Para os mais esquecidos, um determinado confronto na autofoco entre o 147 jtd q2 vs série 118 d LCI vs A3 (com jantes 16 [
] ) ganhou no item comportamento o 118 d!!! ("...mais equilibrado em todas as situações..." dixit AF)
Esses testes não querem dizer nada! São feitos à base de percepções e por pessoas que são no máximo condutores do dia-a-dia experientes...
Lembro-me que esses "testes" ao 156GTA, na AF e AH dava sempre fraco em comportamento (eram basicamente opiniões de cor de quem estava algo céptico sobre 250 cvs à frente), enquanto que na SM, era *****! Era mesmo considerada "a papa porsches boxsters" pelo P. Silva (que gosta de porsches), enquanto que o F. Xavier (também da SM) o descreve quase como um poema!
Quanto ao tópico...a escolha é bastante dificil realmente, mas por razões opostas às apresentadas!
Para mim o GT é o Alfa menos capaz, em termos de design, dos últimos tempos, então a versão Q2 [:vm)] ...aqueles espelhos "cromados" tipo seat/audi...aquelas jantes que parecem de qualquer marca menos da de Arese...
Não é por nada que os "não alfistas" e até os "anti-alfas" gostam deste carro [

]
Em comportamento, não à dúvida que o GT Q2 é superior. Como já foi dito, em testes não baseados em meras percepções de "condutores normais", o S1 não ganha a quase ninguém neste particular item.
No meu caso, o S1 ganha claramente ao GT no design, estou a falar claro da versão de 5P, a coupé...bem, ainda só vi 1x ao vivo, gostei muito mais do que as fotos, mas mesmo assim, não deixa de ser algo "esquisitóide".
Acho que acabaria por escolher o GT Q2 apenas por se estar a falar em versões diesel, é o único Alfa que compraria diesel, como o acho tão pouco "Alfa" no design, já não se estragava grande coisa! [

]
Mas claro, tinha que mudar os espelhos e as jantes!!! [

]