amazon.co.uk e o IVA

Não tem lógica nenhuma... Então quando se compra um artigo dentro da CE não se pode optar por pagar o IVA no país de origem ou no país de destino?

Então e se eu comprar um DVD em Espanha, numa loja física, peço para cobrarem o IVA à taxa Portuguesa?

Não porque tu estás fisicamente em espanha e o consumo presume-se que é dado lá, mas se comprares por correspondência à mesma loja já tens que pagar o iva português.

Não tem lógica nenhuma... Então quando se compra um artigo dentro da CE não se pode optar por pagar o IVA no país de origem ou no país de destino?

Então e se eu comprar um DVD em Espanha, numa loja física, peço para cobrarem o IVA à taxa Portuguesa?

Sim, não tem lógica, mas enfim, é uma Europa cada vez mais m*rdosa onde vivemos.

Dois casos opostos das minhas compras online:
Skype - o valor do imposto é dependente da morada que o cliente declarar;
Modelissimo.de - o PVP apresentado era independente da morada de entrega/facturação, quando a declarei no checkout não tive qualquer aumento no total a pagar.

O local do iva nas compras por particulares deve ser o do consumo, logo nestes casos Portugal
Nas compras feitas por empresas Portuguesas a empresa Portuguesa liquida e deduz ao mesmo tempo o iva, liquida pela empresa fornecedora estranjeira e liquida por ela própria, acaba por ser um mero movimento contabilistico e declarativo sem interferencia no preço final que é o da compra sem iva, já que se anulam mutuamente.

A carta é um mau exemplo, é isenta de iva.

Pois é!
Fica o argumento lógico, cai o argumento prático [:D]

Mas o post do Real é bem explícito.

o iva é o de cá.
Quanto ao compensar.... só digo que o que posso é por lá..... compensa de forma gigantesca em muitas coisas. Já agora, atenção que os preços variam em muitas coisas quase diariamente, tenho um amigo que comprou uns merrell por 24 libras e no dia seguinte estavam a 80. eu comprei um relógio por 50 libras e no dia seguinte estava a 124 libras. Por isso, no meu cesto de compras tenho uns 100 itens e quando estão a preço convidativo, compro.... se precisar como é óbvio.

Mandei vir um perfume pela Amazon.com, foi a minha primeira compra lá, e agora passado um mês tenho o aviso dos correios para ir lá levantar e pagar 18.06 euros. Isto é Normal?

O item custou 46,98 Euros e veio dos Estados Unidos.

Mandei vir um perfume pela Amazon.com, foi a minha primeira compra lá, e agora passado um mês tenho o aviso dos correios para ir lá levantar e pagar 18.06 euros. Isto é Normal?

Veio de fora da ue. É o iva + imposto de selo + (não tenho a certeza) despesas de desalfandegamento.

Olha, nunca tinha reparado neste tópico e finalmente fiquei esclarecido com uma coisa que já há muito que me perguntava (e confesso que tive preguiça de procurar resposta).

De há um ano ou ano e meio que sempre que compro na amazon, o preço é X e quando faço o check-out dá sempre x+uns cêntimos! Agora já sei.

São taxas da alfandega... Veio dos estados unidos...

Pq raio é que mandaste vir um perfume de 46€ dos estados unidos? Não arranjavas mais barato cá? Ou do UK?

Eu já comprei 3 perfumes no UK em lojas de confiança, e sempre porque consigo preços de 30€ ou menos em perfumes bem mais caros cá.

Pq raio é que mandaste vir um perfume de 46€ dos estados unidos? Não arranjavas mais barato cá? Ou do UK?

Eu já comprei 3 perfumes no UK em lojas de confiança, e sempre porque consigo preços de 30€ ou menos em perfumes bem mais caros cá.

Devo dizer que estava mesmo agora a verificar esta questão do IVA no Amazon e por coincidência alguém postou hoje neste tópico.
O IVA no amazon é a 23% para Portugal, estive agora a fazer as contas para uma encomenda de 18.81 Libras + 3.76 Libras (VAT a 20%) = 22.57 (valor no site, na página do item). Ao colocar esse item no carrinho de compras, antes de pagar aparecem as 18.81 Libras + 4.33 Libras (23%) = 23.14 Libras, valor efetivo a pagar, ou seja mais 0.57libras, ou 0.72 €. Claro que neste caso, a diferença é miníma, mas numa compra "maior", esta diferença poderá ser significativa..[;)]

Estive a dar uma vista de olhos pelo tópico mas ninguém explicou o porquê de ser assim.

Então cá vai a minha pequena contribuição.

Originalmente, e sendo o IVA um imposto de matriz comunitária, o objectivo era criar uma taxa (entre 15 a 25%) tendencialmente comum em todos os estados membros, e aplicar-se a tributação na origem, ou seja o comerciante do país de onde sai o produto teria que liquidar IVA à taxa aplicável nesse país.

Até aqui tudo bem, mas o problema coloca-se naquelas situações em que o comprador (que não um consumidor final) compra o produto e pretende deduzir IVA no seu país. Ou seja, o IVA ia ser paga num país (o de origem) e ser deduzido noutro (no destino), ficando o estado deste último com um claro prejuízo, pois iria ser deduzido um valor o qual não foi pago.

Para resolver esta situação poderia utilizar-se as chamadas "câmaras de compensação" em que o país de origem que teria arrecadado o imposto enviaria o dinheiro para o país onde esse mesmo imposto ia ser deduzido. Mas a falta de confiança entre os Estados, pela grande quantia monetária que o IVA movimenta e pela importância que representa no seio da tributação (é o imposto que mais receita arrecada para o Estado) deitaram por terra tal solução.

Por fim, adoptou-se a solução de tributação no destino, assim não há qualquer entrave à dedução e os Estados não ficam prejudicados.

Mas existe já um projecto para se implantar definitivamente a tributação na origem, esse foi sempre o objectivo, sendo um claro afloramento das políticas comunitárias que se devem traduzir em solidariedade, confiança e esforços comuns entre os Estados (que como já vimos tem vindo a falhar redondamente, mas isso é outro assunto).

Isso não me parece legal. Se o produto é comprado no UK ou noutro país da união, deveria ser taxado com o IVA do país de compra...

É uma marca que já não se fabrica, e nem é das mais conhecidas. Tem algum valor sentimental. Da ultima vez que tinha pesquisado estava a 200 dolares no Ebay..

Dois casos opostos das minhas compras online:
Skype - o valor do imposto é dependente da morada que o cliente declarar;
Modelissimo.de - o PVP apresentado era independente da morada de entrega/facturação, quando a declarei no checkout não tive qualquer aumento no total a pagar.
Não me lembrava que já tinha respondido isto e estava prestes a repetir-me. #fail [:)]

Voltar
Superior