isto...

Pois, tal como eu referi: políticas erradas...

Eu subscrevo vários serviços ( bbc player, itunes, sportify, e mais uns quantos ) a partir de uma morada e cartão de credito portugues, e eles alguns até enviam facturas (por vezes..) e é Luxemburgo, UK, Irlanda, Espanha, mas IVA português nunca vi.

Chamar politicas europeias quando é o UK que defende isto com a sua City e derivados, ainda hoje saiu (mais uma) reportagem sobre a city e o quanto o UK beneficia disto.

O RU é quem mais beneficia?!:confused:
Não leste esta noticia (entre outras): BBC News - Starbucks, Google and Amazon grilled over tax avoidance

No caso da Amazom, o RU é o maior cliente e é onde a empresa tem a sua principal actividade (armazém/distribuição), mas é o Luxemburgo que lucra com as compras/trabalho do RU (e dos outros europeus que lá compram, onde o Luxemburgo é certamente uma minoria insignificante)!

Última edição:
Em teoria, a Amazon envia ao Estado Português.

O imposto não é para o UK, mas sim para o Luxemburgo onde está a sede fiscal da Amazom Europe!

Realmente são execráveis...mas quando os produtos são realmente bem mais baratos...é difícil não compactuar.

Há produtos em Portugal que nem tirando o IVA ficam tão baratos como comprando no UK com os 23% de IVA.[8b]

Vou ter que continuar a compactuar com o "sistema" pois a minha carteira agradece e ninguém agradece a ela.

Esse artigo refere-se ao "Corporate Tax" o correspondente ao IRC em Português, e tem a ver com esquemas mais ou menos lícitos (ou ilícitos) para minimizar a tributação em sede de IRC (ou Corporate Tax), o que não é nada de novo nem para os nossos astutos empresários como exemplifica a notícia abaixo datada de Janeiro de 2012.

Soares dos Santos muda participação na Jerónimo Martins para a Holanda - Expresso.pt

Na que se refere à questão do tópico, a questão tem a ver com a localização das operações, e dentro da UE o IVA é devido no país onde se realiza a venda. Se a mercadoria tem origem no UK o IVA é o britânico e reverte a favor dos cofres do reino de Sua majestade.

Realmente são execráveis...mas quando os produtos são realmente bem mais baratos...é difícil não compactuar.

Há produtos em Portugal que nem tirando o IVA ficam tão baratos como comprando no UK com os 23% de IVA.[8b]

Vou ter que continuar a compactuar com o "sistema" pois a minha carteira agradece e ninguém agradece a ela.

Mas isso é normal!!! Nem em Portugal em lado nenhum!!
Achas que mais alguma empresa do mundo tem o "poder" negocial e compra as mesmas quantidades que a Amazon (além de serem uma loja online e das "maroscas" fiscais)?!:confused:

Como referi antes, sou cliente da Amazon há mais de 10 anos, mas não é por isso que vou dizer que fazem bem (arruinando a concorrência de forma desleal e ainda por cima não pagando os impostos devidos)!

Esse artigo refere-se ao "Corporate Tax" o correspondente ao IRC em Português, e tem a ver com esquemas mais ou menos lícitos (ou ilícitos) para minimizar a tributação em sede de IRC (ou Corporate Tax), o que não é nada de novo nem para os nossos astutos empresários como exemplifica a notícia abaixo datada de Janeiro de 2012.

Soares dos Santos muda participação na Jerónimo Martins para a Holanda - Expresso.pt

Na que se refere à questão do tópico, a questão tem a ver com a localização das operações, e dentro da UE o IVA é devido no país onde se realiza a venda. Se a mercadoria tem origem no UK o IVA é o britânico e reverte a favor dos cofres do reino de Sua majestade.

Claro que, infelizmente, isso não é novidade nenhuma; praticamente todas as "big corporations" mundiais que o fazem...
Esse "artista" do Jerónimo Martins, anda a pagar impostos na Holanda, sem lá vender qualquer produto nem lá ter qualquer lucro!![:vm)]

Estás enganado; toda a logística da Amazon é no Reino Unido (armazéns e envio das encomendas), mas, que fica com os impostos é o Luxemburgo!!:sh)
Ainda por cima, cobram (no nosso caso 23% de IVA) e depois só pagam 15% ao Luxemburgo... até nisso "roubam"....

Viva a globalização e o capitalismo selvagem (com o dinheiro acima de tudo!!!)...[:vm)][:vm)][:vm)]
Nos EUA, o estado do Delaware é outro "país" que andam a ficar com os impostos dos outros!!

Última edição:
Voltar
Superior